terça-feira, 31 de maio de 2011

Políticas de Fronteira

Foto: Felipe Valduga

Na segunda-feira, dia 30, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhado pelo vice-prefeito Paulo Brum, e pelo secretário de Meio Ambiente, Aroldo Quintana, participou de um encontro no município de Aceguá. 

A atividade, organizada pelos Consulados do Brasil e do Uruguai, consistiu em uma reunião preparatória para reunião de alto nível que acontece no mês de julho, em Montevidéu. Em pauta, temas de interesse da área de fronteira como Segurança, Saúde, Educação e Meio Ambiente. 

De acordo com Folador, o desenvolvimento fronteiriço deve ser trabalhado de forma integrada, tanto em nível nacional como internacional. “Estamos todos inseridos neste processo e, portanto, devemos criar as situações propícias pata atender as necessidades que surgem”, citou ao justificar sua participação na atividade. Para o gestor municipal, além de elencar pontos as serem trabalhados é preciso vontade e empenho. “Não basta sugerirmos alguma ação se não formos até o fim, buscando todas as alternativas até que ela se concretize”, salientou. 

O prefeito de Aceguá, Gerhard Marthens, acrescentou que “precisamos desenvolver nossa região. Estamos em um caminho bom, usando nossas potencialidades existentes e as que estão surgindo”. 

Como sugestões, o prefeito de Candiota assinalou dois pontos. "Primeiro, sugiro a busca de instalação de escolas binacionais na zona de fronteira. Isto já foi efetuado em algumas cidades do Brasil, como Foz do Iguaçu. Acredito que seria uma proposta importante para os municípios, sejam brasileiros ou uruguaios, pois contaria com recursos dos dois governos", apontou. 

A outra alternativa comentada por Folador foi para a área da saúde. "A possibilidade de cidades de fronteira poderem contar com o atendimento de médicos de países vizinhos, como do Uruguai, também traria benefícios. Isto reduziria custos na contratação de prestação de serviços médicos, por parte dos municípios, já que aumentaria a oferta" comentou. A proposta foi bastante elogiada pelo público presente.

3 comentários:

  1. É isso mesmo senhor prefeito, eu fico feliz por estar sendo um ponto de união na região. Trazendo e fazendo coisas importantes para cá. Promovendo encontros e mostrando que tens como conseguir. És referência sim, com potencial, com respeito e trabalho e isto, até nós do PMDB reconhecemos. Pavimentas com trabalho o teu caminho rumo a um futuro alvissareiro (Dep. Est).
    Candiota terá finalmente um candidato com com livre trânsito nos diversos setores do governo do Estado e União.
    Há, tua reeleição tá no papo e nem precisa coligar com os ditos grandes. Abç

    ResponderExcluir
  2. Derrota do Folador na eleição municipal vai sepultar seus sonhos maiores.

    ResponderExcluir
  3. Oque é PIG? Partido Imprensa Golpista. tá certo?

    EX:GLOBO, 1°FOLHA( NÃO EXISTE), ZERO HORA.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.