quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Brasil puxa crescimento de energia eólica no mundo

RS possui potêncial de 10 mi megawatts e Hulha Negra je tem estudo para um parque eólico de 30Mw


Usina de energia eólica no Ceará. A energia dos ventos pode reduzir emissão de 10 bilhões de toneladas de CO2 até 2020. Greenpeace/Flávio Cannalonga.

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) publicou, no último dia sete, os dados atualizados de energia eólica referentes ao ano de 2011. Como tem sido o costume durante a última década, a fonte continua crescendo. O total de parques eólicos instalados no mundo apenas no ano passado foi de 41 mil MW, o que equivale a três usinas de Itaipu.

A China continua sendo o líder global, com um total de 62 mil MW em parques eólicos e um crescimento de 47% no último ano. O Brasil apresentou taxa até maior de crescimento (63%), saindo de 927 MW para 1.509 MW nos últimos 12 meses.

Este crescimento coloca o Brasil entre os 20 maiores geradores de energia eólica no mundo e se deve principalmente ao Proinfa, programa federal de incentivo às fontes renováveis de energia. No entanto, hoje com o custo de geração eólica mais baixo do mundo e leilões contratando mais de 7.000 MW da fonte, o grande boom de eólica no Brasil ainda está por vir, o que deve posicionar o país entre os dez maiores geradores até 2015.

RS tem potencial para 10 mil megawatts:

Com relação ao Rio Grande do Sul, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, “o estado caminha par ser um grande pólo de energia eólica. Temos potencial para chegar a 10 mil megawatts”, disse.

Além dos parques já em operação, a Odrebrech Energia, tem planos de investir R$ 400 milhões na construção do Parque Eólico da cidade de Rio Grande, com capacidade de gerar 117 megawatts e criar 600 empregos.

Já o vice-governador do RS, Beto Grill, liderou uma missão que foi ao Uruguai, na última semana, para debater sobre energia eólica e estabelecer um cronograma de ações para 2012.

No encontro ocorrido no dia 12 de janeiro, foi definida uma política conjunta que permita uma grande escala de produção de energia eólica. Para o vice-ministro da Industria, da Energia e da Mineração (MIEM) do Uruguai, Edgar Ortuño, esse foi mais um passo para o aprofundamento da cooperação, “e isso se dá em área importantes e estratégicas para os dois territórios que, elem de melhorar a capacidade de energia no Brasil e no Uruguai, contribuem para o cuidado com o meio ambiente”, disse. 

Hulha Negra já tem projeto de energia eólica

 Localização exata do parque. Fonte: Google Maps.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), elaborou análises preliminares de implantação de um Parque Eólico no Município de Hulha Negra.

A partir do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, foi buscado áreas de ventos expressivos a 100 metros de altura, perto de linhas de transmissão, de subestações e facilidade de transporte dos componentes. Com essas características Hulha Negra-RS foi o município escolhido.

O futuro parque fica, aproximadamente, 2 km a leste de Hulha Negra, na encosta sul da BR-293, numa altitude média de 230 m., com uma velocidade média dos ventos de 8,5 m/s.

O projeto, com potencial nominal de 30 MW, trabalha com a instalação de 16 máquinas Vestas V90 1.8 ou 15 máquinas Enercon E-82.

O estudo, disponibilizado em dezembro de 2009, conclui que Hulha negra tem ótimas condições de vento para energia eólica, além das referentes à rede elétrica e transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.