quinta-feira, 23 de junho de 2011

Prefeitura busca intermediar aquisição dos chalés da Vila Operária

A Prefeitura de Candiota iniciou um trabalho de cadastro e levantamento sócio-econômico junto às famílias que habitam 65 chalés, e outros cinco terrenos, da Vila Operária. A primeira etapa começou, na segunda-feira (20/06), e consiste na verificação da possibilidade de aquisição, por parte dos moradores, dos imóveis.

As propriedades pertencem, atualmente, à Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Com o trabalho, a Prefeitura busca o repasse dos imóveis ao Governo Federal – o qual deve encaminhar, automaticamente, a responsabilidade ao município.

Segundo a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, a ação também tem por objetivo comprovar que as famílias não possuem condições financeiras para adquirir as moradias. “Assumindo a responsabilidade dos imóveis, o Governo Municipal facilitará o processo de negociações. A aquisição poderá ocorrer, por exemplo, com o repasse da área por um valor simbólico aos atuais moradores”, esclareceu.
Entenda mais 

Há alguns anos a CGTEE colocou à venda as casas da Vila Operária - dentre as quais 80 chalés de madeira. Como lembra o vereador João Couto (PT), a grande maioria das famílias que habitavam os imóveis não tinham, e ainda não têm, recursos suficientes para comprá-los. Até hoje, mesmo com movimentos da empresa incentivando a aquisição, 65 ainda não foram adquiridos.

Em função disto, desde o ano passado, o vereador em questão buscou medidas que auxiliassem na resolução da questão. Recentemente, esteve no Ministério das Cidades, em companhia das vereadoras Giselma Pereira (PT) e Liliane Martins (PMDB), junto à Coordenação de Programas Urbanos, a Coordenação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e a Coordanação de Regularização Fundiária. “Todos foram unânimes em afirmar não haver programas de financiamento para esse tipo de imóvel: muito antigo e de madeira”, salientou o legislador.

“Nossa intenção é encaminhar à CGTEE uma proposta de transferência dos 65 chalés, mais cinco terrenos desocupados, para a Prefeitura de Candiota, com a finalidade do poder executivo negociar a compra com os moradores de acordo com suas possibilidades financeiras”, detalhou Couto.

Para tanto, no dia 9 de junho, uma Assembleia foi realizada no CTG Batalha do Seival. No encontro, foi estabelecido que seria solicitado à Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Renda, para que fosse executado um levantamento sócio-econômico para demonstrar a situação de necessidade social dessas famílias. Este processo iniciou nesta segunda-feira. A partir deste levantamento, uma Comissão Representativa constituída na Assembleia apresentará proposta ao prefeito municipal, Luiz Carlos Folador, e, após, ao presidente da CGTEE, Sereno Chaise.

2 comentários:

  1. Intermediar a compra seria uma imjustiça com quem ja adquiriu com outros recursos e com quem esta esperando a oportunidade para adquirir um imóvel. Quem não tem condições de comprar esses de agora, que inscrevam-se nos programas habitacionais da prefeitura. Só o João Couto mesmo, querendo fazer nome com o dos outros.

    ResponderExcluir
  2. meus amigos quem já adquirio é porque tinha condições. esta sim de parabéns o vereador joão couto e o prefeito, porque estão se preocupando com aqueles que realmente não tem como comprar e se quer muita gente não tem nem comprovante de redimentos para financiar junto aos bancos , e estão desempregados . e essas casas estão todas com o tempo vencida tanto os chalés quanto as de materiais , nos ultimos vinte anos quem tem comsservado é os ocupantes se naõ muitas já nem ezistia mais os ladroes já tinhão levado tudo aberturas janelas etc. acho se alguém não for ajudar nesse procésso que não fique atrapalhando quem esta ajudando as pessoas que morão nessas casas a muintos anos e estão comservando ,imcluzivel as de material também tem muita gente que não tem comdiçoes de comprar , solicito que a secretaria de ação socal desse uma olhada. não votei no prefeito e nem no vereador joão couto más quero comprimenta-los por essa atitude.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.