sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Spirulina e o Carvão – Uma esperança

O estudo inovador da FURG sobre captura de CO² pode ser um dos salvadores do carvão



Nos próximos dias a FURG, a convite da Câmara de Vereadores de Candiota, virá até o município fazer uma explanação sobre o projeto de cultivo de microalgas (Spirulina) para a biofixação e captura de co2 proveniente da queima do carvão.

O estudo diz que é possível que a Spirunila se desenvolva apartir da captura do CO² gerado com a queima do carvão o que pode se tornar um método inovador para o mundo, além de viabilizar os empreendimentos energéticos a base de carvão no Brasil.

Hoje, a Furg mantém lagos de cultivo de onde saem 70 quilos da alga por mês. Os pesquisadores transformam a spirulina em mais de 20 tipos de alimento, entre eles achocolatados, bolos, suco e macarrão, que são testados e distribuídos para escolas públicas de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

Segundo o professor Jorge Vieira Costa, coordenador do Projeto Spirulina, a alga é rica em ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e 6, e é a única fonte natural do corante azul ficocianina, um poderoso antioxidante que combate o colesterol e já reduziu tumores malignos em laboratório.

Os resultados mostram que as microalgas podem também ser cultivadas em plantas de energia elétrica para biofixar o CO2 proveniente do gás de combustão de carvão e contribuir para redução do aquecimento global.

É mais uma esperança. Podemos ter aqui do nosso lado uma solução mundial para captura de Co².

5 comentários:

  1. Será que esse milagre, estava tão perto!!!!! : não creio, porque hoje oque precisamos é uma decisão politica da nossa presidenta Dilma PT, tenho visto os esforços, feitos pelas entidades de candiota e região,mas eles tem sido infrutiferos, então oque nos resta, é o consolo da Spirulina, é brabo ter de aturar essa realidade, parece piada, da vontade de chorar,a nossa Candiota nas mão da presidenta que trabalhei para eleger e hoje me vejo de mãos atadas.

    ResponderExcluir
  2. Ainda me lembro dos leros nos palanques:
    NÃO vote no Serra ele contro o carvão, vote SIM na Dilma, pois ela é comprometida com o carvão!
    E eu acreditei!
    Agora não adianta chorar.
    O carvão, nossa maior riqueza, já era!
    Por culpa da Dilma e do PT.
    Nunca mais coto em nenhum PT.

    ResponderExcluir
  3. Com referência às vozes de palanque e carro som eu me irritava quando passava um caminhonete velha e com a voz do sérgo brito que dizia alto e bom som:
    VOTE SERRA - SALÁRIO MINIMO 6OO REAIS...
    SERRA É A FAVOR DO CARVÃO..
    e eu mais minha familia acreditamos ao contrário.
    Votamos no folador que se dizia amigo da Dilma e que ela era a favor do carvão.
    E ai folador e agora to esperando??:?

    ResponderExcluir
  4. Por isso que não devemos simplesmente acreditar nos dirscursos em palanques ou carros de som, e tão menos misturar politica com amizades,pois mesmo sabendo que a maioria da população Brasileira não é politizada, e isso ajudaria muito a melhorar a democracia no país, a verdade é que o eleitor tem que valorizar seu voto e saber que ele refelte e pode decidir o seu futuro e de todos os outros por 4 anos, e não por 3 ou 4 meses de estagio, ou 1 ou 2 anos de cc, ou até tem gente que troca por uma ou meia dúzia de cestas Básicas etc...minha gente vamos ter consciência para as próximas eleições... comecem a refletir sobre isso.. SEU VOTO É TUA ÚNICA ARMA, PÕE O TEU VOTO NA MÃO!! ABRAÇO! DANIEL SANTOS

    ResponderExcluir
  5. Quanta spirulina será necessária para fixar mais de 4 milhões de toneladas de CO2 emitidas por ano? Patético...

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.