terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um sonho de Candiota - cidade cenográfica de o Tempo e o vento

Cidade cenográfica-Parque do Gaúcho em Bagé
Foto: Francisco Bosto
Na imensidão verde, brilham as coxilhas do berço da revolução farroupilha. Emoldurada pelos arroios seivalzinho e jaguarão a comunidade do Seival, com sua ligação com um passado de glórias, também sonha com um futuro melhor. O diretor do filme “O tempo e Vento” Jayme Monjardim esteve no local, fotografou o cemitério centenário, o poder público municipal se engajou no processo e a câmara de vereadores autorizou o repasse para a rede Globo de mais de R$ 200 mil. À época, justificava-se (PL 076/2011), dizia-se e noticiava-se que ali seria construída parte da cidade cenográfica, reprodução da vila de Santa Fé, tais como igreja, intendência, sobrado dos Amaral, venda do Nicolau, tudo nascido da mente privilegiada do escritor Érico Veríssimo.

O sonho durou menos de três meses. O cemitério centenário, no Alto da Santa Rosa, continuará debaixo de ervas daninhas e abandonado, palavra que dói só de pronunciá-la. Afinal, na saga do Seival contemporâneo, que quando passava o trem, já teve posto de gasolina, posto policial, hotel, correios e o cartório, registra-se mais um sonho perdido. Para a sofrida comunidade pior que não ter o trem, e tê-los “desgovernados”. E, no particular, me culpo por ter sonhado antes de ter acontecido.



16 comentários:

  1. Não entendo, quando o poder público municipal se engajou no processo e a câmara de vereadores autorizou o repasse para a rede Globo de mais de R$ 200 mil. À época, justificava-se (PL 076/2011), muitos foram contra muitas criticas a respeito, dizendo que estava colocando dinheiro fora etc...
    Mas agora ninguém sabe a verdade se vai acontecer ou não, mas já querem achar que culpa, tudo culpa do governo que não fez nada.
    Mas é ridiculo, não entendo porque as coisa acontecem nessa forma, e cada vez percebo que Taylor é maior opositor do governo, tudo que governo faz, acredito se aquela fez que concorreu pelo PT que perdeu, não seria governo melhor que esta hoje, digo sem medo de errar.
    Mas acredito que essas criticas são magoás, mas ser assim não resolve. Assume que governo que esta hoje foi melhor governo que Candiota já teve.

    ResponderExcluir
  2. A negativa do SET de gravação no Seival tem responsável, não esqueçam isso, pois a história vai cobrar. É uma grande lástima para toda a região e em especial para o povo do Seival, pois foram novamente sujugados a pesado fardo do esquecimento. Parabenizo a atual gestão de Candiota por ter tomado iniciativa concreta de acender a chama cultural apagada e fazer brilhar a real importância do Seival para todo o Rio Grande do Sul. Que baita cagada hein!!!

    ResponderExcluir
  3. vão ter que explicar principalmente para o povo do Seival porque o vento levou.
    Se a câmara não fizer o Ministério Público vai querer saber também o que fizeram com os 200 mil.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA SOU MORADOR DO SEIVAL É LAMENTAVEL O QUE DEIXARAM CHEGAR NESSE PONTO DE NÃO TER MAIS GRAVAÇOES NO CIMITÉRIO DE SEIVAL QUANTA INCOPETÊNCIA DO GOVERNO MUNICIPAL SERÁ QUE NAO ENXERGARAM A DIMENSÃO O PULO QUE NOSSA COMUNIDADE PODERIA DAR MELHORIAS TUDOO PONTO TURISTICO O QUANTO MINHA COMUNIDADE SERIA VISTA POR OUTROS OLHOS PORQUE HOJE É MAIS UMA VEZ ESQUECIDAA PELO GOVERNO E ATÉ PELOS PROPRIOS MORADORES DE CANDIOTA DE OUTROS BAIRROS A DISCRIMINAÇÃO CHEGA SER VISIVEL E QUANDO SE TEM UM PROJETO QUE PODERIA MUDAR TUDO AS AUTORIDADES NÃO FIZERAM NADA PARA REVERTER O QUADRO OU NAO ENXERGARAM QUE NO LOCAL NAO PODIA SE MEXER A VEGETAÇÃO ATÉ EU SEI QUE NÃO PODIA IMPRESSIONANTE SE PREUCUPARAM EM DOAR 200 MIL REAIS ONDE VAI O DINHEIRO AGORA?PORQUE ALEM DE TUDO O SEIVAL O POSTO MEDICO TA PARADO A MAIS DE ANO AS OBRAS , ESTRADAS PESSIMAS LIMPEZA NAS RUAS ENTÃO NEM SE FALA O GINASIO CADE É INVISIVEL? OLHA SINCERIDADE O SEIVAL SEMPRE FOI ESQUECIDO POR TODOS GOVERNOS MAS EU ESPERAVA MUITO MAIS DESSE POR TUDO QUE PROMETEU EM REUNIOES NA NOSSA LOCALIDADE MOSTRO AK MINHA INDGNAÇÃO SIM POIS MORO EM SEIVAL A ANOS E SONHOO EM TER UM BAIRRO MELHOR COM MAIS ESTRUTURA MAIS LAZER PARA SE VIVER MELHOR, NÓS MERECEMOS ISSO AK ALGUNS VAO DIZER QUE SOU DO PARTIDO CONTRARIO QUE ISSO E AQUILO MAS FALO AK A VERDADE ESSE FOI O MAIOR DESLIZE PARA NAO DIZER OUTRA PALAVRA EM TODOS OS GOVERNOS PARA O SEIVAL E CANDIOTA VOU REPETIR O MAIOR DESLIZE DO GOVERNO MUNICIPAL . PUBLICA FAZ O FAVOR SEIVAL PRECISA DISSO.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Seival merece, pois votou em peso neste governo taí o agradecimento.

