sábado, 8 de outubro de 2011

Pesquisa mostra intenção de voto para prefeitura de Bagé

Pesquisa da empresa Kepeler Consultoria em parceria com o Sul21 mostra um cenário de equilíbrio na corrida pela prefeitura de Bagé, a um ano da eleição municipal. O atual prefeito Dudu Colombo (PT) e a vereadora Adriana Lara (PTB) rivalizam a disputa, com vantagem para o petista na pesquisa espontânea e para a petebista nas pesquisas estimuladas. A diferença entre ambos, porém, está dentro da margem de erro da pesquisa.

A Kepeler Consultoria ouviu 400 eleitores de Bagé entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.
Espontânea

Na pesquisa espontânea, o atual prefeito Dudu Colombo (PT) aparece com 22,8% das menções dos entrevistados. O ex-prefeito e atual secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi (PT), aparece com 18,8% das intenções de voto. A vereadora Adriana Lara (PTB) recebeu 10% das menções.

A maioria dos entrevistados, no entanto, informou na pesquisa espontânea que não sabe em quem irá votar (23,5%). Outros 9% preferiram não informar a intenção de voto.

Pesquisa espontânea sobre a intenção de voto para a prefeitura de Bagé. No item "outros" estão agrupados os candidatos que tiveram no máximo 1% das menções | Fonte: Kepeler Consultoria
Estimulada

Na pesquisa estimulada, na qual é apresentado aos entrevistados um disco com os nomes dos candidatos, a pesquisa montou dois cenários.

No primeiro deles, a vereadora Adriana Lara (PTB) aparece com 37,8% das intenções de voto, seguida pelo prefeito Dudu Colombo (PT), com 36,5%. A diferença fica dentro da margem de erro, portanto, há empate técnico entre os dois. Sílvio Machado (sem partido) tem 5% das intenções de voto, Edegar Franco (sem partido) tem 2,3% e Gustavo Moraes (PMDB), 2,3%.
Neste cenário, o percentual de eleitores que votariam em branco ou nulo, ou não souberam nem informaram em quem votariam, é de 15,3% no total.

Cenário 1 - Pesquisa estimulada sobre a intenção de voto para a prefeitura de Bagé | Fonte: Kepeler Consultoria

No segundo cenário, com a presença do peemedebista Fernando Teixeira, Colombo e Adriana Lara mantêm o empate técnico, mas com uma diferença mais apertada. Adriana Lara (PTB) aparece com 36,5% das intenções de voto e Dudu Colombo (PT), com 36%. Sílvio Machado (sem partido) tem 5,5% das menções, Fernando Teixeira (PMDB) tem 3,8% e Edegar Franco (sem partido), 2,8%.

Neste cenário, o índice de brancos, nulos, não souberam responder e não informaram foi de 15,5%.

Cenário 2 - Pesquisa estimulada sobre a intenção de voto para a prefeitura de Bagé | Fonte: Kepeler Consultoria
Rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição dos pré-candidatos junto ao eleitorado de Bagé. A rejeição mais alta é de Fernando Teixeira (PMDB) – 25,3% dos entrevistados disseram que não votariam no peemedebista. O percentual foi de 20,5% para Dudu Colombo (PT). Sílvio Machado (sem partido) e Jussara Carpes (na época da pesquisa, no PT) tiveram 10% de rejeição. O índice foi de 7,5% para Adriana Lara.

Rejeição na intenção de voto para a prefeitura de Bagé | Fonte: Kepeler Consultoria

A pesquisa Kepeler/Sul21 também perguntou aos entrevistados quem eles consideram o candidato mais preparado para administrar Bagé, independente das simpatias políticas do eleitor. Neste quesito, Adriana Lara aparece com 38% das menções, enquanto Dudu Colombo tem 36%. Sílvio Machado recebeu 6% das respostas, Jussara Carpes 2,5%, Fernando Teixeira 2,3% e Edegar Franco 1,5%.

O levantamento também questionou aos eleitores por quais partidos eles têm simpatia ou antipatia. A maioria dos entrevistados (61,8%) afirmou não ter simpatia por nenhum partido. O PT é o partido preferido de 29,8% dos eleitores bageenses. O PMDB teve 2,8% das menções e o PDT 1,5%.

De acordo com a pesquisa, 79,3% dos entrevistados disseram não ter antipatia por nenhum partido. Disseram ter antipatia pelo PT 7,8% dos entrevistados; pelo PMDB, 3,3%; e pelo PSDB, 2,5%.

