sábado, 15 de outubro de 2011

O carvão mineral gaúcho e a geração de energia térmica

Por: Elifas Simas
Diretor Presidente da Companhia Riograndense de Mineração - CRM


Nesse momento em que o carvão mineral ficou de fora dos leilões A -5, apesar da grande campanha iniciada no sul do país em favor da sua valorização na geração de energia, cabe destacar alguns pontos sobre a questão. O Ministério das Minas e Energia prevê, no seu Plano Decenal de Expansão de Energia 2019, crescimento médio de 5,8% ao ano nos próximos dez anos. Tal cenário estima a capacidade instalada de geração elétrica em aproximadamente 167 Gigawatts para dezembro de 2019, exigindo a expansão de 5.890 megawatts ao ano até lá.

Nesse contexto, as usinas térmicas a carvão mineral constituem-se em alternativa viável, devendo ser priorizadas, mesmo que outras formas de produção energética sejam importantes e tenham expansão prevista pelo referido Plano. As termelétricas podem operar em regime de carga fixa ou variável e complementar ao Sistema Interligado Nacional, sendo tal flexibilidade sua principal vantagem competitiva. Além disso, a geração termelétrica com carvão nacional não apresenta riscos de variação cambial e não onera o balanço de pagamentos do país.

Sob a ótica ambiental, as emissões de partículas SO2 E NO3, grandes causadores de poluição de usinas térmicas a carvão até a década de 80, foram reduzidas e controladas. Por outro lado, as tecnologias de queima limpa disponíveis atualmente contribuem para que as emissões das termelétricas a carvão mineral estejam de acordo com a legislação ambiental do Brasil.

As reservas de carvão no sul do país, estimadas em 23 bilhões de toneladas, podem garantir o abastecimento de um parque térmico de grande porte. Durante o atual Plano Decenal de Expansão de Energia, até 2019, seria possível aumentar a geração termelétrica a carvão mineral dos atuais 1.765 megawatts para algo próximo de 4.500 megawatts desde que não sejam criados impeditivos à sua participação nos leilões previstos para atender a demanda do período. Nos últimos dois anos, projetos baseados no combustível carvão mineral sofreram impedimento para a participação nos leilões de energia nova.

Por isso é fundamental a luta para que a geração termelétrica a carvão mineral seja incluída no projeto da matriz energética nacional. Tal fato possibilitará investimentos da iniciativa privada de até R$ 7,5 bilhões de dólares nos dois estados do sul, com significativa geração de renda e de empregos, diretos e indiretos, em regiões fortemente necessitadas - metade sul do estado (Candiota e Cachoeira do Sul), baixo Jacuí (região carbonífera) e região de Criciúma, em Santa Catarina.

19 comentários:

  1. Que belo movimento foi feito nesta sexta em porto alegre. O interesse pelo carvão e usina só não comove a Presidente Dilma. E como noticia rui corre rápido nos chega a noticia que a presidente Dilma deu um chá de banco no Folador e não o recebeu. Aí é de se perguntar: MAS NOSSO PREFEITO NÃO ALARDEAVA AOS 4 VENTOS QUE ÉRA ASSIM ÓÓÓÓ (amicíssimo) DA PRESIDENTA. E como é que uma amiga deixa seu amigo a ver navios e não o recebe???? Será que ele é tão chegado assim???

    ResponderExcluir
  2. Falador nunca foi chegado a Dilma.
    Ele sempre mentiu pra nós.
    Aos poucos a verdade vem aflorando.
    Esse prefeito é um embuste, que infelizmente
    ajudei a criar!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Visitando amigos em Candiota.
    - Mas o que é essa rua em frente do clube
    de Lassance, veio um onibus em minha direção e
    tive que entrar em um buraco cheio de agua, bem no centro da cidade.
    - Que vergonha!

