segunda-feira, 16 de maio de 2011

Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral

Foi lançada na Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (10), a Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral. A Frente será coordenada pelos deputados Valdeci Oliveira (PT) e Luis Fernando Schmidt (PT).

O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde (PT), destacou a importância da questão para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e para a geração de emprego e renda. Ele salientou que os avanços científicos e técnicos podem compatibilizar o uso do carvão como matriz energética e a preservação ambiental. “Esta Casa se sente muito honrada em instalar esta Frente, por compreender que, das várias fontes e possibilidades energéticas que temos no país e, particularmente na Região Sul, o potencial e as possibilidades a serem desenvolvidas a partir do carvão mineral aqui existente são enormes”, sublinhou.

O deputado Valdeci destacou que o Rio Grande do Sul é detentor de 90% da reserva carbonífera brasileira, com um potencial para aproveitamento nos próximos 200 anos. “Esta riqueza importante que temos aí, de fato não está despertada e não há, no nosso ponto de vista, um entendimento mais organizado do ponto de vista estratégico da política nacional de que é possível hoje, diante de todos os avanços científicos e tecnológicos, fazer com que este tipo de energia possa ser a grande alternativa para o Rio Grande do Sul, o Brasil e até o mundo”, defendeu.

Luis Fernando Schmidt defendeu a utilização do carvão como matriz energética. “O carvão mineral, no Rio Grande do Sul tem um papel importante na geração de energia. Com as devidas cautelas ambientais, é relevante para a geração de emprego e renda na região carbonífera e em outras regiões do estado que interagem com o setor”, avaliou.

O diretor presidente da Companhia Riograndense  de Mineração eng° Elifas Simas ao se manifestar salientou que “a chegada da discussão da geração térmica na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul irá propiciar um avanço na discussão envolvendo a comunidade gaúcha neste debate que trará resultados importantes na geração de emprego e renda”.

Participaram ainda da solenidade os deputados Dr. Basegio (PDT) e Raul Carrion (PCdoB), o deputado de Santa Catarina, Valmir Comim,  o Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, representantes da CGTEE, Cientec, vereadores e representantes de entidades sindicais do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.