sexta-feira, 17 de junho de 2011

Trabalho solidário é o foco da CDL em Candiota

Atuando com a perspectiva de tornar o comércio candiotense cada vez mais unido e forte, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jaime Guimarães Fernandes Sobrinho, está frente da instituição desde novembro de 2009. No período várias atividades foram realizadas buscando concretizar o slogan “Trabalho solidário para um comércio mais forte”.

A CDL que é integrada a Associação Comercial e Industrial de Serviços e Agropecuária (ACISA) participa não só das campanhas em nível estadual, mas também, propõe permanentes atividades locais de sucesso, como por exemplo, a Festa do Cliente realizada por várias semanas do ano passado, na qual as lojas proporcionaram brindes e prêmios aos clientes. As atividades contaram ainda com dois bailes do chopp no Ginásio Municipal que foram sucesso absoluto de público.

Domingo na Praça

Uma das atividades centrais da CDL conforme Sobrinho, que engloba uma série de ações é o Domingo na Praça. O presidente explica que o evento é realizado em parceria com a Prefeitura, porém é da comunidade. Ano passado em novembro foi lançado o evento na Praça Dario Lassance na sede do município com vasta programação. Outro Domingo na Praça foi em dezembro com a presença da Família Lima dentro da campanha Natal de Prêmios em parceria com o Poder Público, que também foi sucesso absoluto de público.

Neste ano segundo ele, era já para ter acontecido outros eventos, além do Dia das Mães em 8 de maio, porém alguns contratempos impediram a realização. O próximo evento será no Dia dos Namorados – 12 de junho – também na praça com uma série de atrações. Uma delas é a Feira de Carros Motos na qual é possível comprar, vender, expor ou apenas conhecer os veículos. “Queremos fortalecer a feira e que os candiotenses e quem sabe toda a região possam fechar bons negócios”, salienta, ao citar que empresas representando a Fiat, Renault, entre outras já participaram e na feira do dia 12 outra empresa bajeense já assinalou presença.

Também no domingos de evento acontece a Feira do Comércio onde os comércios da cidade podem vender os produtos, fazer promoções, conquistar clientes ou simplesmente expor. Sobrinho destaca que as lojas de confecções são uma das grandes atrações da feira com venda garantida e muita satisfação dos visitantes. “Porém todos estão convidados a mostrar seus produtos ou serviços”, convida o presidente da CDL ao comentar que a Prefeitura adquiriu gazebos onde os empresários podem acomodar-se e expor inclusive com materiais gráficos e de propaganda.

Atrações a parte são os shows para animarem os eventos. Para dia 12 os talentos da terra deverão cantar e envolver o público enquanto visitam os gazebos, conversam e, também tomam um chimarrão, com água quente e erva-mate gratuita e é claro, os brinquedos infláveis que fazem a alegria da criançada.

Mas a grande novidade e que encanta adultos e crianças é a Campanha de Doação de Animais, encabeçada pela Agroveterinária e Pet Shop Cão Feliz, Gato Contente, de Jane Fernandes. Na campanha estão disponíveis animais para serem doados e também, animais deixados por quem não mais os quer. “É um sucesso total esta campanha, vemos as crianças saindo felizes com os novos animaizinhos de estimação embaixo do braço”, recorda ao citar que o ato de receber também animais que por ventura os donos não mais os queiram é uma questão de posse responsável, já que eles não serão abandonados em campo ou estrada qualquer.
Como o dia 12 é dos namorados, atrações para eles também não vão faltar. Estão sendo preparadas atividades como gincanas para envolvê-los dentro da programação que será entre 14h e 18h. “Minha expectativa é sempre a melhor possível e sempre reforço meu convite para que a comunidade venha participar e se divertir”, convida lembrando que são atividades para todos os públicos e que o próprio público que o faz. “Somos apoiadores de todos os eventos comunitários, porque esta é uma visão da CDL”, completa.

