sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fórum Regional de Ensino Superior debate demandas educacionais

No próximo dia 12 de junho, o município de Candiota sedia o Fórum Regional de Ensino Superior. O evento, que acontece junto ao Ginásio Dario Lassance, também contará com representações das cidades de Aceguá, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini.

Desenvolvido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e coordenado pela Secretaria de Educação de Candiota, o Fórum tem por objetivo envolver a comunidade no processo de discussão que pretende viabilizar a implantação de unidades fora de sede da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Como relata a secretária de Educação de Candiota, Nazionélia Ferreira, além de proporcionar a exposição das principais demandas educacionais de cada um dos municípios envolvidos, o evento vai propiciar um debate junto aos representantes da Universidade. “Neste Fórum, com base no que for discutido e estabelecido, vai ser elaborado um documento para ser encaminhado ao Mec (Ministério de Educação)”, adiantou.

O prefeito de Candiota e atual presidente do Cideja, Luiz Carlos Folador, argumenta que o evento busca garantir a ampliação da oferta do Ensino Superior, bem como torna-lo mais acessível. “Trazendo a universidade federal para o município, por exemplo, não apenas ampliamos a capacidade de Educação aos nossos moradores, mas também possibilitamos uma maior viabilidade de acesso”, apontou. Segundo ele, mesmo com a existência de Universidades em cidades próximas, o deslocamento, muitas vezes, ocasiona custos. “Para quem não tem condições, desta maneira, o acesso continua restrito”, avaliou.

Folador reforça que a iniciativa acontece em um momento comum o plano nacional de expansão do Ensino Superior. “Estamos trabalhando, de forma unificada, entre estes municípios, para que este objetivo se torne concreto. As transformações positivas provenientes de uma conquista como esta serão significativas”, atestou o prefeito.

Programação
8h30 – Recepção;
9h – Abertura;
Apresentações de Demandas
9h30 – Candiota;
9h40 – Pinheiro Machado;
9h50 – Piratini;
10h – Pedras Altas;
10h10 – Hulha Negra;
10h20 – Aceguá;
10h30 – UFPel;
11h – Debate;
11h30 – Encaminhamentos;
12h – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.