quarta-feira, 1 de junho de 2011

CRM faz balanço positivo dos primeiros 120 dias de trabalho

Ao completar 120 dias na Superintendência da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) de Candiota, o engenheiro José Fernando Oliz  faz um balanço positivo das ações desenvolvidas pela nova direção da empresa. Para o superintendente, o resultado já começa a aparecer, tanto em melhorias no quadro humano quanto técnico da companhia. Segundo Oliz, já foram empregados cerca de R$ 9,7 milhões para a qualificação das atividades da CRM. “A presidência da empresa fez uma ampliação dos valores que estavam sendo investidos na estrutura da Mina, e por isso grande parte das mudanças estão refletidas na aquisição de equipamentos”, destacou Oliz.

PARQUE DE EQUIPAMENTOS

Com a alta produção feita diariamente pela Mina, existia a deficiência do transporte do carvão ROM (bruto) para o setor da britagem. Para resolver este problema, foram adquiridos dois caminhões com capacidade de carregamento de 65 toneladas e mais dois que transportam até 30 toneladas. “Estas novas aquisições farão uma importante redução no déficit de transportes da companhia”, comemora Oliz. Ainda sobre o carregamento de carvão, Oliz destaca o trabalho desenvolvido com a máquina shovel elétrica. “É com satisfação que informamos que desde o dia 16 de janeiro entrou em operação no carregamento de carvão a shovel elétrica P&H-1600 nº6, o que contribui significativamente com a redução de custos do setor”, disse. A shovel elétrica P&H-1600 nº7 está sendo recuperada com o mesmo objetivo.
O astro da Mina, a escavadeira elétrica Dragline 1260 W, em operação há mais de 25 anos, produziu no início do ano uma média mensal de 250 mil metros cúbicos. Já no mês de abril foram 358 mil metros cúbicos, atingindo, segundo Oliz, o projeto original do equipamento, de 1100 metros cúbicos por hora. A frota de perfuratizes recebeu dois novos equipamentos, máquinas DM-45 foram adquiridas e encontram-se em plena operação. Na frota de escavadeiras, já foi providenciada a substituição de um equipamento com 20 mil horas de operação, por um com capacidade de 4,5 metros cúbicos. Os tratores que compõe a frota da empresa estão adequados, com as manutenções de rotina em dia, e na frota de veículos leves houve a aquisição de mais cinco caminhonetes, que vão ajudar no deslocamento dos funcionários na Mina.

INSTALAÇÕES

As instalações industriais foram submetidas a diversos reparos corretivos e preventivos para, segundo o superintendente, torná-las mais confiáveis e seguras. As esteiras TC-01 e TC-02, que levam o carvão até a Usina Presidente Médici (UPME), após o repotenciamento estão passando por manutenções de ajustes. Além disso, a construção de um abrigo para a instalação do separador magnético da TC-01 é o próximo objetivo. Dificuldades na retirada de cinzas da UPME, em especial da fase C, também foram identificadas no início do ano. Assim, foram realizadas reuniões com os gestores do contrato do sistema Candiota, já que a CRM é responsável pelo transporte dos resquícios da queima do carvão, e a situação foi resolvida. “A total irregularidade da geração da energia criou consequências no transporte de cinzas, então a Superintendência de Candiota conseguiu a contratação com custo mais baixo, nos meses de abril, maio e junho da empresa que executa esse serviço”, comenta Oliz sobre as negociações que alcançaram a padronização da UPME e facilitaram o transporte de cinzas. Também, houve o aumento das reservas de carvão descoberto, o que reduziu a quantidade de remoção diária em metros cúbicos da firma terceirizada que faz a descobertura e o rebaixamento da Mina, resultando na diminuição de custos em torno de 30%.

FINANCEIRO

Segundo Oliz, a junta financeira da companhia está em pleno funcionamento, atingindo os seus objetivos de priorizar as compras e serviços da Superintendência de Candiota, com análise não somente financeira, mas também técnica. O novo formato de administração também permitiu uma readequação de toda a equipe e diversos treinamentos foram feitos para aqueles que assumiram cargos de chefia de serviço. Também foi implantada uma Central de Controle, que terá como principal objetivo a identificação e o conhecimento de todos os processos da Superintendência.“Nesse âmbito pode-se perceber que a ampliação da Mina é prioridade e, para isso, várias reuniões têm sido realizadas, visando a qualificação de equipamentos e de pessoas para atender a nova demanda da CRM”, finalizou Oliz.

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