sexta-feira, 7 de outubro de 2011

OSCIP Vigilantes ambientais

Recebi o e-mail da colega Ketleen Grala, Presidente OSCIP Vigilantes Ambientais o qual reproduzo abaixo.

"Prezado Pablo,

Tendo em vista alguns questionamentos sobre nossa posição como entidade ambientalista, gostariamos de divulgar a visão de nossa OSCIP quanto a determinados pontos que abrangem as questões: desenvolvimento e meio ambiente pelo qual enviamos em abaixo nosso manifesto para apreciação e posterior divulgação, considerando que o blog Teclando 7 é importante veiculo de divulgação regional.



Tópicos Ambientais 


Tendo em vista questionamentos recebidos, a diretoria da OSCIP Vigilantes Ambientais considerou oportuno manifestar à comunidade o posicionamento da entidade a respeito de alguns tópicos ambientais importantes para Candiota.

Com relação à implantação do aterro sanitário regional, embora tenhamos acompanhado e discutido o assunto, houve diferenças de opiniões, por isso elas foram manifestadas individualmente, e não em nome da OSCIP. Até agora, o funcionamento do aterro parece confirmar a opinião dos que julgavam que o maior problema seria Candiota recusar a implantação de um aterro sanitário e continuar depositando seu lixo da maneira precária que era disposto anteriormente.

Quanto às invasões de áreas de cortinas vegetais arborizadas com eucaliptos, evidentemente repudiamos. Tanto pelo dano ambiental causado, quanto por entendermos que nada é mais prejudicial à conscientização ambiental que a velha falácia de justificar crimes ambientais com pretextos sociais. No ponto de vista ambiental não faz diferença se árvores são derrubadas por grandes empresas, pequenos agricultores, grandes movimentos sociais, pequenos empresários, ou por desempregados. Lamentavelmente a recuperação do patrimônio ambiental depredado não está a nosso alcance, mas esperamos que os órgãos competentes cumpram suas funções em defesa do meio ambiente. A contemporização de um crime ambiental deliberado e ostensivo seria um péssimo exemplo de impunidade a estimular novos crimes ambientais.

Com relação à instalação de usinas termelétricas no município, entendemos que a geração de energia representa grande potencial econômico para a região, e que feita rigorosamente dentro de padrões de controle pode ter os impactos ambientais reduzidos a níveis aceitáveis. Por isso não nos manifestamos contra a instalação da Fase C, nem contra a possível instalação da MPX. No entanto, a instalação de termelétricas tem um limite de sustentabilidade ambiental, e nesse sentido muito nos preocupa a atuação dos agentes políticos e econômicos da região voltada para a multiplicação desses empreendimentos, que constituem a forma mais rudimentar de exploração do carvão. Mais que isso, nos preocupa a falta de visão no sentido de buscar formas mais nobres e sustentáveis de exploração do carvão e de seus subprodutos, bem como de complementar a produção de energia termelétrica com produção de energias renováveis que constituem outro grande potencial da região.

No dia 21 de setembro, em comemoração ao dia da árvore, realizamos um mutirão na Área de Proteção Ambiental (APA) municipal. As atividades desenvolvidas permitiram aos presentes visualizar os grandes potenciais ambientais da área. No encerramento foi colocada uma placa de identificação, doada pela OSCIP, com o intuito dar um bom exemplo de iniciativa e de colaboração com o poder público na preservação do patrimônio ambiental. Com o mesmo intuito temos nos manifestado em audiências públicas de licenciamentos ambientais pleiteando a destinação de recursos de compensações ambientais para a APA. Em decorrência, recebemos visita de fiscais do IBAMA de Brasília, que reiteraram a importância da conclusão do processo de cadastramento da APA no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, iniciado há alguns anos e que atualmente depende de que o gestor da área escolha a categoria enquadramento.

Aproveitamos a oportunidade para enviar nossas congratulações ao Batalhão Ambiental da Brigada Militar e à Polícia Rodoviária Federal pelo empenho que têm demonstrado no combate aos crimes de caça, pesca predatória, queimadas e derrubada de mata nativa na região. E também à procuradora do MPF-RS, Paula Schirmer pela atuação com relação ao controle de poluição das fases A e B da Usina Presidente Médici.

Para finalizar, lembramos à comunidade que o somatório de pequenos danos ambientais causados individualmente por pessoas irresponsáveis, muitas vezes supera danos causados por grandes empreendimentos, com agravante de que normalmente é mais difícil flagrar e responsabilizar pequenos infratores. Por isso a sustentabilidade da preservação ambiental depende sobretudo da educação das atitudes individuais.

OSCIP Vigilantes Ambientais"

3 comentários:

  1. Blá Blá Blá...Só falam e não fazem nada pelo meio ambiente! Tão botando mais um mato abaixo na FF próximo ao antigo túnel de acesso a área de mineração da CRM, a poeira já era quase que insuportável com os bosques quero ver este verão sem eles.
    A claro como pude me esquecer que os privilegiados(NÃO É O MEU CASO) não ficam aqui no verão comendo pó.

    Fica o alerta já foi meio mato abaixo hoje dia 13/10/2011 daqui uns dias venho contar a vocês oque os vigilantes ambientais e os blá blá blá do meio ambiente fizeram para impedir.

    Espero que postem isso e que alguém venha se opor a situação. OBRIGADO!

    LoL

    ResponderExcluir
  2. e ai pessoal eu queria falar de outra coisa nao esse bla bla de politica e sobre a diretoria da escola neli betempes esta pessima digo nao horrivel ali o teu horario do aluno que a diretora diz e 13:00 horas so que tu chega 12:55 tudo bem estou cumprindo horario so que tu fica ate 13:14 esperando disso a diretora nao me venha diser que nao que eu provo pra ela tenho testemunha e alguma coisa gravado tambem no meu celular outra coisa pra um pai dum aluno entra la tem burocracia entedeu quando chega gente de fora que eles nem sabe da onde e tem acesso direto teve us cara aqui que bateran fotos das crianças e os pais pagaran adiantado e as fotos ate hoje nao apreceram reuniao neste colegio deve fazer um ano e meio que nao tem eu so queria que o joao roberto aparece mei de surpresa aqui no colegio por volta ds 13:10 que ele vai ver com seus propios holhos um abraço

    ResponderExcluir
  3. eu nao sou de politica mas falta um ano pras eleiçoes e ja estao se carneando 3 dias antes das eleiçoes vamos ter que trazer o quartel pra ca se nao vao se matar vamos calmar ai pessoal vamos fazer criticas costrutiva e nao maldosas tu pensa que esta ganhando com isso pelo contrario vc esta perdendo

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.