Leia aqui a matéria completa, com nota metodológica, no Sul21

25 comentários:

  1. Bah! Estou certo então.
    Ontem postei um comentario sobre a renovação do executivo das preFeituras, e realmente este cenario esta se confirmando através de pesquisas;
    Bagé vai ganhar Adriana Lara do PTB.E com certeza em Pinheiro Machado e Candiota NÃO serão reeleitos os atuais prefeitos. Aguardem.

    ResponderExcluir
  2. O Folador já colheu os primeiros frutos (?) de dizer que o Paulo Brum vai ser o vice dele.
    O Tailor veio rasgando no jornal de hoje (Tribuna do Pampa).
    É de arrepiar.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal! O Paulo Brum vai ser candidato a vereador, e já esta até trabalhando para isso.
    Quem quiser comprovar vá hoje e amanha na Assembleia de Deus , que esta de Concresso, que ele estará ali na porta atuando como porteiro/recepcionista cumprimentando a todos e na saida dá bala e pirulito a todas crianças.
    É só conferir.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Prá o Folador que dá entrevistas dizendo que já está certo ser o Paulo Brum seu vice o que lemos no tribuna hoje é apenas o começo. Conheço pouco o seu tailor mas se ele fizer UNDÉCIMO do que fez com Odilo em épocas anteriores, o FOLADOR TÁ FERRADO. Aconselho às pessoas a assinarem o Tribuna, pois vem mais muito mais coisas por ai.
    Agora a verdade precisa ser dita e felizmente temos um Tailor prá nos alertar pq o PMDB tá mais prá água morna do que prá oposição.
    Agora quem sabe vcs do pmdb tirem umas cópias da matéria e distribuam por ai.

    ResponderExcluir
  5. Com relação ao que foi falado sobre o P.Brum na igreja dele é tudo verdade, minha esposa vai lá e tenta se esquivar dele que sempre sai atras dela para cumprimentá-la, até já comentei isso com o Pastor João.
    O cara é chato, se acha, pensa que tá agradando, com essa posizinha de porteiro recepcionista, mas talves ele pensa que esta agradando.
    Vai saber, né?

    ResponderExcluir
  6. cara!
    processa o cara por assédio!
    é serio não vou gozar desse teu comentario não.
    mas eu sei que ele faz isso mesmo.

    ResponderExcluir
  7. EU TENHO CERTEZA QUE AQUI EM CANDIOTA NÃO HAVERÁ REELEIÇÃO, NÃO SEI QUEM GANHARA MAS O FALADOR VAI DEIXAR O GOVERNO E POR VARIOS MOTIVOS.

    ResponderExcluir
  8. Na eleção passada, o Folador tinha quatro vices prefeito e acabou dando o Paulo Brum, os outros ficaram chupando o dedo,hoje a coisa ta mais dificil para o Folador, porque ele tem a prefeitura na mão e néssa troca ou barganha alguém sempre quer alguma coisa, antes ele o Folador não se comprometia com ninguém, so dizia que quem ajudace a carregar o piano iria tocalo, apesar de muita gente não ter nem chegado perto do piano quanto mais tocalo, ja se sabe que o Folador não cumpre com suas palavras, então esse espaço tem de ser garantido antes da eleição e bem amarrado, porque o Folador não respeita companheiro de trincheira, e da para nominar mais de uma duzia de companheiros deixados pelo caminho pelo Folador, abram bem o olho.

    Gostaria de deixar os parabéns, ao Taylor Lima, pela matéria publicada no tribuna do pampa,tomara que saia aqui no Blog T7.

    ResponderExcluir
  9. E os animais soltos aqui na vila residencial, quando será que vão resolver essa situação, será quando morrer alguém, num acidente com animais,eu li no jornal oficial da prefeitura, o (TP) que a prefeitura tinha resolvido essa situação, mas pelo visto é mais uma mentira, do senhor (Falador), até quando vamos aturar essa situação, sem comando na prefeitura, e sem representantes no legislativo, mudança JÁ.

    ResponderExcluir
  10. VOU REPETIR: (POIS OUTRA VEZ FIZ ESSE COMENTARIO E O PABLO NÃO POSTOU, LEMBRA?)
    - SE O FOLADOR CONSEGUIR FAZER FUNCIONAR O SERVIÇO DE PRENDER ANIMAIS SOLTOS, QUE PODEM CAUSAR ACIDENTES E OUTROS DANOS, SEM DUVIDA ESSA SERÁ A SUA MAIOR OBRA EM TODO O SEU MANDATO!
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  11. Estive hoje durante o dia na assembléia de Deus, e é verdade o Paulo Brum de recepcionista é um sarro, o homem está enlouquecido querendo agradar a todos que ali chegam para um evento que ocorre nessa igreja durante todo o dia de hoje.

