terça-feira, 31 de maio de 2011

Políticas de Fronteira

Foto: Felipe Valduga

Na segunda-feira, dia 30, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhado pelo vice-prefeito Paulo Brum, e pelo secretário de Meio Ambiente, Aroldo Quintana, participou de um encontro no município de Aceguá. 

A atividade, organizada pelos Consulados do Brasil e do Uruguai, consistiu em uma reunião preparatória para reunião de alto nível que acontece no mês de julho, em Montevidéu. Em pauta, temas de interesse da área de fronteira como Segurança, Saúde, Educação e Meio Ambiente. 

De acordo com Folador, o desenvolvimento fronteiriço deve ser trabalhado de forma integrada, tanto em nível nacional como internacional. “Estamos todos inseridos neste processo e, portanto, devemos criar as situações propícias pata atender as necessidades que surgem”, citou ao justificar sua participação na atividade. Para o gestor municipal, além de elencar pontos as serem trabalhados é preciso vontade e empenho. “Não basta sugerirmos alguma ação se não formos até o fim, buscando todas as alternativas até que ela se concretize”, salientou. 

O prefeito de Aceguá, Gerhard Marthens, acrescentou que “precisamos desenvolver nossa região. Estamos em um caminho bom, usando nossas potencialidades existentes e as que estão surgindo”. 

Como sugestões, o prefeito de Candiota assinalou dois pontos. "Primeiro, sugiro a busca de instalação de escolas binacionais na zona de fronteira. Isto já foi efetuado em algumas cidades do Brasil, como Foz do Iguaçu. Acredito que seria uma proposta importante para os municípios, sejam brasileiros ou uruguaios, pois contaria com recursos dos dois governos", apontou. 

A outra alternativa comentada por Folador foi para a área da saúde. "A possibilidade de cidades de fronteira poderem contar com o atendimento de médicos de países vizinhos, como do Uruguai, também traria benefícios. Isto reduziria custos na contratação de prestação de serviços médicos, por parte dos municípios, já que aumentaria a oferta" comentou. A proposta foi bastante elogiada pelo público presente.

Candiota é pauta na visita da Presidente Dilma ao Uruguai

Presidenta Dilma Rousseff e o presidente do Uruguai, José Mujica, durante declaração à imprensa, em Montevidéu. 
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A intensificação da cooperação entre o Brasil e o Uruguai nas áreas de infraestrrutura e tecnologia foi a tônica da visita da presidenta Dilma Rousseff, ao Uruguai, ontem. Ao lado do presidente José Mujica, Dilma afirmou que até o final do ano serão concluídos dois trechos da ferrovia que liga os dois países. Os trechos a serem reativados ligam as cidades gaúchas de Cacequi a Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. 

Além da construção da ferrovia, Dilma também disse que o governo apoiará outros projetos de integração com o Uruguai. "Seguiremos adiante com os grandes projetos de integração física, basicamente integração logística e energética fundamentais para o desenvolvimento da região."

Para a integração no setor de energia elétrica, Dilma defendeu a criação de um novo marco jurídico para reger a relação entre os dois países. "Vamos criar também um marco jurídico adequado para o aumento do intercâmbio de energia elétrica. Esse marco tem uma característica de tentar uma relação estruturante, a longo prazo, entre o Brasil e o Uruguai no quadro de energia elétrica e ao mesmo tempo vamos resolver nosso problema de curto prazo, garantindo ao Uruguai a segurança de que o Brasil pode fornecer na área energética".

O Uruguai compra energia brasileira. Um dos projetos anunciados por Dilma é a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovolts (kV) que vai interligar o Brasil com o Uruguai. Essa linha, que segundo Dilma ficará pronta no próximo ano, interligará Candiota, no Rio Grande do Sul, a San Carlos, cidade do norte Uruguai. O projeto será desenvolvido pela Eletrobras em conjunto com a empresa Uruguai UTE.

Prefeitura busca parceria para viabilização de cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Candiota deve apresentar, nos próximos dias, uma proposta de parceria para a Eletrobrás CGTEE com o objetivo de viabilizar uma série de cursos profissionalizantes para a comunidade local. 

De acordo com o prefeito, Luiz Carlos Folador, a iniciativa deve possibilitar capacitações para cerca de 250 moradores do município. “A proposta, no valor de R$ 310 mil, busca viabilizar cursos de soldador, pedreiro, carpinteiro, eletricista geral, caldeireiro de manutenção e instalador hidráulico”, detalhou. As capacitações serão direcionadas para jovens e adultos (com mais de 30 anos de idade). As aulas devem ser ministradas junto ao SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Audiência pública do transporte coletivo ocorre hoje

A Prefeitura de Candiota realiza hoje, 31 de maio, uma audiência pública para tratar do processo licitatório relativo à concessão de serviços de transporte coletivo no município. O evento acontece às 19h, no auditório do Sindicato dos Mineiros – localizado na rua José Fernando Pantoja, 370, no centro de Dario Lassance. O objetivo é baratear a tarifa e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários.


Audiência transferida para o dia 14 de junho, no mesmo local e horário.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Manifestação em Bagé pede Justiça!

Com o objetivo de acelerar o processo de investigação sobre o caso de desaparecimento da colega de trabalho Josiane Caneda Teixeira, funcionários da Prefeitura de Candiota realizaram uma manifestação na tarde de ontem (27/05), no centro de Bagé. 
Foto: Leko Machado
A caminhada da Praça de Esporte até a 1ª Delegacia de Polícia buscou exigir agilidade na busca por resultados, por parte dos órgãos de segurança, bem como manifestar a luta pelo fim da violência contra mulheres. 

