quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projeto viabilizará construção de açudes em assentamentos de Candiota


Na manhã desta segunda-feira (14/11), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, e o secretário de Agropecuária de Candiota, Fabiano Oswald, protocolaram, no escritório regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, 38 projetos para a construção de açudes em diversos assentamentos da Reforma Agrária localizados no interior do município. O material vai ser encaminhado, agora, para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que irá desenvolver o trabalho dentro do programa do governo estadual Irrigando a Agricultura Familiar.

A construção dos açudes beneficiará, em geral, produtores de leite de Candiota. Criadores de gado de corte e produtores de sementes de hortaliças dos assentamentos do município, em menor número, também serão contemplados.

Para Folador, o projeto será importante para estimular o desenvolvimento rural e o aumento da produção de alimentos em Candiota. “Gostaríamos de agradecer à Emater, que oferece um suporte fundamental ao pequeno produtor. Este é um trabalho de várias mãos que no final tem resultado para o produtor”, destacou, ao lembrar que através de diversos programas executados em Candiota já foi possível dobrar a produção leiteira do município.

Através do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, 80% dos valores da obra serão custeados pelo governo estadual. O restante, 20%, será pago pela Prefeitura de Candiota. Se o custo ultrapassar os R$ 8 mil, os recursos complementares para construção do açude deverão ser investidos pelo produtor rural.

De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar, Carlos Humberto Oliveira Alves, será feito um esforço conjunto para tentar empenhar os recursos para as obras ainda neste ano.

Participaram da reunião para entrega dos projetos, também, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Erich Groeger, o coordenador da SDR em Bagé, Valdinei Mattos, e o diretor estadual do Sindicato dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul), Darlan Oliveira.

Os projetos foram elaborados pela Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec), que teve seus profissionais capacitados pela Emater/RS-Ascar para desenvolver este trabalho.

5 comentários:

  1. Todo ano a mesma coisa e não sai açude nennhum, so propaganda de governo e sempre os mesmos na foto mentiras e mais mentiras é so dar uma volta nos assentamentos e verão é tanta mentira que tão dando curso de soldador pra colono em vez de dar curso de como cultivar a terra e ai tem de favelizar o lassance porque eles vão trabalhar de soldador aonde claro que aqui na usina e vão morar onde nas favelas do lassance, tanto é verdade que tinha 18 vagas de curso de soldador deram 2 para a escola jeronimo e 16 para a escola rural da 8 de agosto isso tudo incentiva o exodo rural e a ocupação desordenada da cidade ou seja favelas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho visto muito falar em favelas em dario lassance, pois não vejo nenhuma favela por aqui, vejo pessoas trabalhadoras buscando seu espaço no mercado, quanto hipocrisia, tem muita gente que veio de fora e se instalou nas casas da CGTEE, hoje as mesmas entram no blog pra criticar os colonos, vamos ter coerencia, vamos deixar de ser hipócritas,essas pessoas é que dão vida a Dario Lassance, que bom que venha gente e mais gente pra cá, pois tenho um comercio pequeno aqui e vivo de gente, podem perguntar pra Cadesusl, pra os filhos do João Revelante, se eles estão incomodadoas com as favelas, eles estão loucos de contente, só reclama mesmo as viúvas do PMDB pra eles quanto pior melhor, ainda bem que essa população lembra bem deles, essa corja que o povo não quer ver tão cedo na prefeitura, isso é só o começo, se quiserem podemos fazer esse debate em qualquer nível, escolham as armas, e vivaa democracia essa sim, sempre revela a verdade do povo, comprem muito pano preto pois essa viuvez vai continuar por muitos anos, em tempo, um grande abraço, Tasilor Lima. continua falando a tua verdade ela é importante demais pra Candiota.

    ResponderExcluir
  3. eu concordo com o anonimo de 16 de novembro de 2011 21:52 sejam favelas ou nao saiu estao prontas eu desafio estes defenssores da admistraçao anterior que eles me mostre onde foi feita uma favela no governo deles esta eu quero conhecer se foi feita en candiota nao sei onde e outra coisa bem feita ou mal feita este prefeito mostrou que candiota tem dinheiro para investir para a populaçao um abraço

    ResponderExcluir
  4. eu fiz uma pergunta aqui para os pmdb onde o marcelo no governo deles fizeram uma favela aqui em candiota e nao me responderam eu sou morador de candiota a 47 anos naci aqui meus pais sao natural de candiota eu quero saber onde e esta favela eu vou ter o prazer de conhecer me respondan eu nao quero bastante que nem aquelas que o folador fez ali perto do crm me citem uma so uma so casa por favor um abraço

    ResponderExcluir
  5. segundo eu falei com um velho politico de seival e ele disse nao o folador nao e o melhor prefeito de candiota ele e o melhor prefeito da regiao

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.