    ResponderExcluir
  4. Sr. TAYLOR!
    Estamos preparando material para colocarmos
    na rodovia Miguel Arlindo Camara (já consiguimos autorização de um local) um outdoor referente ao assunto RENOVAÇÃO do Legislativo de Candiota, ainda estamos discutindo e aguardando uma consulta que fizemos sobre a legalidade desse anuncio publico na rodovia, sem pizarmos na lei eleitoral;
    mas tudo ta caminhando bem.
    Enseguida vamos colocar a placa de grande visibilidade.
    Nosso objtivo é a valorização do nosso voto.
    Queremos que nosso voto tenha valor pra nós eleitores e não para barganha ou moeda de troca do edil.
    Obrigada pelo espaço

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 20:13h:
    P A R A B E N S pela iniciativa. É isso que está faltando em Candiota: reovação na nossa casa do povo!!!! MUDANÇA FAZ BEM E OXIGENA A DEMOCRACIA. RENOVAÇÃO SÓ SE FAZ COM MUDANÇA!

    ResponderExcluir
  6. Que feio em Falador, a Dilma não aceitou te receber na audiencia de ontem em Porto Alegre, mas tu sempre nos disse que eras muito amigo da companheira, mas então esta era mais uma mentira tua? sim pois quem é amiga e do mesmo partido não recebe nem o cara sendo prefeito, aiaiai e agora escrevendo estas linhas me veio a cabeça uma dúvida, será que a dona Dilma não esta querendo incluir o nosso CAVÂO no leilão por causa de alguma birra com o senhor Falador seu ex amigo???? quem sabe o Falador não se afasta desse movimento para facilitar as negociações???

    ResponderExcluir
  7. O nosso prefeito esta querendo se coligar com o PMDB, pois está trazendo o pessoal de lá para trabalhar na prefeitura, deixando o nosso pessoal de fora, aqueles que se venderam será que na reta final vão continuar a defender o prefeito, ou é mais um golpe que vem por ai, pode ser, na politica tudo pode acontecer, hoje sou Pt amanhã não sei, nunca gostei do Folador.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...15 de outubro de 2011 19:47
    Isso foi mais uma grande obra da ex administração,isso legado das grandes obras que falam que foi feito pelo PMDB, e não tem que concertar tem que deixar, isso para mostrar as grandes obras que foi deixado a grande qualidade unido com as grandes obras.

    ResponderExcluir
  9. Também vi falar que homem que se diz salvação de Candiota não foi, isso que ele é salvação,imagina se ele não gostasse de Candiota.
    Que pessoa boa ele não se presta a lutar por Candiota, isso que ele não é prefeito agora (graças a Deus e a Candiota) duvido um dia ele fazer algo, lutar por alguma melhora, nunca foi humilde.
    Mas bom povo ve que puro interece pessoal dele e do partido dele.
    Mas uma vez prova que esse cara bom que muitos defendem, mas hoje são poucos que a mascara caiu.Mas fica pergunta porque ele não foi já que se diz que ama Candiota, eu sei que ele ama. $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ResponderExcluir
  10. BOA TARDE SOU MORADOR DE SEIVAL , ACHEI Q SÓ MEU BAIRRO ESTAVA ABANDONADO SUJO MAU CUIDADO PELA PREFEITURA MAS VI DOMINGO NA RESIDENCIAL A PRAÇA NUMA SUJEIRA INCRIVEL A GRAMA DA PARA SE ESCONDER O PIOR E VER A SECRETARIA DE CULTURA TB NESSE ESTADO ALEM DO PREDIO SUJO INCRIVEL COMO ESSE GOVERNO CONSEGUIU ILUDIR TODO MUNDO TIVE A CERTEZA QUE NAO SO O MEU BAIRRO MAS TODA A NOSSA CANDIOTA ESTA LITERALMENTE SUJAAAAAAA.

    ResponderExcluir
  11. Amigo anônimo: nao vistes nada ainda. Aqui na Residencial, a secretaria de cultura está sendo engolida pelo matagal e o pastiçal tomando conta. Quando tu chegas ali paara alguma coisa o que tu vê é os empregados tomando aquele gostoso chimarrão e cultivando a cultura gaúcha. Qualquer hora é hora. Nem aí pro povo!

