quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Gerenciamento de Conflitos

LauCa Treinamentos & Desenvolvimento e Palestrante Empresarial

Por que os conflitos entre colegas de trabalho, familiares, amigos, crescem a cada dia? Entramos em conflito com as pessoas com muito mais facilidade. Alguns arriscam dizer que estão com a sua “tolerância zero”. Esse fato tem várias razões, sendo a mais frequente o estilo de vida que levamos atualmente. Muita correria, diversas atividades, pressão de todos os lados, stress e cobrança por resultados. Tudo isso faz com que tenhamos menos paciência com as pessoas; e, consequentemente, os conflitos aparecem com mais frequência.

Estamos mais sensíveis a tudo. Precisamos de compreensão, mas o mundo não nos compreende. Precisamos de mais tempo para executar as tarefas, mas isso não é possível, todos tem as mesmas 24h diárias. Precisamos de atenção, mas as pessoas não nos dão abertura. Sendo assim, acabamos partindo para o enfrentamento, muitas vezes por motivos banais.

Um conflito mal gerenciado pode ter consequências sérias; por isso, cada vez mais, o mercado de trabalho está em busca de profissionais que conseguem gerenciar qualquer tipo de conflito que se passe a sua volta, reagindo da melhor maneira possível quando eles aparecem, procurando minimizar os problemas e não aumentá-los. Precisamos de pessoas que apontem a solução e não apenas os problemas. Precisamos de iniciativas positivas que visam ao bem comum, e não apenas ao nosso próprio bem.

Para gerenciar conflitos de forma mais assertiva, é fundamental saber ouvir, antes de tomar qualquer atitude. Porém, “respirar” em uma situação delicada, nem sempre é fácil, mas continua sendo o melhor caminho a ser tomado, juntamente com a humildade. Reconhecer um erro, dar um passo atrás, pedir desculpas, transcender algumas coisas, sem que isso se torne um peso para você.

Faça isso e observe os resultados!

Um comentário:

  1. Se a palestra supracitada hora fosse ministrada em Candiota onde seria?
    a) Câmara de Vereadores
    b) 2F
    c) Casa da mãe Joana
    Responda e justifique!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.