segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A face Candiotense da Miséria

No início do mês de agosto o Jornal Zero Publicou uma série de reportagens sobre a miséria no Rio Grande do Sul, onde uma delas foi sobre a região Sul. Os números, vídeos e fotos mostram uma realidade que muitos não conhecem. E em Candiota não deixa de ser diferente.


Você sabia que em Candiota, 719 pessoas vivem em situação de pobreza extrema? Ou seja, 203 vivem sem renda e 516 vivem com renda entre 1 e 70 reais. 8% de nossa população.


No sábado a tarde trafegava de carro por algumas regiões de nossa querida cidade e pude ver com meus olhos o exemplo disso: Você lembra o frio que estava no sábado? 2° e uma sensação térmica de -5° devido ao vento. Avistei uma menina de não mais que 2 anos, brincando alegremente em frente a sua humilde casa, vestida apenas com uma camiseta. Isso mesmo só a camiseta e mais nada. No varal da casa algumas poucas roupas secavam depois de uma semana chuvosa. Infelizmente essa é a realidade de mais de 700 pessoas em nossa cidade que se diz rica.


Se levarmos roupas e alimentos para essas pessoas resolve? Sim, por alguns dias. Campanhas do agasalho e doação são sempre bem-vindas, mas na minha opnião não resolve. E a dignidade destas pessoas como fica?


Não podemos mais aceitar em nossa cidade milhões e milhões de reais arrecadados, empresas ricas e pessoas vivendo desta forma. Os programas sociais do governo federal  e estadual são importantes, ajudam, mas acho que esta na hora no município começar a se preocupar com isso e desenvolver um grande programa de pobreza ZERO em Candiota e desenvolvimento humano com dignidade.


De nada adianta mobilizarmos o mundo a favor do carvão mineral com belos dircursos, alcançarmos nossos objetivos, ter ruas calçadas, grandes praças e ter pessoas vivendo em situações de extrema pobreza. Eu não quero uma GRANDE Candiota epenas para mim enquanto se tem 700 na miséria. Precisamos de igualdade.


Não quero aqui me promover ou "dar lição de moral", mas acredito que este espaço possa servir para que as pessoas, que muitas vezes não se dão conta da cidade em que vivemos e que realmente tem condições de fazer algo, se movam.





Clique aqui e leia a matéria publicada no Jornal Zero Hora.

25 comentários:

  1. Pablo! Gostaria que alguem que entenda do assunto nos informase se é permitido ao prefeito ser GAROTO propaganda de uma empresa que presta serviços remunerados ao muicipio, no caso a ECOSERVICE? oBRIGADO, e parabéns pela materia acima

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!
    Isso é muito revoltante, enquanto o prefeito dá casas para pessoas que já tem outras residências essas pessoas iguais as da matéria ficam sem,morando em casas improvisadas feitas de lata, cadê as roupas das doações que a primeira dama recebeu da campanha? isso é muito revoltante!!!
    Isso falando em moradia e bem estar!!! imagina quanto tempo essas crianças ficam sem comer!
    Pablo, parabéns pela matéria porque se não fosse no teclando 7 não saberíamos dessa real situação do nosso povo Candiotense!! Vamos mudar pessoal, não vamos nos preocupar somente conosco, vamos pensar um pouquinho nas pessoas que estão precisando, são vidas,são humanos!!!

    ResponderExcluir
  3. Pedimos gentilmente à Secretaria de Ação Social, pela Secretária Rejane Bom, que verifique no local essa situação levanta pelo blog e, venha de público informar as providências tomadas, tanto no específico como no geral. Acredito que as pessoas que tem sub sua responsabilidade diminuir as situações de vulnerabilidade social são profissionais, pessoas de bem e dispostas a fazer sempre o melhor em prol dos desvalidos. Mas não se pode deixar sem providências essa situação. Este município tem recebido de braços abertos todas as pessoas que aqui desejam morar. Resta saber se temos estrutura para atender a todos.

