quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A arte do desapego


Falamos tanto em preparar o futuro para que ele seja sempre melhor que o passado, mas para que isso seja possível, precisamos praticar a “arte do desapego”. Isso mesmo! Desapego significa nos libertarmos de algumas coisas, por exemplo: velhas ideias, pensamentos que sempre nos levam ao mesmo lugar.

E para começar esta “faxina” de pensamentos, experimente começar pela sua casa, pelo seu escritório. Elimine objetos, papéis, tire para fora das gavetas e armários tudo o que guardou por vários anos imaginando que um dia irá precisar, mas que está ali "intocável", sendo que na verdade não terá a menor utilidade para você. Quantas coisas que nós guardamos sem necessidade, mas que estão ocupando um espaço onde poderiam estar coisas novas e muito mais úteis. A sensação de conseguir fazer isso, é o primeiro passo para o desapego.

O mesmo vale para os assuntos mal resolvidos, coisas que aconteceram e que não agregam em nada para nós recordarmos. Decepções, mágoas, tristezas, perdas, projetos que não deram certo, enfim. É preciso nos reciclar! Encerrar ciclos! Ocupar nosso corpo e mente com coisas úteis, relevantes para nós. É projetar o futuro, sem aquela habitual expressão: “Mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

Comece a mudança por você, com a atitude de mudar o ambiente a sua volta, ao invés de ficar tentando mudar as outras pessoas. Faça isso e verá o resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.