terça-feira, 12 de junho de 2012

Estiagem ainda castiga Candiota

Após reunião realizada na segunda-feira, dia 11, entre os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), o município de Candiota decretou, pela segunda vez neste ano, situação de emergência em função da falta de chuvas.

O encontro realizado na sala de reuniões do Centro Administrativo contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Folador, do vice Paulo Brum, da primeira-dama Ana Scholl, e dos secretários Fabiano Oswald, de Agropecuária e Agricultura Familiar, e Hilda Rejane Bom, de Ação Social, Trabalho e Renda, além de representantes da Emater/RS, Coptec (Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos) e Corpo de Bombeiros.

No dia 9 de janeiro, o município havia decretado situação de emergência em toda a área rural pelo mesmo motivo. Na época, os prejuízos econômicos calculados na produção primária já superavam a marca de R$ 10 milhões. Em 9 de abril, a medida foi prorrogada por mais 60 dias.

Como argumenta o presidente do Comdec, Érton Müller, o principal motivo do novo decreto é a escassez de água potável. “Além disto, com o início do inverno, a formação de geadas também tem prejudicado as pastagens”, salientou. Com a assinatura do novo documento, a meta é garantir que o município continue recebendo benefícios que viabilizem o combate à seca.

Recentemente, a Defesa Civil do Estado auxiliou o município com a doação de 900 cestas básicas para serem distribuídas junto às famílias mais afetadas - serviço já concluído. Ainda, no momento, com o aporte do Exército, um caminhão-pipa leva água potável para às comunidades mais necessitadas.

O secretário de Agropecuária lembra, também, que a Administração Municipal já executou uma série de ações para diminuir os efeitos da estiagem até o momento. "Somente neste ano, já reformamos, com limpeza e ampliação, cerca de 60 açudes e construímos outros 25 novos, com o objetivo de aumentar a capacidade da armazenamento para o abastecimento animal e irrigação das lavouras. E, além disto, concluímos um total de 40 cacimbas, que auxiliam no processo de armazenamento de água potável", relatou.

8 comentários:

  1. Nem parece que estamos com tantos problemas de seca com seus prejuizos incauculáveis.

    Fiquei perplexo de saber que a Prefitura de Candiota tem cerca de 80 CCs - Cargos em Comissões, com um custo de salarios mais encargos na ordem de 160 mil por mês ou mais de 2 milhões por ano.

    Se demitisse 50% desse batalhão, poderiamos ajudar a amenizar o sofrimento, principalmente dos nosso moradores da área rural.

    Claro que isso é utópico, pois ninguem do PT ou do PSDB, e outros Ps, vão querer largar sua tetinha!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, sei que este assunto não tem nada haver mas vou comentar. Muito engraçado o seu Jaime ( Cadesul) e outros criarem o bloco data certa e insentivando o pessoal de candiota a não participar de carnaval e outros eventos e agora os mesmos organizaram mateada do amor em homenagem ao dia dos namorados fora da data correta que barbaridade oque vcs tem a dizer sobre isso, nada como um dia após outro.

    ResponderExcluir
  3. Pois é! Mas o Falador estava lá apoiando integralmente o Jaime Cadesul.
    Alias o Falador está num desespero, tal o medo de perder essa eleição, que se agarra com tudo que vem pela frente, incluive paga um mico ridiculo de andar em uma mini bicicleta junto ao Jaime.
    Mas que que coisa de LOUCO, Tche!

    ResponderExcluir
  4. ridiculo esse nosso prefeito,mas ta desesperado parecia um mico de circo,naquela bicicleta,falavam do outro governo encherão a prefeitura de gente,ccs,estagiarios não tem onde socar mais gente até no banheiro ten estagiario e ccs,criticarão tanto fazendo pior,não enaugurarão nenhuma obra nesses quatro anos,so´começão não terminam nada,

    ResponderExcluir
  5. Esse PT que admnistra Candiota dessa forma arbitraria e rídcula na figura de seu chefe nmaior, em nada difere no que ocorre aqui na CRM.

    O colega e companheiro Oxilei Duarte Quadros, todos os dias, após o expediente, se desloca com um dos carros oficiais da empresa para sua residencia em Bagé.

    O cara, sabe que está errado, deboxa de quem o alerta, e nnão dá carona para ninguem da empresa, vai lá saber o porque.

    Esse é o Partido dos Trabalhadores que estão acabando com o carvão!

    ResponderExcluir
  6. E verdade que o Oxilei vai todos os dias para Bagé com os carros da CRM, só não é verdade que ele vai sozinho, pois sempre ele leva os caras da turminha dele, e deixa cada um na sua casa e no outro dia pegas cada um na sua casinha e vem trabalhar. Simples assim!

    ResponderExcluir
  7. O Oxilei é o melhor cabo eleitoral do Dindão na CRM!!!

    ResponderExcluir
  8. O Celso Santos tem um novo assessor no seu gabinete na camara, o sr. Enio Tavares, que na ultima eleição concorreu pelo PMDB, e na outra foi pelo PT, agora diz que vai transferir todos seus mais ou menos 100 votos para o Celso.
    Cada uma!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.