    ResponderExcluir
  6. E O VENTO LEVOUUUU OS 200 MIL SO FALTA FALAR QUE A CULPA E DO PMDB. ESSES PT SEMPRE FAZEM ISSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De quem é a terra do cemitério???? Era secretário de que governo???? Só cego que ainda não viu...hahahahaha...já tava planejado...no mínimo, tava tudo dando certo pra ser verdade.

      Excluir
  7. E O SEIVAL TEM 2 FILMES ATUALMENTE,

    1 - ESQUECERAM DE MIM

    2 - E O VENTO LEVOU ...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, anonimo do dia 9 03:24, escreveu pouco mas disse tudo, também moro em Seival e estou indiguinádo com todo este esquecimento, espero que o povo de Seival lembre de tudo que esta acontecendo em outubro na hora de votar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE DEPENDER DE MIMM VAMOS LEMBRA TODA COMUNIDADE DE TAL INCOPENTENCIA DESSE GOVERNO NAO ADIANTA FAEZR OBRA AGORA NO ULTIMO ANO SR PREFEITO SEIVAL E SEMPRE ULTIMOOO E COM ESSA DO FILME CANCELADO GRAVAÇOES JA ERAAAA PARA O PT EM SEIVAL

      Excluir
    2. E o PMDB dos pés de soja enterrando os sonhos do Seival també! âninimo das 03:10!!!
      Pois não podemos esquecer disso hein!
      Acho que o Seival vai ter que optar por assumir o papel de sujeito de sua própria história e construir perspectivas comunitárias para ser reconhecida e não ficar mais dizendo "sim senhor! não ssenhor" para os verdadeiros opositores ao desenvolvimento do Seival!
      Pensem nisso meus queridos amigos do Seival!
      Pelo menos o atual prefeito tentou dar uma oportunidade de destaque para a comunidade, coisa que os outros nunca fizeram!

      Excluir
    3. O QUE SR FOLADOR FEZ AO SEIVAL?SE A MAIOR OPURTUNIDADE DA HITORIA DO SEIVAL ELE DEIXOU ESCAPAR E TODAS AS OBRAS PROMETIDAS CAMPOD E FUTEBOL ,QUADRA ,PRAÇA,CALÇAMENTOS OBRA POSTO MEDICO PARADA A UM ANO FALA SERIO O PT E TAO IGUAL OS OUTROS QUE PASSARAM SEIVAL ESQUECIDO SEMPRE POR ULTIMO ESTAMOS SEMPRE NESSA SO MUDA O PARTIDO E A POLITICA E A MESMA ACORDA SEIVALLL

      Excluir
  9. VERDADES E MENTIRAS
    O Vereador vitor afirma que o municipio de candiota repassou 200 mil reais para a rede globlo, isso é verdade ou mentira? se é verdade a Prefeitura está cometendo um crime com o dinheiro do povo, mas se é mentira, o vereador vitor é o cara mais sem fundamento de Candiota, mentiroso, enrolão, brinca com as pessoas menos esclarecidas, se for mentira esse tipo de gente tem que ser banido da política, gostaria de uma posição oficial das autoridades constituidas, quem vai responder isso, gostaria que o vereador vitor provocasse esse assunto, daqui a pouco vou pedir a publicação do empenho, afinal isso é mentira ou verdade?

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto uma oposiçõa tão desnorteada, eles não conseguem focar nada contra o Folador, nada cola, o Vitor coitado acredita nas próprias mentiras, vive em um mundo imaginário que dá pena, por sua vez o Gildo tenta disfarçar quer ser oposição mas todos os amigosa dele eleogiam e defendem o governo aí ele fica que não sabe o q fazer, se critica muito perde voto, se não critica não se elege, sugiro uma grande foto do tribuna com a oposição no espaço "sem foco"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não vão pensar que eles fazem oposição por achar por sua forma de pensar diferente, eles estão tentando fazer oposição pensando nos umbigo nada mais do que isso, eles tem pensamento que cada vez pior melhor, isso que eles defendem Candiota, todos eles que querem voltar a governar municipio.
      Estão sem foco e pior de tudo estão que nem guri em porta de racho, com medo de arriscar e se queimarem, eles só pensam em no seu nariz, e povo de Candiota como fica?
      Que se ferre mais uma vez que se FOD.
      Mas ainda bem que essa vez vão ficar mais tempo na geladeira, que eles se ferrem essa vez, não povo.

      Excluir
    2. QUE MENTIRAS TO FALANDO DO SEIVAL VAI LA VER ENTAO AS OBRAS PROMETIDAS PELO PT?FANTASMA?AA PARACE QUE AGORA VAO RECOMEÇAR DEPOIS DE 1 ANO PARADO O POSO MEDICO TEM ELEIÇÃO NÉ? ENGRAÇADO ISSO MAS O PESSOAL TOMARA QUE NAO ESQUEÇA DO PT FEZ PARA O SEIVAL

      Excluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.