Os gremistas e colorados também são valorizados. O Consulado do Grêmio de Candiota sempre marca presença e comercializa produtos do grupo, além de buscar novos integrantes. A novidade para os colorados é a implantação do Consulado do Inter na cidade, que deve acontecer também no dia 12.

Um novo Domingo na Praça deverá acontecer no Dia dos Pais no dia 14 de agosto no qual surpresas muito atrativas estão sendo preparadas para este público. “Um calendário anual nos proporcionará a melhor programação para o evento”, sintetiza.

Qualificação para os associados

Além de oportunizar estes espaços para que os lojistas possam se integrar ainda mais com os candiotenses, a CDL busca oportunizar ainda qualificação profissional. Desde 2009 já foram realizadas 12 atividades entre palestra e oficinas sobre assuntos diversos como, preços, ornamentação de vitrinas, vendas, entre outros na maioria em parceria com órgãos especializados como o Sebrae. “Destes eventos sempre esperamos que a participação fosse maior”, lamenta Sobrinho ao citar que a CDL conta com 35 associados, mas há potencial para se alcançar no mínimo 100. “Esse número mostra a desunião da categoria, pois não temos 20% de associados, enquanto em Caxias do Sul este número ultrapassa 70%, é uma pena”, entristece-se, ao comentar que não só pelos benefícios burocráticos há vantagem em se associar, mas também pelas razões sociais e comunitárias que a instituição está provendo em prol de Candiota.

Ao fazer estas considerações o presidente da CDL volta a reforçar a importância da união para melhorar cada vez mais o comércio candiotense e fazer com que os clientes consumam por prazer e bom preço na cidade. “O atendimento no comércio de Candiota de modo geral não é bom, temos que admitir e procurar melhorar, nos qualificando, tendo o cliente em segundo lugar, digo isso porque em primeiro está a equipe motivada a bem atendê-lo”, reforça ele ao citar o conteúdo de uma das palestras promovidas exatamente com o título “O Cliente em Segundo Lugar”.

Jaime Sobrinho enfatiza que a CDL está disposta a receber todos que quiserem se associar e integrar esta grande corrente solidária. “No mundo globalizado as grandes associações estão levando vantagem e, o individualismo sendo soterrado. Em uma era que se fala, por exemplo, em nota eletrônica, notamos a necessidade de nos organizarmos e provermos qualificação profissional e é mais viável fazê-la coletivamente”, conclama o empresário que também é proprietário da Cadesul Materiais de Construção, loja com mais de duas décadas em Candiota.

Comércio Forte, Calçada Livre

Nos últimos anos o desenvolvimento estrutural de Candiota vem sendo expresso através da pavimentação. As ruas que oscilavam entre barro e poeira passaram a ganhar pavimentação e conseguintemente, a qualidade de vida melhorou. A iniciativa do Poder Público é louvável, porém, do outro lado está a responsabilidade não só estética, mas também cidadã do candiotense em fazer a sua parte e construir sua calçada. No centro da cidade a maioria já o fez, mas há um grande número de moradores que não amadureceram para o sentido do crescimento local e insistem em entender que as calçadas, ou passeios, são propriedades individuais e não coletivas e nelas, depositam o mais variado tipo de obstáculo, como lixo, entulhos e até mesmo materiais de construção. Com a finalidade de fomentar estas iniciativas e, também de conscientizar esta parcela de moradores, a CDL lançou a campanha “Comércio Forte, Calçada Livre”, que busca reflexão neste sentido.

Homenagem ao primeiro presidente



No dia 20 de maio, a CDL realizou uma homenagem ao primeiro presidente da instituição candiotense, Lúcio Colvara Barros que na oportunidade recebeu o título do Sócio Honorário. O evento ocorreu à noite na Escola Qualificar situada à sede do município, contando com diversos comerciantes, prefeito Luiz Carlos Folador, secretário de Cultura, Gil Deison Pereira, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.