quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Percam-se os anéis. Fiquem os dedos

Por: Taylor Lima
Editorial do jornal FOLHA DO SUL, de Bagé, página 2, edição de ontem (07-02-2012)

Não vamos vender falsa ilusão de novas usinas em Candiota. Em 13/06/2011, postei artigo na mídia impressa e digital, sob o título Os obstáculos das futuras usinas de Candiota, onde dizia que se o governo federal não incluísse as térmicas a carvão nos leilões não teríamos outras unidades em Candiota. Passados seis meses, o que se viu foi uma espetacular mobilização regional pró carvão, incluso o inédito bloqueio da Ponte do Guaíba.

Não vou usar este espaço para vender outras ilusões e expectativas, em especial às comunidades mineiras, de que vamos ter novas usinas no município de Candiota. Até porque, ser realista não significa renunciarmos o desejo de termos Candiota “D” e as Usinas do Eike Batista. Mas, também temos que mirar o outro lado e ponderar que os riscos de não tê-las é iminente. Inobstante toda mobilização, as térmicas a carvão não foram incluídas no leilão de dezembro/2011 e, mais ainda, também não serão contempladas no de abril de 2012.

No dia 27 de dezembro passado, o Ministério de Minas e Energia publicou a portaria nº 689, que aprova o Plano Decenal de Expansão de Energia até 2020 e que define o cenário de novas instalações de oferta. Por exemplo, nos próximos 10 anos, a produção de gás natural será expandida em 197%. Em sentindo oposto, o acréscimo de demanda do carvão até 2020 é de ZERO. Isto é: Sequer uma usina a carvão está prevista no plano decenal do governo federal. Para Maurício Tolmasquim, coordenador do relatório e presidente da EPE-Empresa de Pesquisa Energética, a principal diretriz deste Plano é a priorização da participação das fontes renováveis. Para Tolmasquim a construção de novas usinas térmicas a carvão é considerada uma “questão polêmica”. Segundo ele, as térmicas a gás vão ser priorizadas e o Brasil tem uma situação “excepcional” em termos de ofertas de energias a partir de fontes renováveis, como hidrelétrica, a eólica e a biomassa.

A propósito, este cenário escuro do carvão vem na esteira do TAC-Termos de Ajuste de Conduta, firmado entre a UNIÃO e a CGTEE, em 13 de abril de 2011. Forte em tais lineamentos, o item “1” do TAC considera indispensável o complexo Candiota UTEs no horizonte de 2010 a 2014. Ora, daqui se extrai, com pouca margem de erro, que o entendimento das partes é de que, a partir de 2014, as mesmas não serão mais indispensáveis. No mesmo contexto, é o expresso no item “9”, onde esta consignado que é imprescindível a operação, nas condições eletroenergéticas DE CURTO E MÉDIO PRAZO.

Nesta mesma linha, a cláusula 5ª impõe a CGTEE a interrupção da operação das duas unidades da fase “A”, até a data limite de 31-12-2013, com o retorno da operação condicionado a adequação ambiental. Neste particular, o presidente da CGTEE, experiente Sereno Chaise, foi objetivo em público, em Candiota, quando admitiu a possível desativação.

Além disso, as cláusulas 9ª e 10ª estabelecem que a CGTEE conclua adequação ambiental da fase “B” (precipitadores e dessulfurizadores), até 31-10-2013 (1ª unidade) e 31-03-2014 (2ª unidade). Neste aspecto Chaise, à época, esclareceu que a CGTEE necessitaria de investimentos da ordem de R$ 150 milhões. Diante desse quadro, a cláusula 12ª sinaliza que o Ministério de Minas e Energia busque alternativas eletroenergéticas para assegurar o suprimento às regiões Sul e Oeste do RS. Aqui, outra não é a conclusão, a UNIÃO trabalha com a hipótese de desativação do complexo UTEs de Candiota, ou parte dele. Logo, a não construção de novas usinas a carvão, depois de tudo, soará como um retumbante fracasso, assim como a mórbida desativação paulatina das unidades existentes.

O problema é sério.

Como uma mão espalmada com cinco dedos, um ano atrás, o complexo UTEs de Candiota sinalizava o desenvolvimento da região. Hoje, uma mão estendida pedindo socorro!

Tecidas essas considerações, eis a concretização do provérbio popular: “percam-se os anéis, mas que pelo menos fiquem os dedos”.