Há exatos três meses, a funcionária pública do município de Candiota desapareceu. Ela foi vista pela última vez quando saia de sua casa, em Bagé, pela manhã, em direção do ponto do ônibus que a levaria até o trabalho na cidade de Candiota. 

De acordo com a Polícia Civíl, um corpo encontrado às margens da BR 153, no dia 10 de março, é o de Josiane. A constatação foi feita a partir de exame de DNA. O laudo foi confirmado recentemente pela PC. Agora, tanto os colegas quanto os familiares buscam que o suspeito de assassinato seja encontrado.

Ver. Valmir Inaugura espaço no Jornal Tribuna do Pampa

O vereador Valmir Cougo, inaugurou no último sábado seu espaço quinzenal no Jornal Tribuna do Pampa para divulgação do trabalho em seu gabinete e um melhor contato com seus eleitores. Ingressou também no twitter @valmircougo . 

Ótima iniciativa do vereador. 

Na semana passada o vereador José Vitor passou a divulgar seu blog. 

Será que tudo isso fruto da campanha de pedido de renovação dos legisladores? Acredito que sim. 

Mas pessoal, será que não esta faltando também um pouco de renovação dos eleitores?

Bom isso é assunto para o decorrer da semana.

sábado, 28 de maio de 2011

Garra Jovem na ponta dos cascos

A equipe do Garra Jovens está se preparando para o Futsal. O último caneco levantado foi no torneio de Pedras Altas. 

Abaixo a fotos dos atletas.



CITIC Planeja novos investimentos em Candiota

Na quinta-feira, dia 26, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, recebeu a visita de uma comitiva de representantes da empresa Citic - principal responsável pela construção da Fase C da Usina Termoelétrica Presidente Médici, no município. O grupo, que deve ficar na cidade por cerca de quatro dias, realiza uma série de trabalhos de vistoria junto à obra, recentemente concluída. 

Conforme representantes da empresa, a Citic, mesmo após concluir o empreendimento, tem interesse em fazer novos investimentos no município. 

O prefeito, por sua vez, entende que a aproximação entre o grupo e o poder público pode render novos investimentos de vital importância para Candiota, bem como para a região. "Temos ideias que acreditamos serem viáveis e que, se tiverem o interesse da Citic, podem render novos processos que trarão mais desenvolvimento para nossa cidade e região, consequentemente", ressaltou.

Foto: Felipe Valduga

Candiota prepara primeira licitação de transporte coletivo de sua história

Na próxima terça-feira, dia 31 de maio, a Prefeitura de Candiota realiza uma audiência pública para tratar do processo licitatório relativo à concessão de serviços de transporte coletivo no município. O evento acontece às 19h, no auditório do Sindicato dos Mineiros – localizado na rua José Fernando Pantoja, 370, no centro de Dario Lassance. 

Emancipado de Bagé, em 24 de março de 1992, Candiota possui, atualmente, um contrato de concessão de serviços, o que garante o atendimento. Esta será a primeira licitação pública do transporte coletivo da história do município. A proposta busca baratear a tarifa e fornecer um serviço de melhor qualidade para os usuários.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeitura de Candiota publica novo edital de nomeação de aprovados no concurso público

Neste sábado, dia 28/05, a Prefeitura de Candiota publica mais um edital de nomeação e convocação de aprovados no concurso público realizado em março deste ano. No documento, são chamados os inscritos aos cargos de arquiteto, assistente social, carpinteiro, contador, motorista II, operador de máquinas, pedreiro, psicólogo e professor de língua portuguesa com habilitação em inglês. 


Os candidatos citados devem comparecer no Setor de Pessoal da Secretaria de Administração e Finanças, portando os documentos elencados no artigo 47 do decreto n.º 1413/02, no prazo de 15 dias. A não apresentação e posse culminarão na perda automática da vaga, convocando-se o próximo candidato na ordem de classificação. 

Clique aqui para acessar o edital

1° Encontro Estadual de Blogueiros e Twiteros do RS

Acontece apartir de hoje em Porto Alegre, o 1° Encontro Estadual de Blogueiros e Twiteros, promovido pelo BlogProgRS. 


O blog Teclando o 7 estará presente para contar as novidades sobre os novos meios de democratização da mídia nacional.


A mesa de abertura terá como tema  “As mídias digitais e a democratização da democracia”, será composta por:
Vera Spolidoro — Secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do Rio Grande do Sul;
Altamiro Borges — Jornalista, blogueiro (Blog do Miro, http://altamiroborges.blogspot.com/), presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé (http://www.baraodeitarare.org.br/), ativista pela democratização da comunicação, organizador do BlogProg nacional, membro do Comitê Central do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e autor do livro “Sindicalismo, resistência e alternativas”.
Marcelo Branco — Profissional de TI, ativista pela liberdade do conhecimento.
Amanhã
09h00 — Mesa de debates: “A importância estratégica e a viabilização da comunicação digital”;
11h00 — Debate e perguntas de plenário, respostas e considerações da mesa;
12h00 — Almoço;
14h00 — Mesa de debates: “Políticas públicas para comunicação digital”;
16h00 — Oficinas simultâneas;
17h30 — Relatos e experiências de blogs: Salto Alto Futebol Clube, Cultura Crossdresser, El blog de Norelys e Teia Livre.
29 de maio, domingo
09h00 — Debate de plenário sobre o II BlogProg Nacional, elaboração da Carta dos Blogueir@s e Tuiteir@s Gaúch@s;
11h15 — Coffee Break;
11h45 — Deslocamento para o Parque da Redenção;
12h15 — PIG PARADE no Parque da Redenção.