    ResponderExcluir
  4. Pablo, parabéns pela matéria.
    Não vamos culpar "A" ou "B" até pq o fato existe e contra os fatos não há argumentos.
    Com certeza o assunto já está na mesa da Sec. de Assistência Social de Candiota. Cabe-nos agora instigar os nossos vereadores para que também eles entrem na luta e busquem junto ao Executivo Mun. Estadual e Federal outros programas assistenciais e principalmente de inclusão social(moradia, emprego etc).
    Uma verdade fica: ESTE GOVERNO DÁ CASA E TERRENO A PREÇOS ÍNFIMOS A QUEM TEM CONDIÇÕES E DEIXA A VER NAVIOS AS PESSOAS HUMILDES.
    Se me cobrarem eu listo mais de 20 contemplados com terrenos bem localizados.
    Aliás nem precisaria listar aqui no blog basta que o departamento de habitação disponibilize no site da prefeitura o nome dos contemplados.

    ResponderExcluir
  5. È so vermos os terrenos que foram dados ali no lassance para pessoas que tem carrões na garagem e outras que venderam suas casas ê ganharam o mesmo terreno e assim usando o municipio para especulação imobiliaria enquanto temos 700 familias em situação de miseria e o governo municipal botando muito dinheiro em propaganda institucional ou seja so fazendo propaganda dele mesmo cade o socialismo do PT, gostaria de saber onde esta o trabalho de campo desta secretaria de ação social, so para se ter uma idéia so ali no areal onde foi invadido pelas familias ja fizeram 5 cadastros e não resolvem nada so propaganda eu mesmo até participei em um destes cadastros e pessoal tem coisas muito piores no nosso municipio o poder de reação desta secretaria é muito eu mesmo ja levei muitas situações para eles e fazem pouco caso so ficam falando da vida dos outros e mechendo na internet muinta gente no nosso municipio com problemas psicologicos e eles ali so atraz do computador no bem quentinho e com a barriguinha cheia vamos tomar uma providencia pra mudar isso porque se não esse problema vai bater na nossa porta ou vamos ter que usar a eleição para mudar essa situação elegendo um novo governante para candiota, que se preocupe mais com o ser humano e não tanto com concreto.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente isto acontece em candiota!
    Quem ja nao viu as materias que aparece na rede recor "nativa"
    Quando o prefeito diz que fez isto e aquilo!
    Pois estas materias sao tudo pagas com o dinheiro nosso,porque ele nao paga materias para gravar as condiçoes dessas pessoas que estao passando frio e fome,na epoca das eleiçoes os politicos acham a casa dessas pessoas ne!
    Doam casas para quem tem dinheiro eu sei que tem ate um funcionario da prefeitura que vai ganhar casa eu sei porque eu trabalho na gestao,esta pessoa tem ate chacara,carro e moto.
    eu enxo meus olhos de lagrimas ao ver estas pessoas passando trabalho e as crianças com frio e fome,se todos nos empresarios e os politicos do municipio doasem um poukinho de dinheiro ou ate mesmo alimentos materias de construção,para pormos fazer estas pessoas feliz,não so lembrar na hora do foto.
    ex:
    Os jogos do municipio ve se não era pra eles cobrarem um quilo de alimento por pessoa,ou cobrar 1 real,estas doasoes seriam destinadas as pessoas carentes!!!!!!
    nao so nos jogos mas sim em todos os eventos da prefeitura,sera que la ninguem tem esta ideia,é tão simples
    Enquanto tem gente que fica em frente a lareira no inverno e comendo o churrasquinho no fim de semana,estas pessoas ficam se esquentando uns nos outros para nao merrer de frio,e pensando se nos almoçarmos nao vamos ter janta,ou vice e versa
    É triste ter que escrever isto mas é real.
    Olha pablo voce esta sempre atento em nossa cidade muitas coisas ficamos sabendo atraves do blog!
    Parabens continue assim nos mostrando a realidade de nossa candiota,
    Ja que os politicos fecham os olhos para os pobles,lebram so na eleição com um tapinha nas costas e chamando de companheiro.
    De falsidade o mundo e candiota esta cheioooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. amigo que sabe vc abre um espaço para empregos a pessoas...tem muita gente desempregado.....

