Conforme dados disponíveis no site do TCE-RS, o índice de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais tem média estadual de 4,56% e em Candiota é de 5,48% (FEE-2010).
Você acha que o analfabetismo em Candiota é superior a média estadual por que:
( )- Os professores são mal remunerados;
( )- Falta infra-estrutura física escolar;
( )- Falta qualificação pedagógica dos professores;
( )- Pouca visão das lideranças e agentes do meio escolar municipal.
( )- Outros motivos
Você pode participar até às 24h00 do dia 20/05/2012.
Enquete Anterior
- CONTRA, minha categoria não teve este aumento nos últimos 4 anos – 72,00 %
- A FAVOR, a lei permite – 28,00%.
Uma cidade que tem vale escolar de graça,escolas a noite,onde os alunos não pagam nada,para mim e outros fatores como estar acomodados,pois quem quer trabalha de dia e estuda a noite,não tem como colocar a culpa no governo de agora ou de antes,ou na estrutura das escolas,pois tem um monte de gente trabalhando e estudando.E só ter força de vontade.
ResponderExcluirDizer o que?
ResponderExcluirA Secretaria de Educação Nazionélia Ferreira, não tem ainda um mês de gestão, e foi viajar a Brasilia com a Primeira Dama Ana Scholl!
Certamente tras na sua bagagem soluções imediatas para combater o analfabetismo de Candiota. Ou não!
Pra mim esta enquete não nem pé nem cabeça.
ResponderExcluir1 - O analfabetismo, infelizmente, existe em praticamente todo o globo. Nos Estados Unidos mesmo, existe. Claro, menor que 5%,
2 - No Brasil, isto é um problema resultante, entre outros fatores, da colonização, da ditadura, das desigualdades sociais que reinavam e ainda se esforçam em imperar, enfim.
3 - Pesquisei um pouco e verifiquei que nestes mesmos dados divulgados pelo TCE-RS sobre o setor educacional de 2010, Candiota aparece como o terceiro município que mais evoluiu na aplicação de investimentos na Educação Infantil. Podem verificar. Ou seja, há um trabalho sendo executado.
4 - Se coloca o índice municipal (5,48%) como insatisfatório. Bem, o estadual (4,56%) também é. Pífia diferença.
5 - Para não me estender neste tema. Esta enquete atual em pouco auxiliará para algum benefício à comunidade local. A pesquisa anterior sim tinha fundamento. Agora, tá mais pra paródia eleitoreira.
Os motivos são muitos:
ResponderExcluir1- O atraso da região;
2- Ter cultura não é importante;
3- A visão de que basta uma idicação para se dar bem;
Convém salientar que há um esforço para mudar essa realidade que perdurou por muito tempo.Muitos alunos oriundos de Candiota já entraram na Unipanpa e vários na Escola Técnica Federal.
É visível a integração maior entre a zona rural e a urbana. Mas este é um trabalho que envolve "formação de seres humanos" não é algo que se resolva num click.
Eu discordo da pesquisa do TCE-RS, como diz um amigo desenhar o nome não significa estar alfabetizado, este trabalho começou no governo Lula de ensinar as pessoas a desenhar o nome, desculpa Silvia, mas Unipampa é com “M” regra básica do português.
ExcluirJoão Andre, no TP de 04/05 especula que a Prefeitura de Candiota esteja com problemas de caixa.
ResponderExcluirTenho como afirmar, que o pagamento de horas extras do pessoal motorista e de obras só foi pago por muita pressão dos funcionarios e até com apelo de vereadores e ex-secretarios.
O corte de horas extras, é apenas a ponta do iciberg do problema financeiro, haja visto as obras, que estão todas semi-acabadas e paradas!
Não seria agora, em pleno ano eleitoral que fosse parar obras e investimentos, muito pelo contrario.
Só que está a esse passo de tartaruga para não destapar de mais os pés...
beijos
AQUI VAI UM AGRADECIMENTO A TODAS AS PESSOAS QUE AJUDARAM A ESCOLINHA DE FUTBOL DA JOAO EMILIO A ARRECADAR RECURSOS PARA A ALIMENTAÇAO DOS MESMOS EM SAO LOURENÇO PARA DISPUTA DE UM TORNEIO REGIONAL ,SEM A AJUDA DE TODOS NAO SERIA POSSIVEL A REALIZAÇAO DE SSA VIAGEM, MUITO OBRIGADO .CLEO LUIZ E ALUNOS.
ResponderExcluir