Clique aqui e confira a programação completa.

Ato Público

Acontece hoje, apartir das 15:30 na praça de esportes em Bagé, um Ato Público em defesa da apuração do inquérito que trata do caso "De Josiane Caneda Teixeira" ( Funcionária da Prefeitura de Candiota), brutalmente assassinada em fevereiro deste ano.

Sairá onibus no dia, às 14:00h e 30m, da frente da Prefeitura de Candiota, com retorno às 16:00 e 30m.

Secretaria de Educação avalia Olimpíadas Estudantis e prepara participação nos JERGS 2011

Na manhã de ontem (26/05), a Secretaria Educação de Candiota realizou uma reunião de avaliação das Olimpíadas Estudantis de 2011. A competição foi realizada na última semana e reuniu todos os alunos da rede municipal de ensino. 

Para o secretário João Roberto da Silva Costa “o evento foi extremamente positivo do ponto de vista pedagógico por atender toda a rede de ensino, reunindo alunos da zona urbana e rural”. 

Outro assunto debatido foi a preparação do município para a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS)., que iniciam em julho. “A partir de agora, além de representar suas escolas, os alunos vão representar o nosso município. Por isso, vamos possibilitar todo o auxílio necessário e desejamos todo o sucesso para eles”, destacou. 

Festa Junina
 
Também na quinta-feira, no período da tarde, as equipes diretivas municipais e estaduais estiveram reunidas com o objetivo de iniciar os preparativos para a programação das festividades juninas de Candiota. O dia previsto para as comemorações é dia 18 de junho.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Prorrogado o inicio do Campeonato de Futsal

O Campeonato Municipal de Futsal de Candiota, previsto para começar no dia 4 de junho, teve seu início prorrogado. O motivo é a conclusão da reforma do Ginásio de Dario Lassance – local onde serão disputados os jogos. Os serviços, orçados em R$ 14 mil, encontram-se em fase de finalização. 


De acordo com o coordenador de Esportes do município, Valdenir de Almeida “Preto”, os jogos deverão iniciar, agora, dia 18 de maio. “Com isto, as inscrições que deveriam encerrar nesta sexta-feira (hoje) serão prorrogadas até o dia 3”, informou. 

Outro ponto relatado pelo coordenador é a respeito do número de equipes já inscritas. “Teremos mais de 40 equipes, superando a marca alcançada ano passado. Com certeza vamos bater recorde de participantes”, garantiu.

Plano Ambiental de Candiota é aprovado pelo Consema

O município de Candiota está muito perto de obter seu Plano Municipal Ambiental em definitivo. Na última segunda-feira, dia 16, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou a proposta apresentada. 

Esta foi a segunda etapa do processo, aprovado pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) no dia 19. Na ocasião, a secretária estadual de Meio Ambiente, Jussara Cony, expressou que tem plena confiança de que Candiota está no caminho certo e serve de exemplo a outros municípios. 

Como lembra o secretário de Meio Ambiente de Candiota, Aroldo Quintana, o Plano vai garantir ao município a autonomia de conceder pequenas licenças ambientais, como construção de açudes, microbarragens e empreendimentos de menor porte sem necessitar de tramitação junto à FEPAM. A medida deve beneficiar, entre outras coisas, o aperfeiçoamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente. 

O prefeito Luiz Carlos Folador ressalta que a iniciativa era buscada pelo município há quase dez anos. “Estamos muito próximos desta importante conquista. Ela nos colocará em uma situação privilegiada em termos ambientais”, citou. Agora, resta apenas publicação no Diário Oficial – o que deve ocorrer nos próximos dias.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CRM realizará leilão de carvão da Mina do Leão

A diretoria da Companhia Riograndense de Mineração - CRM se reuniu na segunda-feira, 23, para definir a realização de um leilão de venda de carvão da Mina do Leão que acontecerá nos próximos dias. Participaram do encontro o diretor presidente da CRM, Elifas Simas, o diretor administrativo, Marcio Cairuga, o diretor técnico, Eduardo Martins Medeiros, o superintendente da Mina do Leão, Rui Giacomoni Osório, e os gerentes das áreas financeira, contábil, técnica, jurídica, de engenharia e planejamento.


Este foi o passo final de um processo que se estendeu por 45 dias. Ficou definido que o preço mínimo para o carvão 5220 de 32 mil toneladas será de R$ 160 e para o carvão fino 5500 de 10 mil toneladas será de R$ 130 para a entrega nos próximos 12 meses. ‘’O leilão busca dar mais transparência ao processo de venda do carvão feito pela CRM para outras companhias que não a CGTEE’’, disse o diretor administrativo, Marcio Cairuga.

Semana de Meio Ambiente de Candiota


PROGRAMAÇÃO



Armadilhas previnem proliferação do mosquito da dengue em Candiota

Com objetivo de evitar potenciais focos do Aedes Aegypti, a Prefeitura de Candiota realiza diversas ações preventivas. Uma delas é a instalação de armadilhas pela cidade. Ao todo, doze foram distribuídas em pontos estratégicos. 

