quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Movimento Pró-carvão esfria

O prazo pedido pela Presidente Dilma para encaminhar uma solução para o carvão Mineral esgotou-se ontem, dia 15 e o movimento esfria.

No dia 31 de outubro o Grupo de Trabalho, sugerido pela Presidente Dilma, realizou reunião preparatória no Palacinho, sede da Vice Governadoria do Estado, onde debateu e preparou proposta para incluir no documento que será apresentado ao Governo Federal por ocasião da audiência que ficou acertada com o Movimento Eu Apoio o Carvão Mineral no dia do bloqueio da Ponte do Guaíba.

Grupo de Trabalho é composto pelo Prefeito Luis Carlos Folador, o Vereador João Couto, o Presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Lopes Pinto, o Presidente do Sindicato dos Mineiros do Rio Grande do Sul Oniro Camilo, a Assessora do Vice Governador Irani Martins, o Prefeito de Minas do Leão Miguel Almeida, o vereador de Butiá Dedé Tintas e o Diretor da Copelmi Cesar Farias elaborou uma proposta para ser entregue a presidente com os seguinte ítens:

  • Incluir as termoelétricas a carvão mineral no leilão de dezembro de 2011:
  • Manter a existência da Conta de Desenvolvimento Energético, pois há proposta de sua extinção
  • Criar-se uma políitica para o Carvão Mineral
Após a reunião do Grupo de Trabalho realizou-se reunião com o Governo do Estado da qual participaram o Coordenador da Assessoria Superior do Governo do Estado o Ex-Deputado Flávio Koutzii, o Vice-Governador Beto Gril e a Secretária Adjunta da Casa Civil Mari Perusso.

Foram designados para expor a proposta ao Governo do Estado o Prefeito de Candiota Luis Carlos Folador, o Presidente do Sindicato dos Minerios do Rio Grande do Sul Oniro Camilo e o representante dos empresários Cesar Farias. Ficou entendido que a Casa Civil preparará o documento com essa proposta e marcará a audiência com a Presidente Dilma Rousseff momento em que ela será entregue e debatida com o Governo Federal, mas até o momento nada.

O Jornal do Comércio do dia 14 traz uma grande matéria sobre o tema. Para ler clique

Ainda hoje acontece no Sindicato dos Mineiros de Candiota as 14 horas audiência Pública onde será apresentada a inovação tecnológica denominada BIOFIXAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO POR MICROALGAS, coordenada pelo Prof. Jorge Alberto Vieira Costa, da Fundação Universidade do Rio Grande – FURG, onde funciona em escala de laboratório.

Este projeto já esteve instalado junto à planta da Usina Presidente Médici, da CGTEE, em Candiota, e será instalado novamente, aprimorado, cujo convênio está prestes a ser assinado e pode ser decisivo para o fim da resistência mundial ao carvão. Clique aqui e saiba mais.

9 comentários:

  1. Infelizmente, muita midia e pouca solução para o nosso carvão, ou seja muita transpiração e pouca inspiração, e candiota vai ficando com conquistas: lixão, presidiarios, desemprego, favelas e mentiras....................................

    ResponderExcluir
  2. Quem não sabia!
    Tudo era eleitoreiro e interesse em viagens e diarias.
    Os politicos, Deputados do PT e o proprio Falador, ja sabiam que a Dilma não quer nem ver falar em carvão.
    Mas lá foram somente pra posar na midia e na opinião publica de que estavam realmente corrndo atrás do carvaõ;
    Embuste geral!

    ResponderExcluir
  3. nao fico surpreso, vc fica?? com esta turma de incompetentes, pela CRM o pessoal foipassear, onibus disponivel, diárias, dia abonado, pra que, eu digo, nada. ou alguem tinha duvida? onde certos companheiros metem a mão, nada funciona. alguma pensoas pensam somente em si, em se promover por isso sempre acontece isso.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo por ai, se os vereadores não correm atras não fazem nada se correm e fazem em embuste.
    Não deveriam ficar bravos com os vereadores e o prefeito que lutaram pelo carvão mas com a presidenta que desde de que era secretaria de minas e energia no estado sempre foi contra o carvão. Agora como presidenta então é obvio que não ia querer. Parabéns para aqueles que lutaram e correram atrás.

    como diz o gaucho "não ta morto quem peleia."

