O documento acordado entre os países para ser aprovado na plenária final da conferência na sexta-feira, intitulado "O Futuro que Queremos", é classificado como "fraco e muito aquém do espírito e dos avanços conquistados nestes últimos 20 anos, desde a Rio-92".
Na quarta-feira, lideranças da sociedade civil pediram que a expressão "com plena participação da sociedade civil" seja removida do parágrafo introdutório do documento.
Leia abaixo a íntegra da carta:
A RIO+20 QUE NÃO QUEREMOS
O futuro que queremos tem compromisso e ação, e não só promessas. Tem a urgência necessária para reverter as crises social, ambiental e econômica e não postergação. Tem cooperação e sintonia com a sociedade e seus anseios, e não apenas as cômodas posições de governos.
Nada disso se encontra nos 283 parágrafos do documento oficial que deverá ser o legado desta Conferência. O documento intitulado O Futuro que Queremos é fraco e está muito aquém do espírito e dos avanços conquistados nestes últimos 20 anos, desde a Rio-92. Está muito aquém, ainda, da importância e da urgência dos temas abordados, pois simplesmente lançar uma frágil e genérica agenda de futuras negociações não assegura resultados concretos.
A Rio+20 passará para a história como uma Conferência da ONU que ofereceu à sociedade mundial um texto marcado por graves omissões que comprometem a preservação e a capacidade de recuperação socioambiental do planeta, bem como a garantia, às atuais e futuras gerações, de direitos humanos adquiridos.
Por tudo isso, registramos nossa profunda decepção com os chefes de Estado, pois foi sob suas ordens e orientações que trabalharam os negociadores, e esclarecemos que a sociedade civil não compactua nem subscreve esse documento. As informações são da “Agência Estado”.
Também pudera.. esse Rio+20 foi uma decepção... acho até que podia ser chamado de Rio -20!
ResponderExcluirONGs, podem ser chamadas de OG organizações governamentais, pois as mesmas vivem penduradas no dinheiro publico, claro que uma que outra não, mas a grande maioria vive das doações de governos e não sub-existiria se não fosse o nosso dinheiro.
ResponderExcluiro municipio de Candiota, se fez presente na Rio mais vinte, fizeram-se presentes o chefe do executivo, o sec. de meio ambiente e uma servidora que trabalha no serviço social. esqueceram de convidar uma servidora, que no meu entender deveria estar presente neste evento, pois tem tudo haver com o tema em discução.A referida servidora e bióloga de formação e está sempre engajada nas causas do meio ambiente e possui vários cursos nesta área inclusive alguns pagos pelo município. E uma servidora com todo esse perfil fica de fora deste mega evento. Mais enfim o executivo assim entendeu, manda quem pode e obedece que tem juizo abraços.
ResponderExcluirSim. É que essa servidora da Assistencia Social tem que participar do Rio+20, pois trabalha no cadastro da bolsa familia.
ExcluirClebismar a biológa em questão,ela e concursada em outra aréa e fez a graduação e outros cursos afins,ou seja ela não poderia estar lá mesmo,pois seu cargo não condiz com sua formação,muito menos sua formação com seu cargo,nada mais justos as pessoas que foram.
ResponderExcluirNada mais justo se entendi certo,ela e concursada em outra função não teria que estar lá mesmo,a única coisa que é errado e pagar cursos para alguém que é cc ou fg em uma gestão e não vai ser aproveitado nada em outra,pois acabam perdendo sua função gratificada,e o municipio perdendo dinheiro,que poderia ser usado em outra coisa.
ResponderExcluirA Rio + 20 não passa de um evento político, pois todos já sabiam que não ia ocorrer qualquer mudança, principalmente em tempos de crise, só se fala em meio ambiente quando o dinheiro está folgado. Outro detalhe é que se alguém teria que ir é a equipe de meio ambiente de Candiota, que por sinal não possui Bióloga, pois existe uma que não foi chamada neste ultimo concurso. Se a prefeitura tivesse um mínimo de interesse na área de meio ambiente tinha chamado ela em primeiro lugar e levado para a Rio + 20 e não outra profissional que não fez concurso ou não passou, pois para ser bióloga da prefeitura não basta ter diploma. O concurso ainda é obrigatório no brasil independente da profissional ser biologa ou não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E isso vale para qualquer função, motoristas, engenheiros, assistentes etc....