Como lembra o coordenador de Vigilância Sanitária, José Alexandre Ferreira, elas recebem monitoramento uma vez por semana. “Nesta ocasião é feita a troca de água e limpeza. Ainda, é colocado veneno na água acumulada a fim de matar as larvas do inseto”, comentou. 

Sobre os locais escolhidos, existe também o cuidado com os pontos estratégicos. Em sua maioria, são borracharias e ferros velhos – por possuírem condições de proliferação. Durante as visitas, os agentes também recolhem os objetos que são considerados possíveis criadouros do mosquito da dengue. 

"Sempre que possível, ainda distribuímos materiais em eventos e escolas e também buscamos alertar as famílias contra a dengue”, lembra Ferreira. Até hoje apenas um caso de suspeita de dengue foi relatado em Candiota. Mesmo assim, após averiguação, ele não foi confirmado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Começa amanhã a Campanha do Agasalho 2011

Nesta quarta-feira, dia 25, acontece o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2011 de Candiota. A cerimônia ocorre pela manhã, a partir das 8h30, no Ginásio Domingão, na vila Operária. Na mesma oportunidade será realizado do Dia “D” Arrecadação. 

Como adianta a primeira-dama do município, Ana Scholl, a perspectiva é arrecadar roupas em condições de uso. “Roupinhas de crianças, casacos, blusões e calças de inverno, além de cobertores são alguns dos itens mais necessários”, comentou. A Campanha terá pontos de coleta espalhados pela cidade. O período de arrecadação vai até dia 25 de junho.

Momento para colaborar

Dia do Desafio vai mobilizar Candiota

O município de Candiota está preparado para o Dia do Desafio. Na competição deste ano, realizada na próxima quarta-feira, dia 25, a cidade gaúcha vai enfrentar Herculândia, de São Paulo. 

Pela manhã, serão realizados 15 minutos de atividades físicas. A ação deve se estender às empresas, escolas e estabelecimentos comerciais. Além disto, as instituições de ensino do município promoverão gincanas para arrecadar agasalhos que terão materiais esportivos como premiação. “Nosso objetivo é manter a melhor média da região”, destacou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Bem Estar, Gil Deison Pereira. 

Em 2010, Candiota mobilizou 83,82% da população. Na ocasião, o município gaúcho venceu a disputa com a cidade de Guzolândia/SP. 

Entenda mais 

O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Na iniciativa, duas cidades se enfrentam para ver qual mobiliza o maior percentual de habitantes. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Denúncias Anônimas

Pessoal, este espaço dentro do possível, tem sido o mais democrático e aberto possível, porêm alguns assuntos não cabem. 

Nos últimos dias diversas denúncias relacionadas ao governo e a pessoas tem sido feitas de forma anônimas o que de maneira alguma posso "matar no peito". Não cabe a mim nem ao blog julgar ao investigar, possuímos nossos direitos mas também nossos deveres e até que se prove o contrario somos todos inocententes.

Não se trata de medo ou  proteção a esse ou aquele, trata-se de uma questão jurídica, onde não posso responder por uma denúncia anônima que não se sabe se é verdadeira ou não.

Se quiserem usar este espaço para este tipo de assuntos, por favor identifiquem-se, através de e-mail ou procurem os órgãos competentes como TCE ou Ministério Público. Ambos possuem espaço para denúncias que inclusive protegem o anonimato.

Mais uma vez: Vamos participar, opinar, criticar sugerir, mas de maneira construtiva e respeitosa.

Espero que entendam o lado de quem está do outro lado.

A 2° Folha

Tem circulado em Candiota, de forma gratuita, o jornal Bageense Classi Sul que possui um caderno destinado a notícias de Candiota que leva o nome A 2° Folha. 

Segundo os idealizadores, é uma forma de homenagear Luciano Garcia, criador do jornal A 1° Folha. Diga-se de passagem: Merecida.


CORRIGINDO: O Jornal Primeira Folha foi criado pelo eletricitário Homero Bastos e não pelo Luciano Garcia como publicado acima.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grupo de teatro de Candiota pede apoio da comunidade

Edificar espaços de arte e expressão, com peças que proporcionem alegria e diversão aos mais variados públicos é um dos objetivos do Grupo de Dança e Teatro Tropeço em Cena, desenvolvido na comunidade de Seival em Candiota com cerca de 30 integrantes entre 5 e 40 anos. A próxima peça a ser encenada chama-se “A Zorra na Roça” na qual levará muito entusiasmo e promete arrancar boas risadas do público, através de uma releitura do programa da Rede Globo Zorra Total. 

Conforme o diretor do grupo, Gabriel Bonilha a peça está sendo disponível para todas as instituições de ensino para a apresentação. Outro pedido do grupo para concretizar e viabilizar o projeto – que é executado graças à boa vontade e dedicação dos seus integrantes – é a doação de roupas, calçados, móveis, utensílios domésticos, entre outros objetos para ornamentar cenários e figurino. “A nossa arte ainda precisa conquistar respeito, espaço e reconhecimento. Estamos num caminho certo, mas ainda precisamos da sensibilidade e colaboração com pequenos gestos, como a doação de uma roupa que está jogada no armário, mas que para a composição de uma personagem fará toda a diferença, por isso fazemos este apelo e toda a doação é bem-vinda”, clama Bonilha que deixa como contato os e-mails tropecoemcena@gmail.com e gabrielbonilha@hotmail.com.

