terça-feira, 19 de junho de 2012

Carvão é tema na RIO+20

Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, apresentou informações sobre o Carvão Mineral durante o Pavilhão Brasil, evento paralelo à Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho.

A palestra foi realizada a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o tema “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade no Sistema MDIC” e “Biocombustíveis e Bioenergia No Brasil – Oportunidades e Desafios”. As apresentações foram realizadas no Pavilhão Brasil.

“Foi uma oportunidade única, extremamente positiva. Conseguimos apresentar dados sobre o carvão mineral, não apenas no Brasil, mas também na cadeia produtiva mundial”, ressaltou Zancan. Dados apresentados pelo presidente da ABCM mostram que em 2009, 40,5% da energia gerada no mundo foi por meio do carvão. No Brasil, esse percentual é de 1,3%.

A produção do minério brasileiro foi de 31,7 bilhões de toneladas em 2011. São 4.941 empregos diretos, sendo que mais de 3,8 mil apenas em Santa Catarina. “A discussão que pauta o momento é a geração de energia com mais tecnologia e economia de baixo carbono. É preciso produzir, mas fazer isso com menos impacto ambiental, o que ocorre em todas as formas de geração de energia”, afirmou Zancan. As ações propostas na Rio + 20, segundo ele, que devem pautar o documento oficial, levam em conta a inclusão social, algo que não estava previsto na Rio 92.


Fonte: Rádio Criciúma

Um comentário:

  1. Pois é!
    Nessa reunião do Rio +20 o FHC PSDB, apoiou veementemente a Presidente Dilma do PT em acabar definitivamente com a geração de energia eletrica através de usinas a carvão.

    É o PSDB e o PT contra o carvão de Candiota!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.