sábado, 8 de outubro de 2011

Preocupado com Sul, ONS quer mais geração térmica nos leilões

O Operador Nacional do Sistema Elétrico voltou a mostrar preocupação com o atendimento da região Sul do país. Para Hermes Chipp, diretor-geral do ONS, a região precisa de mais geração térmica para sustentar o atendimento do mercado. Por isso, ele quer mais termelétricas nos leilões de energia do país. O executivo lembrou que a Empresa de Pesquisa Energética está concluindo um estudo de uma nova linha de transmissão entre Sul e Sudeste, que vai reforçar o fornecimento regional.

"A transmissão não representa a solução recomendável plena porque precisa de energia para transferir. Se houver uma coincidência de períodos críticos no Sul e outras regiões pode haver problemas no atendimento", disse o executivo à Agência CanalEnergia após participar da abertura do 8º Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico nesta terça-feira, 5 de outubro, que acontece no Rio de Janeiro. Ele acrescentou que a solução para a região é geração.

"Todo subsistema tem que ter uma complementariedade térmica para enfrentar situações críticas. Mas o Sul precisa mais por conta das características", salientou Chipp. Durante palestra, o executivo disse que deve-se aproveitar o gás ou carvão para geração, salientando que a escolha deve ser pelo menor custo para o sistema.

Ele disse ainda que está se tentando concilicar, dentro do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico, as visões do planejador, que é mais voltada para o custo, com a do operador, que é mais voltada para segurança com menor custo.

Um comentário:

  1. Parece que a unidade a gás da Petrobrás de 1200 MW em Rio Grande deve sair do papel. Mais detalhes http://www.gasnet.com.br/conteudo/5655

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.