25 comentários:

  1. Triste realidade. E eu votei no PT porque acreditei que seria melhor para a CGTEE e CRM.

    ResponderExcluir
  2. VOTO MAL CARO ANÔNIMO DAS 09:40 O PT ESTA ACABANDO COM CANDIOTA

    ResponderExcluir
  3. Caro Taylor Lima, gostaria de parabenizá-lo pelo texto acima, pela clareza dos fatos e principalmente porque ele expressa a mais pura realidade sobre o momento em que vive o nosso carvão. Gostaria também de chamar a atenção daqueles que visitam o Blog, do quanto perderá em receita o município de candiota, com a desativação do complexo UTPM, não só Candiota mas também toda (TODA) a nossa Região. Pois bém, se não houver uma grande mobilização da Sociedade, chamando a atenção das autoridades Política do Nosso Pais, mostrando esta a realidade do texto acima, representada e impactada em números, pode ser que aida haja tempo de se fazer alguma coisa para reverter este quadro. Este é o meu sentimento, por que a região ainda não acordou para a gravidade dos fatos... ACORDEM

    ResponderExcluir
  4. Moro em Bagé, mas trabalha na Usina e gostaria de ver o nosso sidicato SENERGISUL mais envolvido e atuante nesta questão que se mostra tão grave, a partir de 2014. Idem com relação ao sindicato do Mineiros da CRM. É o nosso futuro profissional e o desenvolvimento da região que esta em jogo.

    ResponderExcluir
  5. Esta na hora de fazer uma grande mobilização, com todos prefeitos da região, cidadãos e lideranças. A questão é complicada; pergunto para a excelentíssima presidente da república Dilma Roussef e para o excelentíssimo Ministro do PMDB Lobão, o que será feito no curtíssimo prazo para compensar o impacto negativo que terá para o desenvolvimento da região esta política de perseguição ao carvão? Acredito que o debate sobre este tema será de grande relevância nesta eleição e os dois lados tem responsabilidade nesta questão, devendo uma resposta concreta à população e chega de blá, blá, blá! Só querem boquinhas na prefeitura, mas se não tivermos arrecadação não terá recurso nem para pagar o funcionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o anônimo da 07:08, precisamos de soluções, culpados somos tds
      que não avaliamos com cuidado o ¨voto¨ depositado na urna, o que faremos pós 2014?
      Já havia feito essa sugestão há algum tempo atrás, Tá mais que na hora de criarmos um movimento, paralalizações etc... até que nossa mobilização chegue a Brasilia, sou parceira.
      Sugiro uma mobilização independente políticamente, carregaremos somente a bandeira de DEFESA DO CARVÂO MINERAL, em defesa do pão nosso de cada dia.
      Quem sabe atravez deste blog lançamos esta campanha???!!!
      Abraço

      Excluir
  6. Clebismar Cougo de Oliveira9 de fevereiro de 2012 às 16:02

    Acabei de ler o texto muito bem escrito acima, e confesso que fiquei muito preocupado com os fatos. Sou funcionario do municipio e isso atinge a todos nos, já que a nossa prefeitura vai perder em arrecadação e isso vai refletir no vencimento dos servidores, estou solidário com os anonimos das 07:08 e 08:38 vcs tem razão vamos pelear pelo que é nosso juntos estaremos forte e vamos cobrar das autoridades que descubram uma saída para a nossa região, que não seja esta, estamos juntos nesta luta que é de todos nos. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Clebismar: você deu o verdadeiro enfoque. Nosso propósito, ao informar, opinar e divulgar amplamente na mídia, é estimular o debate que é de interesse do nosso município e região.
      Não revertida à atual tendência contra o carvão, o enfoque deverá ser a busca de alternativas, como por ex. o ciclo combinado de carvão e gás no complexo candiota.

      Excluir
  7. Porque a presidente Dilma pediu para o seu vice Michel Temer não se envolver nas eleições municipais, só porque é PMDB?

    ResponderExcluir
  8. Falando em PMBD, queria saber deste menino o Gesiel, que dizem que já saiu do PMDB, que vai trabalhar de carro, vai na casa dele todos os dias almoçar, e está sempre na frente da prefeitura; ele trabalha em serviços internos ou é algo como segurança externo?
    (Não quero pressionar mas esse comentario vai morrer na casca, ou seja não vai ser postado),tchau guris!

    ResponderExcluir
  9. vamos deixar de ser idiota e vamos nos identificar voces estão com Ciume desse menino sertamente voce mora enfrente da casa dele e fica bisbilhotando a vida desse guri sabe tem que te identificar se ele saiu ou deixou de sair do pMdB que tem a ver com isso ta presizaanddoo de um trabalho faz por onde merecer voce não conhece lei ou te faz de ignorante ta colocando o nome desse guri te cuida caluniador e tu vai pagar por isso saiba que diante dos homens tu ta te escondendo Mas diante dum DEUS Poderoso. tu não te esconde e diz a Biblia que tudo que tu plantar vai colher assim como esse menino se fizer alguma coisa errada vai pagar também PeRfEiTO é so JESUS CRISTO que conhece voce e esse menino portanto cala essa tua boca voce falou que esse comentario vai morrer na casca mas não morreu .seu Pablo muito obrigado por postar esses comentarios espero que esse tambem seja postado.vamos usar esse meio de comunicação para falar coisas boas ai a politica sera melhor não coloquem nome de ninguem faça politica direito ta anonimo das 06.43

    ResponderExcluir
  10. Como cuidam da vida do Gesiel...tem bastante gente desocupada em candiota...hehehe!!!

