domingo, 20 de novembro de 2011

Breve histórico da nossa Candiota - Ano 1801

Primordialmente o território do Município de Candiota fazia parte da Vacaria do Mar. Nele passava as três primeiras Fronteiras do R.G. do Sul: dos anos de 1750, 1777 e 1801. Seu território foi conquistado pelos portugueses na Guerra de 1801, quando atacaram e evacuaram a Guarda Espanhola de Santa Rosa, localizada nas nascentes do Arroio do Tigre (hoje Pacoá). 

Dai em diante foi distribuídas estas terras aos portugueses que viriam a ser os primeiros da terra, que entre outros são os que seguem: Anna Ludovina da Cunha, Anna Marques de Souza, Antônio da Costa Pereira (Capitão), Antônio Pinto da Costa (Capitão), Antônio Soares de Paiva (Capitão), Carlos Antônio Pereira do Lago (Capitão), Domingos Lopes de Carvalho, Flavia Domitila, Francisco das Chagas, Francisco Lucas de Oliveira (Furriel), Izabel Ignácia do Espírito Santo, João Teixeira de Mello, João Teixeira de Oliveira (Cabo de Esquadra), Joaquim Silvério de Souza Prates (Capitão), José de Aguiar Peixoto, José de Vargas, José Lucas de Oliveira (Alferes), José Rodrigues Barbosa (Tenente), Luiz Joaquim da Silva, Manoel Lucas, Manoel Xavier de Paiva (Tenente), Margarida Soares de Souza, Maria Antonia da Encarnação, Mathias Teixeira Nunes, Thomas Ferreira da Silva e Zeferina Joaquina Barbosa.

Quanto ao nome dado ao Arroio Candiota, êste não deriva de Manoel Rodrigues da Silva (Candiota), ao contrario êste adotou o nome "Candiota". Quanto ter sido dado por uns gregos a caminho da Argentina por volta do século XVIII, é no mínimo duvidoso. Pois o nome de "Arroio Candiota" já existia antes do ano de 1800, como informa Antônio Pinto da Costa, na Medição de Campo no ano de 1802. Quando afirma que Margarida Soares de Souza se achava de posse de uns campos na "Costa do Candiota" a mais de sete anos.

Fonte de Consulta
NOGUEIRA, Nerci
- Nos Primórdios de Bagé.
ARQUIVO PÚBLICO DO RGS.
- Medição Nº475/1802 - Rio Grande

5 comentários:

  1. ola pessoal .. eo projeto das casas dos funcionarios da prefeitura o sinca eo prefeito estao dando pra tras.. alguem sabe alguma coisa???

    ResponderExcluir
  2. o prefeito sempre deu pra trás e o simca é pelego. su funionario e sindicalizado.

    ResponderExcluir
  3. Me admira vc ser sindicalizado,provalmente vc faz parte dos funcionarios que colocam atestado e vão desfilar muito bem de saude na rua,ou então daqueles que briga por politica em horario de trabalho,ou e daquele que não quer fazer nada,quer só trabalhar por hora extra,ai o que acontece seu superior te adverte,vc corre para os pelegos,e eles não podem fazer nada,adivinha porque?qual parte que esta certa?a sua ou do superior?sou funcionaria e sócia e não tenho nada contra o sinca,mais contra colegas que nem vc que come nosso fundo,se acha o melhor de todos,vá trabalhar de verdade,não brincar de ser funcionario publico.me desculpe taylor mais o pablo e nosso colega sabe que e verdade o que estou falando obrigada

    ResponderExcluir
  4. Acredito que as 207 casas que vai sair supre os funcionarios,pois que moram em candiota e pagam aluguel deve ser uns 30,os de outras cidades acredito que tenham casas próprias e não vão querer,tirar dos que não tem,fala sério para que condominio para funcionarios,não basta o tititi,da vida profissional,ai vai ter da particular todo mundo morando junto

    ResponderExcluir
  5. Bela sequencia de comentário minha querida amiga das 13:28 e 13:34... voce não me conhece, então não pré julgue a ninguem.. eu trabalho sim e sou correto com minhas respnsabilidades, e sou feliz.. e esse sindicato é pelego mesmo!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.