sábado, 6 de agosto de 2011

Luta boa e das grandes

Por: João André Lehr, Em editorial do Jornal Tribuna do Pampa do dia 23 de julho de 2011

O carvão possui inimigos poderosos – talvez nem sabíamos a grandeza e o poder, nem mesmo quem exatamente são, os que esforçam-se diuturnamente para que a nossa riqueza – quiçá a maior nesta empobrecida região, não ganhe maior importância no contexto energético nacional. 

Por isso tudo, que é fundamental a compreensão das pessoas que acreditam em nossa região e que querem o seu desenvolvimento de forma sustentável e com distribuição de renda para todos, que a luta pelo carvão é de todos e que dela depende o nosso futuro. Mais que isso, é preciso entender que a luta é política e também econômica. Por detrás de um discurso ambientalista pode estar uma grande jogatina internacional, para que nós sejamos bodes expiatórios das grandes potências internacionais, que usam e abusam deste recurso natural para ostentar e sustentar o seu desenvolvimento. Ah, e nestas potências, o carvão não é mero coadjuvante como aqui – onde se quer no máximo 5% da matriz energética. Por lá, a base da geração de energia é movida a carvão.

E neste sentido que o Jornal Tribuna do Pampa, como já tem feito em diversas ocasiões, engaja-se firmemente na defesa do carvão mineral como fonte de geração de riqueza (esta em todas as suas formas) para a região. Assim é que lançamos nesta edição o projeto Os Caminhos do carvão, com intuito de ajudar a sensibilizar a comunidade regional para que atente sobre o momento histórico que vivemos e entre nesta luta gigantesca, mas com toda certeza, de muita nobreza e olhar para o futuro regional.

2 comentários:

  1. Eu também apóio o carvão, imagina fazer um churrasco sem carvão!!!
    Mas falando sério, alguém sabe se vai ter transporte gratuíto de Bagé para o manifesto?
    Seria interesante disponibilizarem alguns ônibus, não com recursos públicos mas até da Cgtee.

    ResponderExcluir
  2. O ex-vereador Caio Ferreira esta mobilizando o pessoal de Bagé. Na segunda-feira as 10h terá uma audiência publica na camara de bage sobre o assunto onde vc pode saber se terá onibus ou se consegue até uma carona, pois o pessoal vai sair de lá direto para o manifesto. Abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.