    ResponderExcluir
  12. tu ta ratiando em falar do paulo brum assim no minimo tu e um pmdb dessperado tambem me desculpa eu e opaulo brum se criamos juntos e ele sempre foi assim um cara popular quem quiser saber pergunta sou filho do finado clemente se criamos jogando bola la na chacra que e do candidato a prefeito de voces que era nossa hoje do seu odilo uma pessoa que eu admiro muito pena que ele vai levar um banho de vot0o do pt se eu fosse ele abria pra fora um abraço compenherada eu vou aproveitar o espaço e dar um abraço a o nosso futuro prefeito dtr tailor desculpa se eu errei alguma letra porque na minha epoca era dificil o estudo hoje tem tudo nao estuda quem nao quer

    ResponderExcluir
  13. não amigão! não sou do pmdb desesperado! alias o p.brum sim é que é cria do pmdb.
    o paulo brum meu caro não é popular, é um aproveitador, inclusive usa sua propria igreja para promoção pessoal.
    o que ele faz é ridiculo, serve de gracejo dos membros daquela igreja.

    ResponderExcluir
  14. ESSA PESQUISA NOS DIZ CLARAMENTE QUE A ADRIANA SERA A NOVA PREFEITA DE BAGÉ.
    FIZ UMA PESQUISA NO CANTO MOLEQUE E FIQUEI DECEPCIONADO, O ODILO/TAYLOR EMPATOU COM O FOLADOR/P.BRUM, ACHEI QUE A PRIMEIRA DUPLA ESTAVA MELHOR.
    MAS ACHO QUE COM O DESGASTE DO GOVERNO ATUAL A TENDENCIA É QUE CRESÇA ODILO/TAYLOR.
    HÁ FALEI COM UMAS 45/50 PESSOAS DE TODOS BAIRROS DE CANDIOTA.
    TEMPO EU TIVE PARA FAZER ISSO, JÁ QUE ESTAVA TUDO ATRASADO NO CANTO MOLEQUE.

    ResponderExcluir
  15. Acho que tu anonimo das 17:48 a diferença e bem maior em favor do odilo/taylor, vejo isso pelos meus amigos e parentes que não mais votarão no folador.

    ResponderExcluir
  16. Quero ver que projeto vai apresentar Malmolin, porque já conhecemos como ele não trabalha, já teve 8 anos que fez.
    Teria vergonha em defender o Malmolin pelo que ele fez por Candiota.
    Como estaria Candiota hoje nas mãos deles?
    Eu sei a resposta já teriam entregue para Bagé ou Hulha Negra, dada como falida.
    Mas chega vir Malmolin e Taylor juntos quero ver eles juntinhos e vir me pedir voto.
    Já sabemos que não duraria um mes conhecemos bem os dois seria uma coligação para até a eleição, que não da certo.

    ResponderExcluir
  17. Anonimo das 22;35, o MEDO dessa dupla dalmoli e taylor te tira o sono hein!
    mAS nao te preocupes não é só em ti que dá calafrios, o falador tá num mal humor danado e não consegue mais dormir..

    ResponderExcluir
  18. pablo nao publicaste mesmo o meu comentario a respeito do batata, mas me digam onde anda esta rapa......

    ResponderExcluir
  19. BOM, FALANDO DOS CANDIDATOS PARA PROXIMAS ELEIÇOES, PRA MIM É "VIVA FOLADOR,ABAIXO TAYLOR"

    O QUE ODILO E TAYLOR FIZERAM POR CANDIOTA???????

    ResponderExcluir
  20. Este blog NÃO é democrático, pois não posta todos comentários, só aqueles que interessam a "certas pessoas".

    ResponderExcluir
  21. é verdade, postei um do artemio x crenor e fui navalhado, disisti de ti taylor

    ResponderExcluir
  22. Caro anônimo das 21:53, você sabe que pegou pesado.
    Não me queira mal, um abraço.

    Taylor Lima

    ResponderExcluir
  23. é verdade taylor conordo
    valeu
    somos amigos
    abraço

    ResponderExcluir
  24. CHEGA DAR ENGARRAFAMENTO DE PESSOAL DAS FARMACIAS DE CANDIOTA LEVANDO REMEDIOS PARA O SEU GAGO DISTRIBUIR.
    ACHO QUE NÃO ESTÁ TOTALMENTE ERRADO ASSIM ALAVANCA O COMERCIO LOCAL!

    ResponderExcluir
  25. quem entrar hoje vai ver que todo mundo que falou do Paulo brum e do pt ERROU FEIO!!! E JURAVAM QUE TINHAM ATÉ PROVAS!!! TA AI ELE DE VICE DO FOLADOR... E VAI SER MESMO.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.