quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Utilidades para a cinza do carvão mineral

Ontem a tarde, integrantes da Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) desenvolveram, em Candiota, um painel denominado “A importância do Carvão Mineral como Fator de Desenvolvimento da Metade Sul”. O foco do encontro foi apresentar os serviços da entidade e demonstrar possíveis utilizações da cinza gerada a partir da queima do mineral em usinas de geração de energia elétrica.
O encontro foi dirigido, em especial, para integrantes do poder público e empresários com interesse no aproveitamento desta matéria-prima. O evento foi uma realização da Prefeitura de Candiota, da Câmara Municipal de Vereadores e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), articulado pelo vereador do município, João Couto.


Como salientou o superintendente de produção do Cientec, José Aloísio Kunzler, a meta da atividade foi divulgar as pesquisas da Fundação – principalmente de tecnologias com base neste tipo de cinza.


Redução do impacto ambiental


Kunzler lembra que este tipo de tecnologia existe há mais de dez anos, porém possui certas dificuldades de disponibilização junto às entidades públicas e privadas. Ele salienta que, o simples fato de transformar a cinza em um subproduto auxilia no processo de diminuição do impacto ambiental. “A partir do momento em que esta cinza, que nem sempre possui uma destinação final satisfatória, é utilizada em um processo de reaproveitamento, reduzem-se os resíduos ainda existentes”, salientou.


Iniciativas viáveis

No encontro, dois projetos específicos tiveram destaque: a produção de tijolos de alvenaria com base nesta matéria-prima e a pavimentação de estradas de terra a partir da mistura da cinza com cal hidratada – ou mesmo a partir de cinza pura.
Conforme o gerente do Departamento de Meio Ambiente da Fundação, José Eduardo Mallmann, este reaproveitamento também possui benefícios financeiros. “Temos um cálculo onde comprova-se a viabilidade de processos como este em áreas onde existam usinas termelétricas, como no caso de Candiota. Esta viabilidade, que traz certas vantagens econômicas, atinge um raio de até 200 quilômetros de distância de uma usina”, relatou.


Mallmann destaca, contudo, que qualquer tipo de empreendimento como este exige, antes de tudo, uma avaliação de capacidade de demanda e de atendimento antes de ser implantado.


Grupo técnico de apoio ao carvão mineral

Um dos encaminhamentos dado, foi a criação de um grupo técnico de cientistas para elaboração de uma nota técnica sobre os benefícios nos investimentos no carvão mineral, bem como as divulgação das pesquisas que vem sendo realizadas para a eliminação e captura do CO2. O grupo terá o apoio dos cientistas do CIENTEC e ainda serão convidados técnicos da UFRGS, FURG, CRM e CGTEEE.

Um comentário:

  1. Esse vereador que ai está com essa idéia de aproveitamento da cinza do carvão, será que ele não tem nada mais produtivo, bem como fiscalizar o executivo municipal; ha esqueci, que ele é muito bom em ameaçar em expulsar os moradores aqui da vila residencial das suas casas, é so perguntar ao Artemio que ele sabe deu até reunião com a associação de moradores da vila residencial.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.