    ResponderExcluir
  8. Mas o secretario de obras saiu distribuindo reforma em casas sem critério e com laudos forçados temos é que investigar essa situação.

    ResponderExcluir
  9. Habitação acho que fechou as portas não fazem mais reunião do conselho de habitação ja faz uns 6 meses .

    ResponderExcluir
  10. Aqueles alojamentos do citic la da vila operaria que foram doados ao municipio, o prefeito saiu distribuindo a torta e a direita sem avaliar a real necessidade, mas quem fez a distribuição foi o magaiv que nem funcionario do municipio é então ai tem que investigar cadê os vereadores.

    ResponderExcluir
  11. Pode ter muita gente nessa hora mesmo passando trabalho com sua familia mesmo, mas no mesmo tempo vejo que esta sendo feito coisas que nunca na historia de Candiota foi feito na questão de moradia, só um programa que esta em fase final perto da CRM, pelo que sei é um programa que contempla só quem não tem moradia, e gratuita sem custo algum, que governo fez algum programa como esse, e outra só falta dizer que isso começou agora no governo do PT.
    Que governo anterior em Candiota teve algum programa de moradia, da para contar nos dedos quantas casa já foram feito em todo tempo de historia de Candiota. Não adianta querer dizer que isso é de hoje todos sabemos que é uma situação antiga, que parece que esta sendo resolvida ou algo esta sendo feito, e antes porque não era feito nada, deve ser por falta encopetencia mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Pablo! Gostei de ver... Enquanto centenas de pessoas humildes vivem que nem ratos na miséria, a prefeitura do PT e do seu Folador paga as despesas de hospedagem do diretor da Rede Globo (!!!) Jaime Monjardim, quando ele e sua comitiva estiveram na região, no Obinohotel, o mais caro e luxuoso de Bagé. Isso tudo, obviamente, com o dinheiro do povo de Candiota.

    ResponderExcluir
  13. Pablo voce sabe se é permitido ao prefeito fazer propaganda de uma empresa que presta serviços remunerados ao municipio, no caso a ECOSERVICE? Valeu!!

    ResponderExcluir
  14. olha meu amigo se eu podesse eu daria varios empregos aos candiotenses,mas estou lutando com isto junto a minha empresa,hoje tenho apenas 7 funcionarios ja tive 29 o ano passado,mas tive que demitir abos por nao ter frente de serviço,e dou emprego apenas para aquelas pessoas que realmente estao passando por dificuldade,não sou daqueles que vao ver se os politicos tem alguem para indicar,mas temos que se unir e nao fazer piadinhas com as postagens que coloquemos aqui no blog!
    Temos que ajudar o proximo pois nao sabemos o dia de amnaha,eu ajudo o que posso mas nao divulgo meu nom e porque não quero midia,mas em candiota muita gente ajuda os outros mas com segundas intenções,,e tem isto como divida eu te ajudei e agora eu quero que voce e sua familia me ajudem nesta batalha.
    Se todos nos abrimos os olhos e ver ao redor de nossa cidade vamos ver oque acontece,nao tenho partido mas eu vejo as coisas erradas,idependente que quem esta no governo,acho que todos tinham que pensar assim,parar de pensar um pouco em dinheiro,dinheiro nao é tudo,perante a deus somos iguais,morreremos e vamos feder igual,uns vao para o ceu e muitos para o inferno.
    Mas tem gente que é lobo e se veste em pele de cordeiro,tanto dinheiro que candiota tem e deixar estas pessoas nesta cituação?
    SERA QUE ESTES POLITICOS NAO TEM CORAÇÃO E NAÕ TEM MEDO DO AMANHA POIS ELES NÃO VAO ESTAR SEMPRE POR CIMA DE TODOS UM DIA A VOLTA VEM DEUS TARDA MAS NAO FALHA!!
    "AJUDEM QUEM REALMENTE ESTA COM DIFICULDADE NAO AQUELE QUE NAO PRECISA"