Blog do vereador José Vitor

E o vereador José Vitor depois de vencer a enquete do blog teclando o 7 resolveu aderir de vez a internet. Lançou agora o Blog do Vereador José Vitor. Hoje somente ele, o vereador Celso Santos e o vereador João Couto possuem espaço na internet.

O que achei estranho foi que o vereador Vitor que tanto criticou o anonimato está permitindo comentários anônimos em seu espaço.

Quem quiser visitar basta acessar o endereço http://vereadorjosevitor.blogspot.com

CRM desenvolve projeto de qualidade de vida no trabalho

A Companhia Riograndense de Mineração – CRM vai implantar um projeto de qualidade de vida no trabalho, visando oferecer aos colaboradores condições de trabalho ainda mais favoráveis. Um projeto piloto dessa proposta, que conta com o apoio da direção, será desenvolvido inicialmente na sede e, uma vez aprovado, será estendido para as demais unidades.

O projeto envolve várias ações a serem implantadas ainda este ano. Entre eles estão a revitalização do paisagismo interno com a colocação ou substituição de plantas nas diferentes salas; Reformulação da proposta de ginástica laboral, que passará a contar com professores de educação física formados, já a partir do próximo mês de junho.

Além disso, também serão disponibilizadas pela CRM atividades físicas fora do horário do trabalho, três vezes por semana. Constarão de grupos de caminhadas e outras atividades variadas durante o ano, como ginástica, yoga, etc. Para tanto, o espaço multifuncional deverá ser adaptado de forma que possa abrigar essas práticas.

Numa parceria da CRM com o Sistema FIERGS, assunto tratado em reunião nesta sexta-feira (20), também serão desenvolvidas campanhas antibagismo e antidrogas, acompanhamento de funcionários afastados por doença, assim como cursos e palestras motivacionais. Esse convênio também envolverá a visita de profissional de saúde para avaliação postural no ambiente de trabalho.

O projeto de qualidade de vida no trabalho a ser implantado pela CRM ainda prevê a realização de avaliações ergonômicas dos ambientes de trabalho. Assim que o mesmo estiver completamente montado deverá ser realizado um ato de lançamento.

Enquete do blogTeclando o 7

Encerrou ontem a enquete com maior participação no blog. Foram 284 votos, onde os leitores responderam:

DOS 9 VEREADORES QUE HOJE ESTÃO NA CÂMARA, EM QUAIS VOCÊ VOTARIA PARA CONTINUAR EM 2012?

O grande vencedor de votos na net foi o vereador José Vitor. Um dos mais criticados no post sobre a renovação do legislativo. Isso nos mostra mais uma vez que popularidade caminha junto com rejeição.

Confira abaixo o resultado completo.

José Vitor - 110 votos 38%
Celso Santos - 53 votos 18%
Marco Dalmolin - 46 votos 16%
Giselma Pereira - 39 votos 13%
Valmir Cougo - 25 votos 8%
Liliane Martins -  25 votos 8%
Juliano Corrêa - 20 votos 7%
João Couto 14 votos 4%
Guilherme Barão 12 votos 4%

Vale lembrar que os leitores poderiam escolher mais de um para votar.

domingo, 22 de maio de 2011

Acidente entre carro e caminhão deixa dois mortos em Candiota

Duas pessoas morreram após a colisão de um caminhão Mercedes Benz com um Volkswagen Gol, na BR 293, no início da noite deste domingo. O acidente ocorreu no km 136, próximo ao trevo de entrada para a Vila Operária.

O condutor do caminhão, Antonio Kuhn, de 74 anos, e motorista do Gol, Pedro Raimundo Rodrigues dos Santos, 62 anos, morreram com a violência do impacto. A Polícia Rodoviária Federal trabalha no local e ainda não tem maiores informações sobre as circunstâncias do acidente.

sábado, 21 de maio de 2011

Semana de Meio Ambiente de Candiota

Entre os dias 31 de maio e 5 de junho, acontece a Semana de Meio Ambiente 2011 de Candiota. A programação está quase concluída e, em breve, será divulgada. O evento terá como ponto central o CTG Batalha do Seival, na vila Operária.


Dentre as principais atividades já confirmadas, está o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável – Social, Econômico e Ambiental. Outra ação prevista é a realização de um pedágio de conscientização na rodovia Miguel Arlindo Câmara.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fórum CGTEE e comunidade

Aconteceu ontem no CTG Batalha do Seival na Vila Operária o Fórum CGTEE e a Camunidade, Desenvolvimento com sustentabilidade que contou com a presença da diretoria e corpo técnico da CGTEE, Deputado Federal Afonso Hann(PP-RS), Deputado Estadual Valdeci de Oliveira(PT), Prefeito Luis Carlos, Vereadora Giselma Pereira e muitas lideranças políticas da região (veja as fotos abaixo). 

O encontro teve foco na apresentação das ações realizadas pela CGTEE em Candiota, além de aproximar a empresa da comunidade, mas principalamente os aspectos ambientas e o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre Eletrobras CGTEE, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Meio Ambiente (MMA) e o Ibama ja divulgado neste blog. Para ler clique aqui

Segundo o presidente Sereno, a energia térmica a carvão representa apenas 1,8 % da matriz energética brasileira e que estão sendo feitos todos os esforços possíveis, através de frentes parlamentares estaduais e federais, para que sejam realizados os leilões a-5 para viabilizar novos empreendimentos térmicos em Candiota como fase D e usinas da MPX.
Um bom encontro, com a participação de algo em torno de 150 pessoas, onde foi possível entender ainda mais a importância para Candiota e região da realização dos leilões a-5 e o esforço das lideranças políticas (prefeitos, vereadores e deputados) e empresariais (CRM, CGTEE e MPX) no processo.

