quinta-feira, 31 de maio de 2012

Governo do RS estuda integração energética com o Uruguai

Tarso Genro se reuniu com representantes uruguaios em Montevidéu
Crédito: Caco Argemi/Palácio Piratini/Divulgação TC7
Ainda não é desta vez que os atuais governantes irão contemplar novos projetos energéticos a partir do carvão mineral gaúcho, em especial de Candiota. 

Conforme matéria veicula no Correio do Povo, desta terça-feira - 29, o Rio Grande do Sul poderá exportar gás natural para o país vinho a partir de projeto da Petrobras. 

Nesta terça-feira, o governador Tarso Genro participou de reunião da embaixada do Brasil em Montevidéu, juntamente com uma comitiva gaúcha e os embaixadores João Carlos de Souza Gomes (do Brasil no Uruguai), Rui Pereira (do Brasil no Mercosul) e Carlos Alberto (cônsul do Brasil no Uruguai) e representantes da Petrobras e Eletrobras. 

Além dos projetos previstos e dos acordos já estabelecidos para fornecimento de energia elétrica e eólica, discutiu-se a possibilidade do RS fornecer gás para o Uruguai. Isso seria realizado a partir do acordo firmado em fevereiro deste ano entre governo, Petrobrás e as coreanas Hyundai e Samsung para instalação de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) na cidade de Rio Grande. 

Atualmente, o Brasil tem dois terminais de regaseificação, um no Rio de janeiro e outro no Ceará. Um terceiro está sendo construído na Bahia. 

O investimento no RS pode chegar a U$ 5 bilhões e deve triplicar o volume de gás disponível no Estado. A tendência é que a planta de regaseificação tenha capacidade de produção de 7 milhões de metros cúbicos ao dia. Parte será destinada a fábrica de fertilizante e o restante será distribuído para geração de eletricidade e consumo industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.