    ResponderExcluir
  11. Ouvi dizer q o proximo secretario de Cultura sera Marcio Viera com a indicação do Ver. Celso Santos, O QUE VCS ACHAM, Daniel Santos, ou Marcio Viera???

    ResponderExcluir
  12. Nem Daniel nem Marcio vieira sabem quem vai ser o no sec. de Cultura? CESAR VESTIPHAL podem escrever isso fonte segura depois me cobrem alguma coisa.

    ResponderExcluir
  13. Bah, nenhum nem outro, horríveis!!! Coloca lá a Júlia. nãnãonão , se não só vai haver rodeios, cavalgadas e mais cavalgadas, hehehehe , Talvez o gariba (daqui uns dias no pdt, escrevam),ou o pablo lima.

    ResponderExcluir
  14. EXTRA EXTRA - Marta Martins é pré candidata pelo ptb, isso PTB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de falar besteira anonimo, a martinha está filiadissima no PT e vai concorrer pelo Seival hahah. Filiou-se em 06/10/11.

      Excluir
    2. Tem um anônimo que pede prá o Ver. Vitor apontar o nº de Empenho que autoriza o repasse dos 200 mil prá Globo, então taí :
      Nº Empenho 2011009873 = 200 mil
      Nº Empenho 2011008400 - confira vc mesmo;
      Nº Empenho 2011005605 - confira vc mesmo;
      Nº Empenho 2011006124 - confira vc mesmo;
      Tudo somado dá mais de 208 mil tudo da saúde.
      Te convenceu ou quer que desenhe.

      Ass. Um colaborador

      Excluir
    3. Mas antes tem que ver se foi pago, empemho é uma coisa completamente diferente de pagamento, com certeza não iriam pagar antes de tudo acertado definido.
      Não defende o victor valentin por ele sempre foi contraas filmagens agora quer posar de bom moço, que dizer que era a favor, deve esta de brincadeira achar que vamos da bola para que victor valentin fala.
      Ele não passa de oportunista, sabemos que joga nos dois times quando leva vantagens joga na situação e quando quer algo joga na oposição, cara que não tem lado nem posição.
      Defende seus interesses proprio, resumindo seu bolso, mais nada. Pergunta para seus colegas vereadores até mesmo colegas de partido se confiam no victor valentin.
      Depois colocam a resposta aqui, veram que não estou enganado.
      CONHECEMOS RENGO SENTADO.

      Excluir
  15. Agora vamos falar em carnaval. Que carnaval antecipado é só em Candiota, estava muito bom, pena que foi só três horas a banda começou as três e parou a seis, e tinha bastante gente querendo mais.

    ResponderExcluir
  16. Já que a prefeitura de Candiota aposta em carnaval antecipado que eu acho isso valido, deveriam contratar um pessoal de outras cidades para organizar melhor os desfiles e ajudar na criação e escolha de alegorias, trio elétrico passando antes de cada bloco, preenchendo o espaço vazio, as pessoas ficam muito tempo de pé esperando e os mais velhos acabam se cansando e indo embora.

    ResponderExcluir
  17. Sem comentário o Folador estava ridículo desfilando de chapeuzinho cor de rosa, mas depois que ele anunciou a Escuela de Candombe, ele tirou o chapéuzinho será que era para reverenciar seu pai de santo que estava na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso só pode ser comentario de um recalcado de quinta categoria, tem gente que fica vendo que esta acontecendo, percebe que governo que defendem não tem como comparar, fica se mordendo de raiva, sabendo que vão ficar mais 4 anos chupando dedo e tentando falar bobagens.
      E religião cada uma escolhe a sua isso caisa de cada um, ou acha que teu partido não tem gente que é de alguma terreira?
      A esqueci que são superior a todos, são os bons.
      Vi falar que a um tempo atraz andaram fazendo uns trabalhodos fortes por sinal, diz as mas linguas que compraram uns cabritos nem pagaram estão devendo até hoje, olha caca que cairam, não da para brincar com isso.
      Novidade não pagar.

      Excluir
  18. O anonimo ai de cima falou em contratar alguém de fora,porque ja soube no carnaval,que ja tem osenor flavio que e responsavel desde a semana farroupilha para organizar os eventos,e quer que seja ele o precursor da ideia fala sério shshsshsu

    ResponderExcluir
  19. É uma pena que muitos usem um site tão inteligente como esse para fazerem comentários tão impróprios, fugindo totalmente do foco do assunto acima citado, não interessa a religião, o partido e até mesmo o time de futebol, o assunto em questão não é esse, vamos usar esse espaço que nos foi concedido com mais inteligencia. Parabéns Pablo e Taylor pelo excelente trabalho. Fica a Dica a todos aqueles que tiveram a infeliz oportunidade de ter acesso a internet.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.