terça-feira, 15 de maio de 2012

Novas Usinas de Candiota - Um sonho cada vez mais distante

Em matéria veiculada no site do “Jornal da Energia”, no último dia 8, o atual secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirma que o governo só voltará a contratar usinas movidas a carvão quando a fonte evoluir e, por meios de ganhos tecnológicos, aumentarem a eficiência e reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Para Zimmermann, ex-presidente do Conselho de Administração da CGTEE e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), colega da presidente no governo Olívio Dutra (PT/RS), simplificando, o carvão só volta aos leilões de energia quando for mais limpo. A propósito, tema objeto de postagem aqui no TC7, em 19-04-2012 (O caminho é a corrida pelo carvão limpo).

Márcio Zimmermann admitiu que empresários do setor vêm pressionando para que essas térmicas voltem a participar dos leilões, mas deixou claro que não deve ceder.

Diz o homem forte da presidente Dilma Rousseff no setor elétrico: “na verdade, isso tem uma lógica. O Brasil assinou um compromisso em Copenhage (para redução de emissões de CO2)”, justificou.

Zimmermann, também ex-ministro de Minas e Energia do governo Lula, reconheceu que o carvão é “uma das grandes fontes de energia do mundo” e que outros países não desistiram dessa forma de geração. Mas, para ele, a continuidade dos investimentos nessas plantas no resto do mundo levará à evolução de tecnologia para captura de carbono, o que reduzirá os problemas ambientais.

Quem lê este blog sabe que tais explicações do governo, para não colocação do carvão nos leilões, são de conhecimento até do humilde filósofo do Areal.

Mas venhamos e convenhamos, os “zimmermanns” que me perdoem, essa não é toda verdade, afinal de contas Eike Batista esta erguendo a maior chaminé de São Luiz, no Maranhão, para operação da UTE-MPX Itaqui, térmica movida a carvão, que terá capacidade instalada de 360 MW (equivalente a fase “C”- Candiota), com início de operação prevista para este ano.

Resta imaginar a onde fica o Maranhão? No Brasil ou na Argentina?

17 comentários:

  1. Como disse o prefeito no TP: "A presidenta Dilma é amiga de Candiota".
    Nunca na história desta cidade alguém disse que ela é inimiga de Candiota. Foi dito que ela é contra o carvão. E quem disse isso que agora se confirma foii o PSDB na campanha prá presidente.
    Se ela é amiga de Candiota e autoriza usinas no Maranhão, o que será que ela é para os maranheneses? AMISSISSIMA.
    Só falta dizerem agora que o CARVÃO DA COLOMBIA É MENOS POLUENTE E QUE ESTA ENERGIA JÁ ESTAVA VENDIDA.
    Digo a todos que só o presidente Lula é capaz de peitar o mundo e liberar outra usina prá Candiota.
    Já estou fazendo campanha pro Lula na próxima eleição.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado Sergio tu falar mau do governo e quando vc quer recurso para rádio e outras coisas mais tu vai com tua cara de pau e pede e ainda recebe, tu é daqueles que ficar emcima do muro e fica contente quando recebe a grana vai pedir pra ourta pessoa e para de falar mau recalcado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooh defensor cego dos (des)governos do PT. Tu leu o comentário do Sergio? Qual foi a inverdade escrita no comentário dele? Aponta no que ele mentiu ou se enganou. Te desafio a apontar e nunca mais acesso esse blog, seu cegueta apaniguado...E volta pro primário, pra aprender a escrever.

      Excluir
    2. Caro anônimo do dia 16/5 às 08:24h,vc deve ser bem próximo da adm atual.
      Primeiro eu não peço dinheiro prá rádio e neste item te desafio a me dizer mesmo que anonimamente quando eu pedi dinheiro prá radio. Nós temos uma Associação e eu sou simplesmente secretário e quando vamos solicitar algo para a prefeitura vamos com a diretoria. Toda a verba que nossa Associação conseguiu foi por convênio (tu sabe o que é convênio???)e não foi prá rádio.
      Nossa associação conseguiu sim dinheiro em 2009 com alguns membros da atual adm e recentemente R$ 6.500,00 sem convênio, sem caução, só fio de bigode, se é que vc sabe o que quer dizer isso, e não foi com o atual governo. Vamos pagar tudo.
      Não fico em cima do muro não, sou critico quando devo ser e elogio quando necessário e o que é mais visível - ME IDENTIFICO.
      Agora te pergunto: na minha postagem acima onde está no texto que eu falo mal (é mal viu!!!) do governo?? Falei sim que a Dilma é contra o carvão, aliás só reproduzi o que disse o PSDB na campanha e que agora está se confirmando. Isso não é falar mal (é mal) do governo.
      E tem mais vc se contradiz no que fala: se eu falo mal então eu não fico em cima do muro.