    ResponderExcluir
  12. Aqui na joao emilio nao temos praça para nossas crianças,posto de saude ate as 14:00hs no maximo com pouquissimos medicos durantes todo o mes alem de ter que adivinhar que vai ficar doente pois as fichas tem que ser marcadas antecipadamente acredite,pavimentaçao parada, ruas cheias de barro e buraco um trabalho lento e mal executado,ja parou e iniciou varias vezes,beneficio da prefeitura apenas para alguns do partido.
    As paradas se encontram com um mal cheiro insuportavel,a noite vira boca de fumo a policia mal passa por nossas ruas,o colegio nao tem uma pracinha descente para a pré escola o que resta fica no sol,e o resto deixo para proxima se alguem se manifestar devendendo o contrario.

    ResponderExcluir
  13. Os médico da Prefeitura, deixam muitas vezes de atender o pessoal com fichas nos diversos postos, porque tem que sair mais cedo para acompanhar o Secretario de Saúde ANCELMO CAMILLO, em visitas particulares em residencias de eleitores.
    Isso aconteceu com um vizinho meu, bom para meu vizinho, mas os que não tem acesso ao secretario o que fazem?

    ResponderExcluir
  14. que pessoal bem falador não tão vendo que a secretaria de obras ja esta dando jeito na limpeza. la na residencial ja começou a praça a cultura a escola o campo de futebol ta tudo sendo limpo daqui uns dias vão até o seival deixar tudo limpo la. e em todos os bairros. o artemio é um bom secretario e temos de ter conciencia são muitos bairros a atender.
    Fabiano

    ResponderExcluir
  15. Seu Fabiano, antes de defender teu padrinho político, cuida melhor da tua secretaria de agricultura.
    Nos diz o que o vereador Celso Santos foi fazer em Ijui (não é a terra dele ?) no dia 07-08-2009, com diárias pagas pela tua secretaria, para ficar borboleteando na volta do Banrisul e do escritório da antena. Que imoralidade em seu Fabiano. Será que teu prefeito sabe disso?

    ResponderExcluir
  16. Que inveja heim anonimo vc tem da cultura,vc viu que era a unica secretaria que estava na midia com realizações boas,e agora quer ralar,mais perde seu tempo pois nós da residencial,sabemos quem vc e,e provalvelmente os outros,não adianta vc não volta para ser secretário de novo,nimguém te suporta aqui,muito menos lá na cultura.

    ResponderExcluir
  17. Ba, mas como tem gente que cuida da vida do vereador Celso Santos ein. Com certeza se ele fosse um mal vereador não estaria no seu terceiro mandato consecutivo e digo mais, esta se encaminhado para mais um. Quero parabenizar o vereador Celso Santos e sua assessoria, pois basta ler os jornais e ler o seu blog que ali estão todos os trabalhos desenvolvidos pelo gabinete do vereador Celso Santos. Mas no minimo essas pessoas que criticam tanto o vereador devem ser ligadas a pessoas que tem algum rancor com ele. Espero Pablo com sinceridade que você deixe esse comentário ir ao ar, não o remova por favor.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo do dia 18 11:37, ultimas do blog do vereador Celso, no dia 22-09-2011 o vereador pediu melhor qualidade no sinal de televisão, olha o horário 12:08, deveria estar trabalhando, dia 27-09-2011, pediu uma comissão de saúde para acompanhar os mineiros “isso diz respeito a CRM”, pelo menos se tivesse a ampliação da pesquisa para os moradores da sede do município, postou o comentário às 10:11, deveria estar trabalhando, dia 10-10-2011, entrou com ante-projeto de lei, valorização do servidor publico, vale alimentação de 12,00 reais por dia de janeiro a novembro e em dezembro 100% do valor, primeiro não se valoriza o servidor pela barriga, o servidor tem que ganhar bem é na 1º linha do contra-cheque, para não me alongar você não tem noção do que diz, na duvida procure alguém do Sindicato dos Mineiros ou até mesmo do município, até mais.

    ResponderExcluir
  19. pobre celso!
    vai ter que fazer mais para se reeleger
    ficar na volta do banrisul, prefeitura e escritorio de advogacia vai ser pouco
    o jeito é TRABALHAR!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.