terça-feira, 29 de maio de 2012

Cientec inaugura combustor de carvão mineral

O primeiro combustor piloto para converter carvão mineral em energia térmica no Brasil foi inaugurado nesta segunda-feira, 28, na Fundação de Ciências e tecnologia (CIENTEC), em Cachoeirinha, na região Metropolitana.

O responsável pelo projeto, engenheiro Rodnei Gomes Pacheco, afirmou que o carvão do Rio Grande do Sul é altamente reativo e que o combustor terá varias aplicações. Entre elas estão fornalhas, caldeiras, gaseificadores e incineradores. “Nosso objetivo é difundir essa tecnologia no Brasil e impulsionar o uso do carvão mineral”, observou.

De acordo como presidente da Cientec, Luiz Antônio Antoniazzi, o objetivo da fundação é desenvolver tecnologias mais eficientes e com baixo nível de emissão de gases poluentes. Os técnicos também estão estudando maneiras de aproveitar os resíduos da queima do carvão. “Fazemos pesquisas para achar uma forma de capturar o CO2 e transformá-lo em um produto com valor agregado”, comentou.

O equipamento era trabalhar em regime de fluidização rápida, nos processos de conversão de carvões e biomassas em energia térmica. A unidade piloto realizará testes avaliando o comportamento dos carvões nacionais sob diversas condições, fornecendo informações importantes para o meio científico e industrial. O projeto desenvolvido pela CIENTEC, dentro da Rede Nacional de Carvão Mineral, tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.