sexta-feira, 3 de junho de 2011

“A corrupção só existe porque há um agente público que a permite”

A afirmação foi do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, durante a palestra “Cooperação e Articulação entre Órgãos de Controle na Apuração de Desvios de Verbas Públicas”, realizada nesta sexta-feira no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para servidores da instituição e autoridades convidadas. De acordo com Gilson Dipp, nunca houve tantos órgãos capacitados para efetivar o controle e o monitoramento das atividades públicas e a prevenção à corrupção. “Prevenir é melhor do que punir. Melhor, mais barato e menos danoso para o órgão e para a sociedade.” 


O ministro afirmou ainda que não vê nenhum sinal de que a corrupção no Brasil tenha diminuído. “O que aparece hoje é que quanto mais fiscalização, monitoramento e apura-ção, mais se detecta e se transmite à sociedade casos de agentes públicos que se corrompem”. 

O vice-presidente do TCE, conselheiro Cezar Miola, ressaltou que o intercâmbio, tratamento e o cruzamento de dados entre os órgãos públicos é um dos objetivos buscados pela instituição através da implantação do Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo.”Uma instituição de controle deve ter mecanismos suficientemente inteligentes para dedicar a dimensão da sua força de trabalho de acordo com esse es-pectro do universo fiscalizado”. 

”O gerenciamento dessas informações é fundamental, pois de nada adianta termos bancos de dados bem alimentados se forem inacessíveis nos diálogos com outros órgãos. A iniciativa é oportuna, pois não se pode ter o monopólio da informação”, afirmou o ministro sobre a implantação do Centro. “É preciso que todos os órgãos tenham a humildade de estabelecer esse diálogo para que ele possa, bem gerido, trazer as conclusões e os objetivos que lhe são inerentes”, concluiu. 

A palestra faz parte da série de seminários “Análise Estratégica de Informações para o Controle Externo”, promovida pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) do TCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.