quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Promulgada Lei que autoriza queimadas nos campos

A Assembléia Legislativa promulgou na semana passada (30-01-2012), o projeto de lei 175/2011, que autoriza a realização de queimadas controladas nos campos. A proposta foi aprovada na última sessão plenária de 2011, com 28 votos favoráveis e 13 votos contrários. A nova lei somente está sendo promulgada agora, porque o governador Tarso Genro deixou passar o prazo e não vetou nem sancionou o projeto. Como a bancada do PT é contra a chamada “sapeca” dos campos, o deputado Adão Villaverde resolveu se licenciar do cargo para que nos anais do Parlamento a assinatura que transforma em lei o projeto aprovado em 21 de dezembro de 2011 seja a do vice-presidente da AL José Sperotto.

Assis Tadeu Barbosa Velho (PSDB), que trabalho pela aprovação do projeto, reapresentado pela Maria Helena Sartori, disse que assumiu como deputado estadual com o compromisso de levar adiante esta luta. “Ao ver a seriedade da proposta apresentada por deputados do PMDB e com o respaldo do estudo cientifico realizado pela Universidade de Caixas do Sul (UCS), tive a certeza da aprovação do projeto”, disse.

O deputado estadual Lucas Redecker, representando a Bancada do PSDB, participou da solenidade, realizada no Plenarinho da Assembléia. Redecker foi um dos mais aguerridos defensores da sapeca na Assembléia Legislativa, e lembrou da luta travada dentro do parlamento até a aprovação da proposta. “A tramitação do projeto de lei não foi fácil na Assembléia Legislativa, como é possível perceber, já que nem o governador nem o presidente da AL quiseram promulgar o projeto. No último dia de votações na Casa conseguimos o acordo para que ele fosse votado. Esta é uma vitória importante e de todos, especialmente para os produtores dos Campos de Cima da Serra”, disse Redecker.

De acordo com o deputado ainda, o projeto foi reapresentado na Casa atendendo pedido dos próprios produtores rurais para que, através de uma lei, pudessem exercer a sua atividade sem estar na ilegalidade. “O produtor rural não vai destruir o próprio patrimônio. É fato que nas áreas onde ocorre a sapeca o pecuarista tem a possibilidade de quadruplicar a sua produtividade e, por consequência, quadruplicar a sua renda”, disse o parlamentar.

As regiões montanhosas do RS, como os Campos de Cima da Serra, serão as principais beneficiadas pela lei. Nessa região, por exemplo, apenas 6% dos campos são mecanizáveis, o que torna inviável a roçada, e por isso a necessidade da sapeca. “É importante que tenhamos essa lei. Será positivo para os pecuaristas que criam gado, que poderão se programar para ter uma lotação maior no campo. Mas temos que lembrar que não podemos depender apenas da sapeca. Precisamos de uma política pública de melhoramento de campo nativo, que possa fomentar os produtores com, quem sabe, aquisição de sementes, calcário, ou até mesmo insumos agrícolas, para que o produtor não precise no futuro queimar o campo”, sugeriu o parlamentar.

A preocupação de deputados estaduais e produtores rurais agora é em relação a uma possível manifestação contrária do Ministério Público quanto a prática da queimada. Redecker sugeriu uma visita institucional do novo presidente da AL, Alexandre Postal, ao Ministério Público, acompanhado dos deputados que representam as regiões que utilizam a sapeca.

Fonte: site do PSDB do RS e Assembléia Legislativa do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.