quarta-feira, 22 de junho de 2011

Candiota adere ao Programa Escola Ativa

No final do mês de maio, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assinou a adesão ao Programa Escola Ativa, do Ministério da Educação. A iniciativa é voltada para as classes multisseriadas, que agrupam diferentes anos/séries na mesma sala de aula em instituições de ensino rurais. No município, são contempladas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Fé e a Anexo Madrugada, que mantém classes multisseriadas do 1º ao 4º ano.

A metodologia está voltada para a permanência dos educandos no campo, através da valorização da agricultura familiar, contemplando as peculiaridades da vida campesina no currículo escolar, em uma concepção de Educação do Campo. O programa oferece apoio pedagógico, capacitação para os educadores, livros didáticos, computadores, jogos e materiais pedagógicos para cada estabelecimento de ensino inseridos no Programa.

A coordenadora do Programa em Candiota é a professora Sandra Müller. Segundo ela, “o Programa Escola Ativa é uma política pública que busca contemplar e consolidar as lutas dos moradores do campo através de seus movimentos sociais, na defesa do direito de todos de serem educados no lugar onde vivem”. Ela acrescenta que, “por isso, a mudança de concepção de educação no meio rural para educação do campo e no campo, que seja pensada a partir da realidade sócio-cultural e com a participação das comunidades campesinas, para que seja “do” e não apenas para o campo”.

Um comentário:

  1. bela iniciativa da secretaria de educação juntamente com o prefeito folador propiciar essa possibilidade de formação para as escolas do campo essas ações que fazem a diferença.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.