Veja abaixo as fotos da confraternização antes do evento em frente ao CTG.


Vereadores, Bexiga(PTB-Hulha Negra, Vitor (PMDB Candiota) e Amilcar (PDT-Hulha Negra)
Vice-prefeito Paulo Brum (PSDB-Candiota) e Vereador Celso Santos (PDT)
Deputado Afonso Hann com a comitiva de Bagé e o Vereador Marcos da Hulha  Negra
Comitiva de Vereadores de Aceguá

Elias Scoto (Secretário de Saúde de Hulha Negra) e vereador João Couto (PT-Candiota

Vereadores Celso Santos e Guilherme Barão com o deputado  federal Afonso Hann

Luis Arrieta (Diretor regional do Senai), Sereno Chaise, Vereador Valmir (PT) e Prefeito Folador.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lançamento da Campanha do Agasalho de Candiota será dia 25

A Prefeitura de Candiota confirmou para o dia 25 de março o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2011. O ato vai acontecer no a partir das 8h30, no Ginásio Municipal de Dario Lassance – durante a realização das atividades do Dia do Desafio. Para este ano, o slogan será “Doe com o coração!”. 

Conforme a primeira-dama, Ana Scholl, é importante que a população colabore. “No dia do lançamento também faremos o dia “D” de arrecadação. É importante que as roupas doadas estejam limpas e em estado de uso para, rapidamente, serem encaminhadas aos beneficiados”, ressaltou.

Fórum Regional CGTEE e Comunidades - Desenvolvimento com Sustentabilidade

Pessoal, não vamos esquecer é hoje o Fórum da CGTEE no CTG Batalha do Seival na Vila Operária, apartir das 17:30. Estará presente a diretoria da CGTEE, além das presenças ja confirmada do vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) e assessor de Meio Ambiente da CRM, engenheiro Edson Aguiar.

Candiota se mobiliza no combate contra o abuso sexual infantil

A Prefeitura de Candiota realizou, ontem (18/05), uma blitz com o objetivo de chamar atenção para a violência sexual contra menores e, ao mesmo tempo, estimular seu combate. A atividade, realizada em pontos estratégicos do bairro Dario Lassance e das vilas Operária e Residencial, consistiu na distribuição de material informativo sobre formas de denúncia para a prática do abuso. 
Foto: Felipe Valduga
A manifestação aconteceu de forma conjunta com uma série de ações, em nível nacional, pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - instituído pela Lei Federal 9.970/00. O dia foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime conhecido como “Araceli” chocou o país. O nome é em referência a uma menina, de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. 

“O próximo passo, agora, será trabalhar com palestras em parceria com órgãos públicos para conscientização da comunidade sobre os mecanismos de defesa e combate existentes”, adiantou a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom. 

Para denunciar, alguns contatos são disponibilizados no município (Conselho Tutelar e COMDICA: (53) 32458053; Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda: (53) 32458059; e Brigada Militar: 190).

Mais de 800 animais imunizados em Candiota

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Candiota e o curso de Medicina Veterinária da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) possibilitou a vacinação de mais de 800 animais no município. Realizada na terça-feira, dia 17, a campanha aplicou antiparasitários e anticoncepcionais em cães e gatos. 

De acordo com o secretário de Saúde, Ancelmo Camillo, a atividade atingiu o objetivo. “Em novembro de 2010, conseguimos a vacinação de 580 animais. Nesta ação, o número atingiu 819. Atingimos a nossa meta”, comemorou. 

A ação abrangeu os bairros Dario Lassance, vila Operária, João Emílio, Residencial e Seival. A próxima campanha será executada em novembro deste ano.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeitura de Candiota assume responsabilidade do loteamento CIMBAGÉ

Meta será a regularização fundiária da área


Foto: Felipe Valduga
Na terça-feira (17/05), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, acompanhado pelo coordenador de Regularização Fundiária, Adriano Castro dos Santos, recebeu a visita do advogado da empresa Bunge Fertilizantes, Tiago Garcez Lopes. O motivo do encontro foi a assinatura do acordo judicial de regularização fundiária do loteamento Cimbagé – localizado na sede do município. 

Com a assinatura, a Bunge abre mão da titularidade dos lotes e da área ocupada, passando a responsabilidade de regularização ao município de Candiota. 

“O acordo só foi possível por uma ação cível-pública promovida pelo município, a qual motivou a visita dos responsáveis pela empresa”, lembrou o prefeito Folador. 

A área 

A Bunge herdou uma área de 20 hectares (182 m²), localizada no bairro Dario Lassance, em Candiota, por meio de incorporações societárias anteriores. O local, em questão, foi ocupado por famílias anos atrás. Estes lotes, até hoje, não foram regularizados. 
O espaço é ocupado, na atualidade, por 287 lotes (com quitação não concluída) e 72 famílias em áreas ocupadas. 

O que será feito? 

Como adianta dos Santos, o próximo passo será aguardar a homologação do juiz. “Isto possibilitará, aos proprietários de lotes, a busca pela liquidação da sentença, se utilizando desta para a averbação, no Cartório de Registro de Imóveis, de suas respectivas áreas em seus nomes”, esclareceu. 