      Excluir
    3. Ao anônimo das 08:24 do dia 16...

      Quais as outras "coisas mais" que eu consigo com o atual governo??? Te garanto que não consigo nada mais do que é assegurado a todos.

      Quando me chamas de cara de pau eu te digo que isso eu não sou. Cara de pau eu seria se depois de fazer uma campanha em que fomos derrotado contra o PT eu aceitasse o convite do atual prefeito prá trabalhar em um departamento, isso sim seria MUITA CARA DE PAU.
      Fiz o contrário do que alguns fizeram, declinei do convite, e mesmo assim não acho que foi cara de pau daqueles.

      Agora se vc foi preterido por aqueles ex-contrários e quer chama-los de CARA DE PAU, por favor não me use.

      Excluir
  3. É notável e patético o mau humor do nosso prefeito.
    Ele percebeu que não vai ganhar essa eleição, e olha que não é por causa das obras iniciadas, mal feitas e não terminadas.
    Perderá por ser o responsavél, mesmo que indireto, pela não realização de leilões de venda de energia e por consequencia o fim da mina de carvão!
    Lamentável, quem tinha que estar de mau humor é nós, mas parece que ainda não acordamos para a dura realidade que se avizinha.

    ResponderExcluir
  4. O PT PARTIDO DOS TRABALHADORES ESTÁ ENTRANDO EM OFF.
    - JULGAMENTO DOS MENSALEIROS;
    - LULA NA REVISTA FORBES PATRIMONIO DE 2 bilhões, sim DOIS BILHOES!
    - CACHOIEIRAGATE;
    - TARSO NAO CUMPRE A LEI E NÃO PAGA FUNCIONARIOS;
    - O FALADOR NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO CARVÃO E NÃO TERMINA AS OBRAS E NÃO PAGA DIARIAS.
    É! O SONHO ACABOU...
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As viuvinhas estão com os nervos a flor da pele, estão sentindo que vão ficar mais quatro anos de fora, entendo que é muito dificil para quem sempre esteve com a teta, complicado mesmo.
      Mas quem são vocês para falar em pagamento foram os que mais não cumpriram cons todos pagamentos, isso não era forte de vocês, na verdade não sei o que ra forte.
      Mas vão ter que toma muita macugina.

      Excluir
  5. falam tanto do PT nos leiloes de energia mas me digam de que partido e o ministro de minas e energia

    ResponderExcluir
  6. Quero saber o que aqueles caras do pmdb, aqueles que sairam atrás de uma fantasia passageira, vão fazer quando o Odilo assumir em 1 de janeiro;
    será que fitas e rosauras e claudios vão seguir o menino maluquinho (não o do Ziraldo) para brasilia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi boa, ainda acha que pode acontecer isso?
      Tu que deve ser o menino maluquinho com pensamento desses, acha que povo de Candiota quer voltar ser como era?
      Deve estar de brincadeira, tempo de vocês já passou cai na realidade, nem odilo ou qualquer candidato que colocarem.

      Excluir
    2. Não, caro anonimo das 17:41. Se por acaso o F. perder a eleição, e tomara que não, porque aí o tsuname terá passado em Candiota. Mas se ele perder, esses que o anonimo citou voltam para as antigas bases. Coração de mãe sempre cabe mais um. Eles voltam, todos eles...Não é, velho guerreiro?

      Excluir
  7. Esse governo do Falador tá perdido. Fizeram uma festa na praça para as mães. A Prefeitura não colocou nada no site ofical, porque entendeu que foi um fracasso de publico, sem falar que na carreata dos colorados tinha mais gente que na praça.
    Eu disse pra voces que o Guri quer voces colocaram lá era fraco e não tem apoio do grupo da secretaria.
    Vai ser um fracasso atrás do outro.
    e quem perde com isso? Adivinha? Quem o colocou lá!

    ResponderExcluir
  8. nem existe mais viuvinha do PMDB em Candiota, tem viuvinha do PT por que os que fizeram campanha pro Marcelo estão todos trabalhando em autos cargos na prefeitura ganhando muito dinheiro até a secretaria na porta do prefeito é a mesma...enquanto quem é do partido dos trabalhadores ou então fez parte da coligação tem que implorar pra conseguir qualquer coisa. Acho que o FALADOR queria no fundo ser o Marcelo Gregorio não ta faltando nada.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei sabendo que o prefeito anda dizendo que pra perder as eleiçoes so que passe um tsuname em candiota.so tem um velho ditado quanto maior e a altura maior e o tombo sr prefeito?????

    ResponderExcluir
  10. Pior que o Odilo falou mesmo que vai aproveitar todos que se bandiaram para o PT;
    Até porque a ida deles para lá, fez diminuir um monte os seguidores do proprio PT, pois eles ficaram de fora!
    hahahahaha

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.