    ResponderExcluir
  5. Os culpados do caos do carvão em Candiota.
    Resposta: O PT! - Partido dos TRABALHADORES.
    Por favor me corrijam se estou errado.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. AQUI EM CANDIOTA TEM 2 coisas que faço com maior orgulho:
    Ler O tribuna do Pampa sem ser assinante e ler o Teclando7 sem ter internet.
    O TP eu leio no Ilvo e a internet eu acesso no Ibageú.
    Pois li no TP de 5ª feira (17/11) que o Mauricio meteu bronca quanto o adesivo 2F colado nos postes.
    Eu sai a procurar estes adesivos e ao contrário do que ele diz não encontrei muitos e os que encontrei não estão sujando a cidade como ele diz. Prá mim ocupar uma baita espaço da folha dele no jornal é falta de assunto.
    Aqui no Lassance tem coisas que sujam mais que estes adesivos e outras que causam perigo por suas incorreções. Vou dizer só duas perigosas e uma é bem no local que ele pega sua van (lombada sem sinalização e a outra, também lombada em frente ao Peruzo). Mauricio sei que tu lê o TC7 ocupa teu espaço com coisas mais benéficas para a comunidade, embora eu ache que este adesivo 2F e uma furada.

    ResponderExcluir
  7. Estas mais do que certo anônimo de 17/11, 09:36 e ainda acrescentaria nesta culpa o prefeito que nos iludiu na campanha politica quando dizia que era amigo da Dilma, ora amigo não abandona amigo não é mesmo? se eram tão amigos assim porque a Dilma quer destruir o municipio que ele administra??? me respondam por favor!!!

    ResponderExcluir
  8. o problema meus caros moradores vou falar.. como o pt nao ganhou em cidades como candiota na eleiçao presidencial ou melhor na regiao.. essas regioes sofrem retalhaçoes .. entenderam pensem melhor pra votar.. voto tambem e inteligencia....

    ResponderExcluir
  9. voces ja pararam para pensar que candiota pode ter outra soluçao além do carvao??voces vereadores e prefeito estao muito focados em uma coisa no carvao!!e se o movimento do carvao falhar? acabou candiota??se a usina fechar por nao ter pra quem vender energia?alguma carta na manga governantes voces vao ter que ter nao acham?industrias,energias renovaveis para o municipio,faculdade para candiota,nada disso passa na cabeça de voces?? POR FAVOR EU IMPLORO O CARVAO ESTA FADADO AO FRACASSO!!infelismente a noticia esta ai:
    http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=82040 nao estou desacreditando o pessoal da nossa terra mas o ouro negro vai ter que ser substituido a dilma ja fechou o martelo,tomasquim so esta recebendo ordem dela,leiam um pouco as noticias do brasil nao daqui da regiao e perguntem para parentes distantes da metade sul o que acham do carvao?a gente tem que cair na real e procurar meios de contornar esse problema,alguem ouviu falar da Mpx??morreu pessoal o eike abandonou o projeto!!
    tive em brasilia nesse final de semana e constatei com o pessoal conhecido daqui da metade sul(deputados)e etc,e afirmaram para mim que o carvao no brasil estava com os dias contados!!!chorei com a noticia,mas vou lutar ate o fim por essa terra,colocando nas pessoas que a alternativa,candiota foi feito do carvao,porque nao pode ser movida por outra energia alternativa???(industria,energia renovavel,vinicolas,universidades,ensino tecnico etc....EXIJAM DOS GOVERNANTES ALTERNATIVAS ANTES QUE ESGOTEM COM O CARVAO!!o relogio ta correndo.....ainda temos tempo de mudar...........

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.