Para isto, o município executará um levantamento cadastral e documental de todos os moradores do loteamento. 

Já para as áreas ocupadas, também foi acordado que a Bunge se responsabilizará pela execução de um projeto urbanístico. A ação vai propiciar a abertura de novos lotes. 

Resultado 

Para Folador, a assinatura do acordo representa uma vitória. “É uma busca de muitos anos que vai beneficiar um grande número de famílias. Precisamos comemorar”, enalteceu. 

Como frisa dos Santos, “a pobreza urbana se combate com a regularização urbana”.

CGTEE promove Fórum sobre Desenvolvimento com Sustentabilidade

Amanhã, dia 19, a Eletrobras CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica) realiza um Fórum sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade em Candiota. A atividade acontece das 17h30 às 20h, no CTG Batalha do Seival, na Vila Operária. A atividade terá como temas a apresentação da companhia, investimentos e medidas adotadas para a melhoria de suas usinas, ações de proteção ambiental e de saúde, bem como a política de patrocínios e eventos.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Blitz alerta para combate à violência sexual contra menores em Candiota

Com o objetivo de chamar a atenção para a violência sexual contra menores e estimular o seu combate, a Prefeitura de Candiota realiza, amanhã, quarta-feira (18/05), uma blitz de conscientização na cidade. A iniciativa faz parte do Dia Nacional do Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil. 

Nos acessos das vilas Operária e Residencial e no bairro Dario Lassance – próximo ao Centro Administrativo e na praça central – grupos farão a distribuição de material informativo. 

Como destaca a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, a meta é alertar para o tema. “Precisamos chamar a atenção para a existência do abuso e da violência sexual de menores. Queremos que a população se conscientize sobre este problema e denuncie”, argumentou. 

A ação é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, com apoio do Conselho Tutelar de Candiota, Brigada Militar e COMDICA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Prefeitura de Candiota abre inscrições para programa de fortalecimento da Bacia Leiteira

A Prefeitura de Candiota publicou, na segunda-feira (16/05), o edital para divulgação das inscrições de adesão ao programa de Fortalecimento da Bacia Leiteira. A iniciativa, celebrada em convênio entre o poder público municipal e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), busca a instalação de unidades produtivas didáticas para o melhoramento do campo nativo e da oferta de alimento para os animais através da introdução de gramíneas e leguminosas. 

Para aderir ao programa, por exemplo, a propriedade poderá ter, no máximo, quatro módulos fiscais de área total de 140 hectares , tratando-se de espaço agrícola de base familiar, para futuro enquadramento no PRONAF. Também é necessário estar em dia com todos os programas municipais de incentivo ao setor agropecuário; habitar a propriedade, bem como comprometer-se pelo preparo do solo e atividades relativas a implantação da unidade produtiva; disponibilizar área de um hectare regularizada. 

As inscrições estão abertas e deverão ser realizadas na Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar – no endereço Ulysses Guimarães, 250, das 8h às 14h36. Mais informações podem ser obtidas no endereço já citado.

Conjunturas políticas para 2012

A proximidade com o próximo pleito eleitoral coloca em pauta nas mesas de bar e reunião de amigos as possibilidades de conjunturas políticas para 2012. Sobre estas temos algumas possibilidades, mas creio que apenas uma ja concreta: A candidatura a reeleição do prefeito Luis Carlos. E claro que em tese PDT e PSDB apoiariam. 


Mas quem vive a politica sabe o quanto será difícil manter uma união com 3 partidos do tamanho de PT, PSDB e PDT. Não por divergências ou ideologias, mas sim pela busca de espaços que todos desejam ocupar. 

Desta forma, quais são as possibilidades?
Quem será o vice do prefeito Luis Carlos? Se mantem a aliança com o PSDB? 
E neste caso, como fica o PDT: Une-se novamente com o PMDB? E aí quem seria o "cabeça de chapa" PDT ou PMDB? Ou vão todos sozinhos?

E se o vice do Prefeito Luis Carlos for do PDT. Como fica o PSDB? Une-se ao PMDB ou concorre sozinho?

E pelo dinamismo da política, ja se ventila inclusive uma coligação entre PT e PMDB. Será que a política é tão dinâmica assim?

E falando de pessoas. Quem são os candidatos em potencial hoje:

Pelo PT até o momento só existe um: Luis Carlos Folador. Mas ja ouvi murmúrios de que não se descarta a possibilidade de prévias dentro do partido dos Trabalhadores.

O PMDB tem, Odilo, Gildo e Marcelo que terá suas contas votadas em breve no legislativo e pode ficar inelegível.

Os trabalhistas tem em sua lista, Tailor e Ruy.

E os tucanos Paulo Brum, Lucel e Betiolo.

O você leitor o que acha que pode acontecer? Quais são as possíveis coligação e candidatos a majoritária para 2012? Participe, opine. Não deixe de participar do site mais acessado de Candiota.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Escola Santa Izabel leva título das Olimpíadas Estudantis de Candiota

Fotos: Raíssa Vargas

No último sábado (14/05), foram realizadas as finais do futsal da 3ª edição das Olimpíadas Estudantis de Candiota. O evento, que contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Folador, premiou as equipes vencedoras em cada modalidade e no geral.

