terça-feira, 28 de junho de 2011

Governador entra na luta pelo Carvão Mineral

Representantes do setor carbonífero estiveram no Palácio Piratini, reunidos nesta segunda com o Governador do Estado, Tarso Genro, buscando o apoio do governo do estado na inclusão do carvão mineral nos leilões A-5.




Participaram do encontro: Os secretários da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi; secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque; o representante da Copelmi, César Faria e da MPX, Ricardo Lessa; o coordenador da Bancada Gaúcha, Paulo Pimenta; os deputados federais Ronaldo Zulke e Afonso Hann; o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral do Rio Grande do Sul, deputado estadual Valdeci Oliveira; o presidente da CRM, Elifas Simas; o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador; o prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida e presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Candiota, Juliano Lazzare Côrrea.

O grupo  propôs que o governador intervenha junto ao governo federal para estabelecer uma política nacional para inserir o carvão na matriz energética nacional. O governador  ouviu os grupos político e técnico liderado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e solicitou todos os documentos  capazes de comprovar as novas tecnologias para sanar os efeitos ao meio ambiente pela retirada e queima do carvão. 


Tarso se comprometeu a discutir o assunto com a presidente Dilma Rousseff, com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim e o Ministério de Minas e Energia.

O prefeito Folador fez questão de expor ao governador a grande evolução tecnológica que a geração de energia a base de carvão mineral obteve nos últimos anos. " Estamos tranquilos com as questões ambientais. Hoje em Candiota temos 5 estações de monitoramento do ar que comprovam a baixa geração de gases causadores do efeito estufa, além de não afetarem praticamente em nada a saúde da população".


Segundo o presidente do legislativo de Candiota, vereador Juliano Corrêa, o assunto está bem encaminhado tanto tecnicamente como politicamente. “Estamos na expectativa de que os projetos de Candiota sejam contemplados no leilão que deve ocorrer ainda este ano no mês de novembro. Os poderes legislativo e executivo, municipais e estaduais estão imbuídos nesta luta em defesa de uma das maiores riquezas do estado que está em Candiota, o carvão mineral.”.


Para o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, esta reunião foi de suma importância porque os prazos para a inclusão do carvão mineral nos leilões do governo federal  estão exíguos. ‘’A necessidade para o Rio Grande do Sul de inclusão do carvão mineral no leilão de energia do governo federal é fundamental para diminuir o déficit energético existente hoje’’, afirmou.

De acordo com o Deputado Federal Afonso Hann, os projetos já licenciados e aprovados para gerar energia a base de carvão mineral no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina somam 2,4 mil MW e aproximadamente 7 bilhões de dólares.

O presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, salienta que o aproveitamento das reservas localizadas nas regiões mais deprimidas do Estado é vital para gerar emprego e renda e assim alavancar o Estado.

Ja no dia de hoje, terça-feira, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) por meio das vinculadas Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Companhia de Gás do Estado (Sulgás), buscou a inclusão das principais demandas do Rio Grande do Sul no Plano Decenal de Energia (PDE 2020). A proposta é elaborada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.

O diretor de Logística e Integração, Álvaro Woiciechoski, reuniu as autarquias para agregar propostas que serão cadastradas pelo Governo do Estado até sexta-feira (1º), prazo estipulado para contribuição dos Estados na Portaria nº 344, de 1º de junho de 2011. Os principais projetos giram em torno da expansão da geração de energia a carvão e da oferta de gás. "Estas ações são importantes para incluirmos o Rio Grande do Sul no mapa da geração energética brasileira, sendo que nos potencializa economicamente, a partir de nosso objetivo, que é tornar o Estado autossustentável na geração de energia", afirmou Woiciechoski.

Plano Decenal de Energia (PDE 2020) 

O PDE incorpora uma visão integrada da expansão da demanda e da oferta de recursos energéticos no período decenal, definindo um cenário de referência, que sinaliza e orienta as decisões dos agentes no mercado de energia, visando assegurar a expansão equilibrada da oferta energética, com sustentabilidade técnica, econômica e ambiental. De acordo com PDE o carvão mineral deve aumentar em 1% a participação na matriz energética do Brasil. Leia +

6 comentários:

  1. Sendo governador do estado tem a obrigação de defender o nosso carvão ou sera que ele vai defender o carvão da colombia através do eike batista.

    ResponderExcluir
  2. Já vi essa foto antes. Poucas carinhas mudaram. Depois da pose, cada grupo vai para um bom restaurante de 80 reais o espeto corrido (por cabeça), e a diaria esta garantida pela viagem feita até a capital. Infelizmentemente é assim. Abraço meu amigo Pablo Andrades

    ResponderExcluir
  3. Vejo esta foto do juliano junto com Folador,Tarso,Mainardi e lembro de quando o PMDB perdeu a elição aqui,da tristeza do vereador reeleito Juliano,das pessoas que trabalharam na campanha,da familia dele,sera que ele esqueceu q pode precisar dessas mesmas pessoas amanha um voto faz falta e muitos que votaram e trabalharam pra esse vereador estão por ai carregando o peso das bandeiras da campanha, sendo trocados de lugar como se fossem peças de um jogo de xadrez.CHEQUE MATE pra ti vereador...

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo guizada, o Secretário Estadual Mainardi começou sua vida pública em bagé como vereador do ( PMDB ), e há muito tempo passou para o PT, tornando-se um ícone regional da sigla, podendo inclusive num futuro bém próximo, vir a ser um senador quém sabe ou até mesmo um vice ou governador. Diante desta realidade, quem sabe se o verador Juliano Correa não segue os passos de Mainardi e, ingresse no PT, e comomeçe uma nova jornada, sendo o vice do Folador em 2012. É coisa para se pensar nós iríamos com chapa pura, e ainda por cima´, não alteraria na nominata dos vereadores.

    ResponderExcluir
  5. O Folador só se move por pressão da midia, foi assim com os abrigos escolares, e agora esta recuperando a pavimntação danificada por motivo de obras na rua joão magalhaes filho, tudo porque o jonal local colocou a foto no fora de foco,nao precisava ser assim.

    ResponderExcluir
  6. Concordo anônimo das 14;12 é tudo por causa da midia e, depois ele fica dizendo por aí que não dá bola pra internet. Deve dar sim, e saber que a eleição dele tah por um fio.Ele é boa pessoa, simpático e com força de vontade, mas tem uma composição administrativa que deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.