sábado, 1 de outubro de 2011

Metade Sul debate o desenvolvimento da região

Foto: Felipe Valduga
Representantes de diversos municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul, lideranças políticas estaduais e federais, e integrantes de instituições de pesquisa participaram, na quinta-feira, dia 29, de um seminário para discutir estratégias de desenvolvimento econômico e social para a região. O principal objetivo foi garantir soluções para localidades com presença de ações de agricultura familiar e assentamentos.

Responsável por sediar o encontro, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, ressaltou a necessidade de estabelecerem-se políticas públicas que garantam mecanismos para o fortalecimento da infraestrutura da região.

Entre as necessidades, foram apontados assuntos como melhorias no setor de abastecimento de água, de energia elétrica e de acessibilidade por meio de estradas.

Após a realização dos debates entre os presentes, quatro propostas tiveram seu parecer aprovado e serão encaminhadas. A primeira diz respeito a criação de uma Agência Regional de Desenvolvimento Econômico e Social. Tal iniciativa garantirá, por exemplo, mais inclusão aos movimentos sociais na busca de políticas públicas específicas e mais agilidade na busca de recursos junto ao Governo Federal, na medida em que deve ser contemplada diretamente pelo orçamento da União.

Ainda dentro das ações que serão trabalhadas estão: a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar e interministerial; a inclusão da região no programa federal Água para Todos; e a apresentação, por parte da Bancada Gaúcha, junto ao Ministério de Integração Nacional, de uma emenda parlamentar no valor aproximado de R$ 100 milhões, para a Metade Sul do Estado – já para o Orçamento de 2012 – para a execução de projetos de infraestrutura.

A atividade reuniu, ainda, representantes dos Ministérios da Pesca, da Agricultura, da Integração Nacional e da Educação, além de integrantes das secretarias estaduais de Educação e Desenvolvimento Rural, Incra, Funasa, Via Campesina e MST.

9 comentários:

  1. Vejam como ta andando bem o projeto (Folador Deputado) ele esta sempre em destaque buscando ser a liderança da região, so não se,i se mais um mandato aqui em candiota, com as vacas magras que estão ficando aqui, não iniciaria a curva descendente no projeto do Folador, porque não tendo os mesmos recursos para investir no municipio,o proximo mandato do folador não seria a sombra desse primeiro, o melhor pro Folador seria ter um cargo no governo do Estado ou Federal, e poder trabalhar com liberdade a nossa região e consolidar o seu nome olho no olho dos eleitores, e dois anos, como se sabe que o Folador é trabalhador, é mais doque o suficiente.

    ResponderExcluir
  2. O desenvolvimento da região passa por ações praticas, não so teoricas de seminarios onde o destaque é o homem e não as ações que beneficiam o homem; vejamos quanto pisicultura em candiota ja se vão quase tres e nada acontece, so discurso de agricultura familiar falida, e exodo das familias em direção a cidade,mas não pensem que é culpa do agricultor, é culpa da falta de ações praticas, do governo municipal, que fica adorando a si mesmo em seminarios,e tem dificuldades de colocar em pretica os projetos e ai tem que se associar a essas coperativas que em outras épocas tiveram o seu nome envolvidos em falcatruas, que DEUS tenha misericordia de nós candiotenses.

    Obs. esses problemas no campo afetam a nós aqui na cidade, essas ocupações nas areas verdes da cidade é um exemplo disso, éssas pessoas vão tirando o espaço do teu filho que tem que ir embora do nosso municipio em favor de pessoas que foram jogadas aqui em candiota com o titulo de reforma agraria.

