quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Audiência sobre sistema de saúde de Candiota

Na terça-feira, dia 22, o Sindicato dos Mineiros de Candiota foi palco de audiência pública sobre o sistema de saúde do município. Proposta pelo vereador Valmir Cougo, o ato contou com a presença de membros do executivo, legislativo e comunidade.

Como salientou o vereador proponente, o principal foco do ato foi possibilitar, à população, o esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da rede municipal de saúde. “Este espaço, também, é para quem tiver sugestões de melhorias se pronunciar de forma direta com os responsáveis pelo serviço”, citou Cougo.

Presente no ato, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, aproveitou para citar algumas conquistas do município no que diz respeito aos serviços prestados no setor. Ele apontou a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a reforma dos postos de saúde, bem como a construção de novas unidades, e os investimentos executados no Pronto Atendimento e na aquisição de medicamentos para a Farmácia Básica como essenciais para melhorias na qualidade do sistema.

Para o morador do município, Sérgio Brito, no geral, a rede de saúde de Candiota é de qualidade. “Existem problemas sim, mas eles são pontuais”, resumiu.

Pelo executivo municipal, além do prefeito, responderam aos questionamentos, também, o secretário de Saúde Ancelmo Camillo, a coordenador do Estratégia da Saúde da Família (ESF), Ariádne da Costa, a coordenadora da Farmácia Básica, Caterine Oliveira, e o coordenador do Pronto Atendimento, Deivid Blank.

7 comentários:

  1. Tailor, eu não posso ficar calado quando leio aqui no blog e TP que só apareça o meu nome dizendo isso ou aquilo. E os outros que usaram o microfone não conta? E as críticas por eles apresentadas não valem? olha é preciso que se diga que eu não sou o dono da palavra e o que eu penso pode não refletir o pensamento da maioria do povo candiotense.
    O problema pontual que apresentei É GRAVE e porque vc não publicou aqui e nem o jornal também? Vc sabia que o indice de crianças com menos de 5 anos e peso baixo é grande? Isso é pontual e grave e tem mais...
    Se me deres oportunidade de te mandar um email com maiores dados assim o farei e o povo precisa saber disso e não foi dito aqui e nem no jornal.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Sergio, caro leitor e colaborador do TC7:

    Antes de qualquer coisa, quero dizer que estive por raros momentos na audiência pública, em decorrência de outros importantes compromissos (como pegar meu filho na escolhinha – êta pai coruja).

    Sergio: não estava quando da tua participação na audiência, mas este espaço continua a inteira disposição dos leitores para receber opiniões, criticas e elogios.

    A propósito, tua última participação por E-mail, no TC7, resultou na postagem campeão em número de comentários (147). Talvez por isso, também, que você foi destaque no TP e aqui no blog.

    Grande abraço.

    Taylor Lima

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Sergio, infelizmente não consegui ir na audiência publica da saúde, mas ficamos sabendo dos comentários, realmente tem coisas que não são divulgada, mas gostaria de saber a verdade, o vereador Celso Santos chamou os menos favorecidos de cidadão comum? E é verdade que o Darlã da Residencial deixou o vereador na maior saia justa? Pergunto isso porque conheço o Darlã a muito tempo e é bem dele mesmo, não deixa passar em branco, mas tem mais, o vereador Vitor estava brigando por 5,00 reais, ma vamos relembrar quando o Juliano era do PMDB e secretário da saúde faltava remédio de 5,00. Exames, transporte e muito mais, e a vereadora do Seival, disse que ia fazer uso da palavra por que nas outras audiências ela não tinha falado e poderiam dizer que era MUDA, segundo comentários se tivesse ficado quieta tinha ganho muito mais, parece que abril a compra de votos, pois paga passagem, remédio lanche e outras cositas mas, só faltou o Folador dizer que não tinha problema mostra a nota que devolvo o dinheiro. Mas Sergio tu tá servindo de boi de piranha, vais levar muita paulada até 7 de outubro de 2012. Faz sentido o teu choro a maioria faz parte do governo até o Tailor, o PT “Valmir” não aceita ele nas reuniões, mas quem manda é o Folador, vais ver que na hora da onça beber água o Valmir e a executiva do PT abrem a guarda.

    ResponderExcluir
  4. Dizem que VAlmir tá enlouquecido.
    O Governo todo quer a cabeça dele.
    Pois abriu as vísceras da SAUDE de Candiota.
    E agora o a cobra vai fumar.

    ResponderExcluir
  5. Mas temos que perguntar para Sr Sergio, porque ele tb não questionava poblemas pontuais no governo que ele fez parte, faltava medicamentos também, faltava transporte para levar pacientes para consultas fora do municipio, sem falar que muitas vezes os carros ficavam parado por falta de combustivel,carro estragado na oficina preso por falta de pagamento se for falar como era os poblemas pontuais graves, com certeza faltara espeço, isso será que ele não sabia não percebia?
    Tinha que colocar em uma balança e ver como esta hoje e como era só assim teremos a verdadeira realidade, mas já digo antes de fazer, sem sombra de duvida era bem pior com certeza, só falta dizer que era bom.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ver o amigo das 19:10 admintindo que realmente hoje tem varios problemas na saude. Muito bom, voce esta ajudando bastante!

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite
    eu tenho uma única dúvida, será que o prefeito sabe que na saúde tem gente com condições de pagar fazendo exame caro e a chefia lá troca os nomes pra ele não saber?
    será que ele sabe que as torneiras da ilegalidade estão abertas dentro desta secretaria onde eles em troca de um voto futuro entregam dinheiro público como se fosse água? olha a secretaria de saúde não suportaria uma auditoria nem de leve...viria tudo a tona com certeza!!!!façam alguma coisa por favor eu quem trabalha lá ta vendo isso acontecer todos os dias entre outras coisas que não vale nem comentar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.