ResponderExcluirA funcionaria que é cc do municipio é moradora de bage trabalha no bolsa familia e não tem explicação ela participar com dinheiro do municipio da rio +20 esse é mais um absurdo.
ResponderExcluirabsurdo isso,um mulher que nem, mora no municipio ser cc,e parcipar do Rio+20 com nosso dinheiro poca vergonha!
ResponderExcluirEntão vamos deixar de especulaçãoes, essa senhora tem nome, chama-se Jaqueline Silveira, é CC na Assistencia Social, é filiada do PSB, e dirige as inscrições do importante programa do governo federal o Bolsa Escola.
ResponderExcluirÉ verdade mesmo, mora em Bagé e é um CC a menos que temos para os filiados aliados de Candiota.
ESSA POUCA VERGONHA TEM QUE ACABAR,
ExcluirBom só a titulo de esclarecimento essa cc se chama Jaqueline Silveira e foi ao Rio+ 20 pelo partido dela, que mandou quatro mulheres de todo o estado com todas as despesas pagas , passagens e hospedagem TUDO POR CONTA DO PSB ESTADUAL e não da prefeitura de Candiota como foi dito acima por pessoas que falam o que não sabem e hoje ela mora em Candiota sim o endereço é Luiz Chirivino nº780 pra quem quiser visitar, então muito cuidado porque as pessoas postam bobagens como verdade sendo que não é!!!! São somente pessoas mal intencionadas...É DE RIR MESMO.
ResponderExcluirDUVIDOOOOOOOOOOOOOOO.....QUE TENHA SIDO O PARTIDO PSB QUE TENHA PAGO AS DESPESAS DESSA SENHORA!!!E QUE ELA NAO MORA NESSE ENDEREÇO É SABIDO E NOTÓRIO.
ExcluirOlha anonimo das 10:26 cuidado pq algum desavisado pode achar que tu esta com ciúmes e inveja...kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirSe a jaque foi por conta do PSB, certamente que a prefeitura coloborou com abon dos dias de viagem, ou será que vai descontar esse valor de salario do CC dela!
ResponderExcluirEsse anonimo das 10:26 realmente é uma pessoa muito infeliz, como se fizesse qualquer importancia se essa pessoa, que nem mesmo se sabe quem é, duvida de alguma coisa ou não!!Mesmo que ninguém acredite ou não queira acreditar a verdade é essa, o PSB realmente PAGOU para levar suas MELHORES representantes mulhres, tanto que a Jaqueline Silveira foi uma das escolhidas como uma das quatro mulheres que foram pra Rio+20 entre todas as representantes do ESTADO!E pra quem não sabe disso, antes de sair por aí contando mentiras e difamando pessoas, saiam em busca da verdade, não esqueçam que isso daria um bom processo de calunia, injuria e difamação!!
ResponderExcluireu fico pensando...como é que alguém ANÔNIMO tem coragem de manifestar opinião,se não tem coragem de manifestar-se públicamente?Será que pensa que sua opinião tem algum valor ?mas e o anonimato não é um simbolo de covardia,que enoja até uma criança de poucos anos,pois hj em dia até as crianças tem CORAGEM de manifestar a sua opinião públicamente.Quem faz fofoca não merece respeito!!
ResponderExcluirE isso ai Cleusa, temos que defender a Jaque, manas são também pra isso. bjs
ExcluirEXISTE O ANONIMATO PRA QUE ME EXPLICA CLEUZA?OU VOCE NAO PERCEBE QUE VIVEMOS EM DEMOCRACIA TOTAL QUER COLOCAR TEU NOME PROBLEMA TEU TU É FRACA
ExcluirAnônimo pode ser qualquer um, é uma pessoa reservada, e hoje, finalmente, conseguiu ser reconhecido (figurativemente) no mundo das celebridades. É muitas vezes requisitado para participar de comunidades no site de relacionamentos Orkut, e algumas vezes participa de telejornais encobrindo pessoas que não querem aparecer.Anônimo ganha muita grana com essa vida, e tem fama internacional,embora a vida humilde lhe agrade ele vive entre grades, escondido na multidão que ninguém conhece! Mas em comoda muita gente isso é verdade, por isso que é anônimo.
ResponderExcluirO anônimo não faz fofoca, pessoas que se manifestam publicamente e querem aparecer sim, muitas vezes acabam magoando alguém que não conhecem, mas na verdade são essas pessoas que se acham incomodadas e querem descontar nos outros.
ResponderExcluir