    ResponderExcluir
  3. O Semninário deve ser para debater o SUB desenvolvimento da região e não desenvolvimento. É só um erro de grafia, que muda radicalmente o sentido da causa. Se não for aprovada a participação da energia elétrica gerada pela queima do carvão mineral no Leilão A -5, o que acontecerá com Candiota e com a região? Em cinco anos, quando a Fase C precisar vender energia em leilão e, for novamente impedido de participar, começará a derrocada de Candiota. Vai começar o êxodo de moradores para outras regiões com uma melhor perspectiva de futuro. A quem interessa essa situação? Os contrários à queima do carvão serão beneficiados com a estagnação deste município? O comércio de Candiota, hoje pujante, venderá seus produtos para quem? Como pode haver no nosso país situações iguais e julgamentos diferentes? Explico: como é possível o Brasil comprar carvão da Colômbia para queimá-lo em uma usina térmica no Maranhão e, não pode a energia elétrica de Candiota, gerada pelo carvão nacional, em quantidade suficiente para centenas de anos? Só pode haver interesse escuso, subreptício, nessa história.
    Desculpem pelo anonimato, mas se não for assim eu acabo pagando o pato. Ihh até rimou.

    ResponderExcluir
  4. E olhem que não so o povo de candiota vai sofrer, com o fechamento da usina,é vermos quantos onibus vem de fora de candiota trazendo pessoas para trabalhar aqui então a região que bote as barbas de molho.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a comprar carvão de fora é a politica do PT da Dilma,vamos ajudar os hermanos,e os Brasileiros que chupem o dedo e viva a colombia viva o Eiki Batista, abaixo..................

    ResponderExcluir
  6. E ainda tem emicências pardas de Bagé que são contra o carvão. Só tem titica de galinha na cabeça. Mas pra aparecer, dizem besteiras boca a fora. Te liga!

    ResponderExcluir
  7. Ha, e o arroz agroecologico, morreu, gostaria de saber, porque o municipio de Candiota botou muito dinheiro nesse negocio! pelo visto botou muito dinheiro fora, é triste porque como venho falando, o municipio não tem projetos a longo prazo,é so projetos eleitoreiros, que não tem fiscalização e nem cobrança por parte de ninguém, o povo de Candiota, tem que mudar os nossos representantes, no legislativo municipal,estamos refens de politicos, inuteis, e sem compromisso, com o nosso povo.

    ResponderExcluir
  8. Pergunto ao senhor Fabiano Oswald,onde estão os tanques para piscicultura,tem recurso a mais de ano do ministério da pésca e não sai nada, como tenho dito as pessoas erradas e despreparadas para lidar com dinheiro publico, meu prefeito Folador abre o teu olho, as coisas estão de mau a pior, e tu estás rodeado de aspones que estão te levando a boca rota, te cuida se não a casa vai cair, contigo dentro.

    ResponderExcluir
  9. Eu só quero reforçar os comentários que fizeram sobre fiscalização, temos nove vereadores que nada veem, nada enxergam, nada ouvem, se não vejamos quem será responsabilizado pelo grande desperdicio de dinheiro público que fizeram na Av. Luiz chirivino, qual vereador se preocupou em saber quanto custou a compra da quela quantidade de taxões?, quanto foi pago para a empresa coloca-los no lugar?, quanto pagaram para arranca-los do lugar?, quanto vai custar os remendos do asfalto que esta sendo destruido para poderem arrancarem os taxões? e o que farão com esta quantidade de taxões que foram rejeitados? isso é o que queríamos de um vereador, que questionasse de quem é a responsabilidade como pode um prefeito permitir que aconteça coisas desse tipo toda a população sabia que era ilegal a colocação desses taxões, menos o prefeito e ai a pergunta qual é o papel do vereador não é tambem o de fiscalizar? ou é só dizer amem a tudo o que o prefeito quer? por essas e outras tantas que concordo com os anônimos que falam numa renovação total na camara de vereadores de Candiota, vamos trocar os nove, vamos colocar na camara gente comprometida com o povo, com sua comunidade e não apenas com interesses pessoais que é o que vimos hoje... QUEREMOS SABER QUEM VAI PAGAR ESTA CONTA, ESTE VERDADEIRO DESPERDICIO DO DINHEIRO PÚBLICO????????????????????? ISTO ÉÉÉ UMA VERGONHAAAAAAAAA

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.