    ResponderExcluir
  15. Claro que fiquei pasma com isso,mas vamos analizar cidades grandes tem esse poblema,em vez de dar comida,roupa,casa et.. não e melhor dar um emprego para eles,pois vamos ser sinceros tem gente que prefere ficar na miseriaa ,mas ganhando bolsa escola,leite,cesta basica da prefeitura,e roupas,ofereçam um emprego de carteira de assinada e deem roupas e comida até eles receberem oprimeiro salario,se aceitarem vale a pena se preoculpar,sou do tipo que dou a isca,quer opeixe vá pescar,de emprego o resto eles correm atras

    ResponderExcluir
  16. A acao social arrecada agasalho para doar para os necessitados mas na verdade eles escolhem para quem dar ja vi gente que nao precisa sair com sacola de roupas .um dia chegou uma senhora que nem precisava tinha ate carro saiu com varias sacolas ea outra que tinha 5 filhos saiu sem nada eu conheco varias pessoas dos assentamentos e quando tenho alguma coisa para dar dou direto a eles .acao social devia ir nas casas das pessoas e ver cada situacao.

    ResponderExcluir
  17. Na matéria é perguntado: "Onde está a dignidade dessas pessoas?" Ora, todo mundo sabe que na grande maioria, a "dignidade" ficou no noroeste do Estado. Pensam que é só embarcar pessoas e jogá-las em cima de "+ ou -" 30 he. Tem que ter assistência e duas ou três gerações não cabem neste espaço. Há necessidade de programas para qualificação desses pais de famílias para poderem entrar na disputa por vagas no mercado de trabalho. Quanto a especulação, esta está presente nessas invasões e/ou ocupações, seja lá como preferem chamar. Há um mercado paralelo nessas negociatas, onde o mais vivo sai sempre ganhando. Todo mundo sabe. A maioria finge que não sabe de nada. Nesse local existem pessoas que tiveram vários endereços. Sempre negociam e trocam por lugares que julgam ser melhores. Alías, alguém já verificou em muitas dessas casas, se é que podemos chamá-las assim, se existem pessoas habitando-as durante a noite. Uns só ocupam espaço, para regularizarem futuramente.

    ResponderExcluir
  18. Eu sabia que a realidade do nosso municipio vinha a tona,e isso e so o começo e não adianta dizer que essa situação foi o PMDB quem criou tudo isso é fruto das promessas feitas pelo FOLADOR e pelo ARTEMIO,depois que esse governo assumio a invasão se proliferou e a situação das pessoas que ali vivem é critica sim e muito preocupante e so não é pior porque la na PORTELINHA a entel foi quem colocou o aterro que tanto eles pediram ao prefeito FALADOR e não foram atendidos e isso pode ser confirmado pelo presidente da associação da daquele BAIRRO,e hoje o governo fica maquiando a situação usando obras que estas sim foram projetos do governo do PMDB e isto são fatos e contra fatos não existe argumentos,enquanto o prefeito FALADOR fica massacrando essa massa de pessoas humildes e nessessitadas com promessas mentirosas que não vai conseguir cumprir o seu secretario de educação JR fica distribuindo merenda do municipio para uma ESCOLA do ESTADO onde o diretor é amiguinho,e isso tem fotos e contra fotos não existem argumentos.OBS:PREFEITO FOLADOR EU SEMPRE ACREDITEI QUE O SENHOR ESTAVA PROMETENDO UM CASTELO DE AREIA PRA CADA UM E HOJE TENHO CERTEZA PORQUE A POPULAÇÃO ESTA VENDO SEUS CASTELINHOS DESMORONAREM,É UMA PENA!SERA QUE MAIS UMA VEZ ESSE POLITICO CHEIO DE PROMESSAS FANTASIOSAS VAI ABANDONAR O MUNICIPIO SEM REALIZA-LAS COMO DA OUTRA VEZ...

    ResponderExcluir
  19. IMPEACHMENT! Para evitar ou tentar evitar um provável processo de impeachment, o sr. prefeito e candiota, alertado pelo fato, determinou ontem o imediato cancelamento da veículação da propaganda na TV da empresa ECOSERVICE do qual é protagonista.
    Mas segundo fonte segura, copia da veiculação já foi encaminhada para o MP Estadual e Federal. Desdobramentos sérios enseguida no municipio.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. O Garoto Propaganda da EcoService foi lento na sua ação.
    O video de sua propaganda já está correndo solto no yotube e cópia dele já esta gravada, inclusive com outros dados mais esdrúxulos e comprometedores. Ministério Público vai dizer se é licito ou não a atitude do prefeito.
    Impeachement não creio que vá acontecer mas que o mesmo vai ter que pagar algumas cestinhas básicas há isso vai.

