sábado, 12 de novembro de 2011

Ministério do Planejamento confirma doação de área da União para Candiota


Nesta semana, a ministra de Planejamento, Miriam Belchior, assinou a portaria que efetiva a doação de uma área de 45.697,90 metros quadrados – pertencente à União – para a implantação de um projeto de construção de 200 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida no município de Candiota.

A área em questão – localizada em frente ao Centro Administrativo –, conforme explica o coordenador de Regularização Fundiária de Candiota, Adriano dos Santos, foi objeto de desapropriação em favor do Departamento Nacional de Estradas de Ferro, no ano de 1956. 

O empreendimento previsto para a área doada ao município será viabilizado através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), uma das fontes de financiamento do Minha Casa, Minha Vida. A obra está orçada em R$ 9 milhões e já teve o edital de licitação da empresa responsável pela execução publicado. A doação do terreno era o último passo para a confirmação definitiva do início dos trabalhos.

As futuras moradias terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis destinam-se a famílias com renda até três salários mínimos, que deverão comprometer no máximo 10% da renda familiar para o pagamento das prestações, com prazo de até 10 anos. A prestação mínima é de R$ 50,00 e, após o pagamento, o morador assume a propriedade do imóvel.

O prefeito de Candiota lembra que o FAR é destinado para famílias com renda mensal de até três salários mínimos e abrange todas as capitais estaduais, o Distrito Federal e as regiões metropolitanas definidas para atuação, além dos municípios com população urbana acima de 100 mil habitantes. “Para ser contemplado nesta modalidade (a população atual é de aproximadamente 10 mil habitantes), encaminhamos um dossiê à Caixa Econômica Federal ressaltando o caráter diferenciado do município, de baixo índice populacional, mas com presença de grandes indústrias, como a Usina Termelétrica Presidente Médici”, relatou ao salientar que “após análise, a solicitação foi aprovada de forma excepcional”. A aprovação foi anunciada no mês de maio deste ano. “Esta foi uma conquista muito significante para o nosso município”, comentou o prefeito.

7 comentários:

  1. Muito bonito o projeto, mas como fica quem tanto precisa de urbanização, como é o caso da Vila Airton? Continuo pensando da famosa cerca da exclusão!
    Só vou ficar contente quando a exclusão não mais existir!
    É uma simples questão de respeito com os mais velhos! Uma questão de raiz mesmo!
    Não vamos tentar fazer o brilho de tapete para esconder o pó da exclusão de quem tanto resiste e empreende em Candiota!
    Um abraço a todos que amam esta nossa terra e como eu indignam-se quando vê Candiotenses excluidos e marginalizados do processo de urbanização!
    O engraçado é que ninguém quer se manifestar para dizer que estou errado!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido anonimo,espere mais um pouco,já esperou qualze 20 anos mesmo,vc não quer que o prefeito em um estalar de dedos resolva todos os problemas que não foram resolvidos em 16 anos,calma a vila airton n tem cerca nenhuma e nem está sendo excluida,só que tem outras coisas para fazer.

    ResponderExcluir
  3. Isso é piada estúpida, pois o que vejo é obra para todo lado e aá a pergunta vem gritar no ouvido dos mais surdo, que realmente ninguém quer assumir que a Vila Airton está sempre excluida dos planos de urbanização. Sei que isso não é de hoje, mas agora chega né!
    Vamos ser honestos, mas quando é obra para beneficiar a VA, é tão difícil, só pode ser solucionado com mágica do tempo da corochinha mesmo né!!!
    Por isso que digo que a cerca existe e não é imaginário da minha parte, é só ver o que está escrito por esse anônimo anterior!
    Justiça aos excluidos de Candiota!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. verdade mesmo, isso deixa claro que querem que faça tudo em 4 anos, que não foi feito em 18 anos.
    Ficam usando a vila airton, mas fica calmo ou calma que a sua hora vais chegar em todos lugares esta chegando.
    mas essa idignção porque não foi cobrado das outras administrações que estiveram a frente do governo?
    Depois criticam tudo que folador faz, mas a pouco tempo não cobravam dos outros que passaram.
    Essa gente que faz essas criticas fica muito nitido que querem fazer um jogo politico para dizer que nada é feito em algum lugar, para tristeza são poucas localidades que não foram feito muita coisa, mas não conheço um lugar que nada foi feito, algum serviço foi feito emtodas localidades, até provoco alguem em dizer que nada foi feito~.
    mesmo tempo provoco as viuvinha em dizer que foi feito nessas comunidades em geral que foi feito nesses anos que estiveram no poder os 8 anos, fica pergunta que foi feito nos ultimos 8 anos?
    Que percebo só as viuvinhas e odiletes, que defendem o Malmolin.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo das 17:08, isso é um desrrespeito comigo e muitos daqui da Vila Airton que votamos no atual prefeito na esperança que as coisas iam melhorar, mas está findando 4 anos e não temos calçamento, enquanto em outras localidades foram feito investimentos em lugares quase sem casas. Agora posso dizer com toda a liberdade que para nós da VA nada mudou e esperança é o que temos mais e paciencia de menos. Vamos parar de hipocrisia e reconhecer que por causa de um morador da VA os outros tem que pagar o preço dessa piraça desproposital e desumana.
    Acho que vou ter que vender minha casa e sair da vila para ter acesso ao mínimo de respeito que acho tenho direito.
    INDIGNAÇÃO TOTAL!!!!

    ResponderExcluir
  6. O SEIVAL TAMBEM ESTA ABANDONOOOOOO A MUITO TEMPO

    ResponderExcluir
  7. Já conhecemos e sabemos quem é senhor das letra maiusculas, é melhor do mundo, é destaque, pagando todos são destaques.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.