terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tombamento histórico da área onde ocorreu a Proclamação da República

Foto: Felipe Valduga
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, esteve, no último sábado, dia 26, na localidade do Seival – interior do município. Na data, ele participou de uma conversa com o presidente do Núcleo de Pesquisa Histórica de Seival, Heitor Ferreira. O encontro teve como objetivo articular mecanismos para a efetivação do tombamento como patrimônio histórico da área onde, conforme estudos, ocorreu o ato de Proclamação da República Riograndense, em 11 de setembro de 1836, pelo coronel-comandante da 1ª Brigada de Cavalaria do Exército Liberal, Antonio de Souza Neto. 

A área em questão, segundo relata Ferreira, consiste em um trecho de dois hectares localizado na região de Seival, interior de Candiota - mais precisamente na margem esquerda do rio Jaguarão, pouco abaixo do Passo do Lajeado. "Aqui nasceu um país", comentou o pesquisador, ao apontar o local da proclamação durante o encontro. Ainda, conforme ele, o mesmo local serviu, anos depois - em 1983 -, como palco para uma das batalhas mais importantes da Revolução Federalista. "Foi a batalha dos pica-paus, do exército federalista, contra os maragatos", relatou.

Segundo Ferreira, o local já está demarcado e busca, agora, junto às esferas municipal, estadual e federal, o tombamento como patrimônio histórico. “É algo fundamental, de valorização histórica em nível nacional. Com isto, estaremos, também, divulgando esta riqueza histórica da nossa região”, avaliou.

O prefeito de Candiota informa que, a partir da solicitação, o executivo deve encaminhar, no próximo período, um projeto para o tombamento histórico da área ao legislativo municipal e, consequentemente, ao IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) e ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “É um verdadeiro legado. Temos que tomar todas as providências para preservá-lo e garantir, às futuras gerações, o acesso a este marco”, argumentou. Folador destaca, ainda, que o processo de tombamento terá um significado importante no que diz respeito ao estímulo ao turismo no município – o que deve gerar desenvolvimento local com a criação de novos postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.