sexta-feira, 25 de novembro de 2011

E os emergentes pagam a conta

Em discurso no parlamento alemão, a chanceler Angela Merkel anunciou que países como Brasil, Índia e China terão de aceitar cortes obrigatórios em suas emissões de CO2 se quiserem ter um acordo internacional sobre o clima.


A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, 24-11-2011.


Negociadores vão se reunir na COP-17 na próxima segunda-feira, em Durban, na África do Sul, para definir o futuro do Protocolo de Kyoto.


Países ricos, que já enfrentam uma crise econômica, não querem ser obrigados a fazer reduções emissões que exijam altos investimentos.


Já China, Brasil e Índia alegam que não seria justo pedir que façam os mesmos esforços de países que se industrializaram há mais de cem anos e são os principais responsáveis pela poluição. Eles não querem metas obrigatórias de corte de emissões.


Merkel, porém, alerta que não aceitará mais esse argumento. "As emissões mundiais de CO2 estão nos mais altos níveis já registrados", disse. "O Protocolo de Kyoto vai acabar e, por enquanto, não vamos conseguir uma solução em Durban."


Ela culpa os emergentes pelo futuro fracasso em Durban. "Estamos nos transformando em um mundo em que economias cada vez mais importantes não estão contribuindo de forma apropriada para um meio ambiente sustentável", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.