As Olimpíadas aconteceram durante uma semana e reuniram alunos de sete escolas do município. Neste ano, a competição homenageou Carlos Augusto Machado Souza – ex-professor de Educação Física da Escola Estadual de Dario Lassance e grande incentivador da prática esportiva.

Conforme o secretário de Educação, João Roberto da Costa, “a atividade é importante para a socialização da comunidade e da união escolas. Para que os alunos possam conhecer a realidade dos outros através do esporte pedagógico”.

Para o prefeito de Candiota, o importante desse projeto é a integração da comunidade e das escolas com as famílias. “A prática de esporte auxilia no combate ao uso de drogas, por exemplo. Nossa meta é continuar com esse projeto cada vez mais forte. Pois, acima de tudo, esporte representa qualidade de vida”, argumentou Folador.

A cerimônia de encerramento teve, ainda, apresentações artísticas de alunos da rede municipal de ensino e culminou com a entrega da premiação. Na classificação geral, a Escola Santa Izabel comemorou o título de campeã.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS JOGOS NAS MODALIDADES COLETIVAS

FUTEBOL DE CAMPO
· INFANTIL FEMININO: JERÔNIMO
· INFANTIL MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º SANTA IZABEL; 3º NELI
· JUVENIL FEMININO: JERÔNIMO
· JUVENIL MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º NELI; 3º SANTA IZABEL

BASQUETEBOL
· MIRIM MASCULINO E FEMININO: SANTA IZABEL.
· INFANTIL FEMININO E MASCULINO: SANTA IZABEL.
· JUVENIL MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º SANTA IZABEL

VOLEIBOL
· MIRIM FEMININO E MASCULINO: SANTA IZABEL.
· INFANTIL MASCULINO: 1º SANTA IZABEL; 2º FARO; 3º SEIVAL
· INFANTIL FEMININO: 1º SEIVAL; 2º NELI; 3º SANTA IZABEL
· JUVENIL FEMININO: JERÔNIMO
· JUVENIL MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º SANTA IZABEL; 3º SEIVAL

HANDEBOL
· MIRIM MASCULINO: 1º SANTA IZABEL; 2º FARO
· MIRIM FEMININO: 1º NELI; 2º SANTA IZABEL; 3º DARIO
· INFANTIL MASCULINO: 1º SANTA IZABEL; 2º FARO; 3º JERÔNIMO
· INFANTIL FEMININO: 1º DARIO; 2º FARO; 3º SANTA IZABEL
· JUVENIL MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º DARIO; 3º SANTA IZABEL
· JUVENIL FEMININO: JERÔNIMO

FUTSAL
· MIRIM MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º NELI; 3º SANTA IZABEL
· MIRIM FEMININO: 1º SANTA IZABEL; 2º NELI; 3º SEIVAL
· INFANTIL MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º DARIO; 3º NELI
· INFANTIL FEMININO: 1º DARIO; 2º JERÔNIMO; 3º SANTA IZABEL
· JUVENIL MASCULINO: 1º JERÔNIMO; 2º DARIO; 3º SEIVAL
· JUVENIL FEMININO: JERÔNIMO

* Todos foram premiados com medalhas

CLASSIFICAÇAO GERAL
1º SANTA IZABEL
2º JERÔNIMO
3º SEIVAL
4º NELI
5º FARO
6º DARIO LASSANCE
7º 20 DE AGOSTO

Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral

Foi lançada na Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (10), a Frente Parlamentar em Defesa do Aproveitamento do Carvão Mineral. A Frente será coordenada pelos deputados Valdeci Oliveira (PT) e Luis Fernando Schmidt (PT).

O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde (PT), destacou a importância da questão para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e para a geração de emprego e renda. Ele salientou que os avanços científicos e técnicos podem compatibilizar o uso do carvão como matriz energética e a preservação ambiental. “Esta Casa se sente muito honrada em instalar esta Frente, por compreender que, das várias fontes e possibilidades energéticas que temos no país e, particularmente na Região Sul, o potencial e as possibilidades a serem desenvolvidas a partir do carvão mineral aqui existente são enormes”, sublinhou.

O deputado Valdeci destacou que o Rio Grande do Sul é detentor de 90% da reserva carbonífera brasileira, com um potencial para aproveitamento nos próximos 200 anos. “Esta riqueza importante que temos aí, de fato não está despertada e não há, no nosso ponto de vista, um entendimento mais organizado do ponto de vista estratégico da política nacional de que é possível hoje, diante de todos os avanços científicos e tecnológicos, fazer com que este tipo de energia possa ser a grande alternativa para o Rio Grande do Sul, o Brasil e até o mundo”, defendeu.

Luis Fernando Schmidt defendeu a utilização do carvão como matriz energética. “O carvão mineral, no Rio Grande do Sul tem um papel importante na geração de energia. Com as devidas cautelas ambientais, é relevante para a geração de emprego e renda na região carbonífera e em outras regiões do estado que interagem com o setor”, avaliou.

O diretor presidente da Companhia Riograndense  de Mineração eng° Elifas Simas ao se manifestar salientou que “a chegada da discussão da geração térmica na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul irá propiciar um avanço na discussão envolvendo a comunidade gaúcha neste debate que trará resultados importantes na geração de emprego e renda”.

Participaram ainda da solenidade os deputados Dr. Basegio (PDT) e Raul Carrion (PCdoB), o deputado de Santa Catarina, Valmir Comim,  o Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, Claudemir Bragagnolo, representantes da CGTEE, Cientec, vereadores e representantes de entidades sindicais do setor.