quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fórum de Ensino Superior aponta demandas educacionais da região

O município de Candiota sediou, na terça-feira, dia 12, o Fórum Regional de Ensino Superior. Realizado no período da manhã, o evento lotou as dependências do Ginásio Dario Lassance, reunindo mais de mil pessoas, entre estudantes, integrantes da sociedade civil e autoridades, representando um total de sete cidades. 

Foto: Raíssa Vargas
A iniciativa teve como foco expor as principais demandas de cursos de Ensino Superior dos municípios de Aceguá, Candiota, Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini. Além disto, o objetivo foi reunir material para ser encaminhado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que estuda a possibilidade de instalar unidades fora de sede em algumas das cidades. 

Representando a UFPel, o professor do curso de Engenharia Geológica, Luís Eduardo Novaes, relatou que o evento serviu para que a instituição de Ensino Superior pudesse coletar informações das reais demandas dos municípios para, após, fazer uma análise das possibilidades. “Tudo o que foi apresentado aqui será levado até a Universidade. Estamos aqui para ouvir”, disse durante a atividade. Para ele, a meta da ação é “transformar a região, levando ensino Superior de qualidade”.

Conforme Novaes, a intenção do processo em andamento é a instalação de um campus multi-campi (denominado até o momento de Campus Extremo Sul), com a instalação de unidades “fora de sede”. “Entendemos que a região deve ser contemplada conforme seus anseios. Estamos verificando a viabilidade disto”, comentou ao salientar que “a Universidade é um vetor. Ela não resolve os problemas de uma comunidade, mas auxilia estas comunidades a resolvê-los”.

A perspectiva é que, no mês de julho, um novo encontro em Candiota apresente a análise desenvolvida pela Universidade, bem como as propostas para instalação das unidades fora de sede.

O evento foi uma realização do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

Para definir suas demandas, cada município desenvolveu uma pesquisa junto às suas respectivas comunidades. Em Candiota, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, aplicou um questionário junto à população, urbana e rural, no intuito de verificar quais os cursos preferenciais. Ao todo, 961 pessoas participaram da pesquisa.

Os dados foram apresentados pela secretária de Educação Nazionélia Ferreira. “Neste processo, tivemos o cuidado de estarmos presentes em todos os lugares onde a população pudesse se manifestar”, disse. Como resultado, o curso de Engenharia Mecânica obteve a preferência da comunidade, com um índice de 34,44%.

Abaixo os demais dados da levantamento que pesquisou mais de 1000 pessoas em Candiota nas escolas, empresas, comércio local, Prefeitura, Câmara de Vereadores e comunidade em geral.

2 comentários:

  1. A administração do PT adora fazer "numeros" utilizando publicos de manobra.

    Esse Forum e os eventos da semana do Meio Ambiente, só tiveram prublico de Candiota por obrigação dos alunos em lá comparecerem capitanedos pelos diretores e professores das escolas.

    Se NÃO TIVESSE OBRIGAÇÃO de comparecimento os tais evbentos citados seria um fracaso de publico.

    Crianças e Estudantes, assim como alguns Movimentos Sociais, sem a menor cerimônia são aliciados a participarem.

    Fica o engano, a trapaça como pano de fundo, fazendo muita sombra a esses eventos patrocinados pelo poder publico municipal de Candiota.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha pensado nisso. Mas é verdade, assim é também com as crianças e os brinquedos infláveis nas festas da praça, muitos, com eu, só vão lá porque as crinças insistem que querem brincar, e como é de graça, a gente vai.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.