    ResponderExcluir
  22. Só não ocorre uma CPI com posterior votação pelo impeachement sabe porque? Porque os nossos vereadores TODOS ELES são omissos nas questões que envolve fiscalizar e avaliar as ações do chefe do executivo, se fizessem isso que os leitores desse blog estão fazendo, com certeza tudo seria melhor para todos, é pois nescessario fazer como uma preseidente dilma, fazer um varreção total, vamos e eu acredito nisso renovar totalmente o legislativo candiotense.

    ResponderExcluir
  23. lendo os editais da prefeitura,percebi que a empresas que participaram da licitação,seriam contratada para

    "PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PORTARIA E LIMPEZA E CONSERVAÇÃO"
    Mas como esta video no youtub,o prefeito diz que a empresa faz a vigilancia dos predios publicos da cidade são atendido pela empresa,mas pra quem não sabe portaria e totalmente diferente de vigilancia,portaria ja diz porteiro é aque que cuida do fluxo de pessoas na area destinada,de cada setor,porteiro não pode fazer vigilancia patrimonial,para ser vigilante tem que passar por um curço ai tera direito a ter porte de arma,porem este porte é valido somente em horario de serviço,pois sendo assim a policia federal vai dar uma CNV CARTEIRA NACIONAL O VIGILANTE,não sei se esta empresa que hoje esta na prefeitura usa arma?
    Lembra eles não tem poder de policia,não pode abordar nem um civil nas vias publicas,e nem em outro local,uma empresa de vigilancia legal tem que ser registrada na policia federal,assim eles poderam trabalhar armados poder fazer a segurança de eventos,entre tantos tipos de serviços na sua area privada,mas mesmo assim não podem fazer revista pessoal,pois se esta empresa foi contratada na real para fazer portaria e limpeza nao vigilancia como ele diz,alguem tem que averiguar isto,hoje uma empresa de nome ex;
    A MOBRA A MESMA QUE FAZ A SEGURANÇA DO BANCO,um posto de 24 horas sendo armado o valor estimado chega a 8 mil por mes,hoje em candiota tem varios predios publicos,é so fazer a conta meio por alto e ver quanto que esta sendo gasto,o serviço de portaria e bem menos custa em media 4 mil reais por mes um posto de 24 horas sem arma.
    Digo isto porque participei por varios anos do sindicato dos vigilante da cidade de pelotas,o edital foi aberto mas sera que foram contratados porteiros ou vigilantes?
    neste link abaixo vçs podem ver o edital,clik não deixe de ver oque esta escrito lá,"PORTARIA E LIMPEZA"

    http://www.candiota.rs.gov.br/editais/licitacoes/pp024.2011.pdf
    Pablo espero que este meu comentario seja aceito pois não estou faltando com respeito em ambas das partes!
    obridade se atendido!

    ResponderExcluir
  24. Vamos imaginar que fosse o PMDB que estivesse no governo e arrecadando quase 40 milhões por ano que é o que o municipio tem arrecadado nestes ultimos tre anos, o que diria o vereador Valmir Cougo lendo esta reportagem da miséria, muito bem postada pelo grande Pablo??????
    eta ditado correto- PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS NÃO ARDE.

    ResponderExcluir
  25. concordo com anonimo do dia 24 de agosto 09;30 gostavam de criticar o pmdb, mas não olham pra cola,esse pt que tão ai pra eles tudo pode naõ tem lei,dão casas pra quem ja tem,teve um com-panheiro que tinha casa na vila airtom vendeu e veio morar no centro perto do sacolão isso eles não falam mas se fosse outro partido eles denunciavam,mas pro pt tudo pode fora outras muitas denuncia que vai aparecer o ano que vem perto das eleições,

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.