quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeitura de Candiota assume responsabilidade do loteamento CIMBAGÉ

Meta será a regularização fundiária da área


Foto: Felipe Valduga
Na terça-feira (17/05), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhado pelo coordenador de Regularização Fundiária, Adriano Castro dos Santos, recebeu a visita do advogado da empresa Bunge Fertilizantes, Tiago Garcez Lopes. O motivo do encontro foi a assinatura do acordo judicial de regularização fundiária do loteamento Cimbagé – localizado na sede do município. 

Com a assinatura, a Bunge abre mão da titularidade dos lotes e da área ocupada, passando a responsabilidade de regularização ao município de Candiota. 

“O acordo só foi possível por uma ação cível-pública promovida pelo município, a qual motivou a visita dos responsáveis pela empresa”, lembrou o prefeito Folador. 

A área 

A Bunge herdou uma área de 20 hectares (182 m²), localizada no bairro Dario Lassance, em Candiota, por meio de incorporações societárias anteriores. O local, em questão, foi ocupado por famílias anos atrás. Estes lotes, até hoje, não foram regularizados. 
O espaço é ocupado, na atualidade, por 287 lotes (com quitação não concluída) e 72 famílias em áreas ocupadas. 

O que será feito? 

Como adianta dos Santos, o próximo passo será aguardar a homologação do juiz. “Isto possibilitará, aos proprietários de lotes, a busca pela liquidação da sentença, se utilizando desta para a averbação, no Cartório de Registro de Imóveis, de suas respectivas áreas em seus nomes”, esclareceu. 

Para isto, o município executará um levantamento cadastral e documental de todos os moradores do loteamento. 

Já para as áreas ocupadas, também foi acordado que a Bunge se responsabilizará pela execução de um projeto urbanístico. A ação vai propiciar a abertura de novos lotes. 

Resultado 

Para Folador, a assinatura do acordo representa uma vitória. “É uma busca de muitos anos que vai beneficiar um grande número de famílias. Precisamos comemorar”, enalteceu. 

Como frisa dos Santos, “a pobreza urbana se combate com a regularização urbana”.

4 comentários:

  1. Esta reunião foi só para oficializar as invazões que o Falador autorizou à fazer em tudo que foi area verde da nossa pobre CANDIOTA!
    pobre CANDIOTA mesmo pois é LIXÃOOOOOO é INVAZÃOOOO é AGUA CONTAMINADA, é MAL ATENDIMENTO NA SAÚDE E NO HOSPITAL ETC:.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse...
    18 de maio de 2011 19:28
    Pergunto para o anônimo como era antes?
    Parece que era uma maravilha eu acredito que não deveria morar aqui, o Hospital era uma beleza, atendimento a saúde, tudo era uma beleza, sem falar no atendimento, a agua tambem, sabemos que muitas vezes nem produto para tratar tinha por falta de pagamento, que sabemos que ficaram devendo para os fornecedores,uma novidade no pagamento.

    ResponderExcluir
  3. Hoje o hospital é so o nome de hospital, tu chega na recepção é um monte de gente amontoada tomando chimarrão, tive um problema de saude e me levaram para la e o medico não sabia oque fazer comigo, acho que não morri porque Deus me poupou, o posto de saude do lassance é a mesma coisa, essa gente do PT criticava o governo anterior mas conseguem fazer pior que os outros.

    A melhor fase do hospital depois da emancipação, foi quando os médicos do quadro da prefeitura davam plantão la.


    Tu sabe folador eu tenho pena de ti, tu não conseguiu formar uma equipe boa e tu vai pagar o preço.

    ResponderExcluir
  4. e no posto da vila operaria vc e atendido nao por chega primeiro e sim c for conheçido da atendenti pois tive nessa situaçao ela me pergunto quem chego primeiro e a propria mae da criança q ia ser atendida falou q era meu filho q tava na frenti e na hora de ser atendido chamaram ela primeiro ai perguntei c nao era por ordem de chegada e ela falou q a criança era com urgencia:ai ela ainda quis dizer q nos nao tinhamos falado q nos tinhamos chegado primeiro :liguei para o secretario para saber como q era o atendimento e ele falou q era por ordem de chagada ,ele ligou para la e elas inventaram uma historia des farrapada tiveram a capaçidade de mentir ali na nossa frenti ;seu prefeito bota ordem nessa casa pois a sim vc vai ta ferrado para as proximas eleiçoes

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.