terça-feira, 22 de novembro de 2011

Legislativo Candiotense realiza Audiência Pública sobre Saúde

Atendendo a uma solicitação do vereador petista Valmir Cougo, o Poder Legislativo de Candiota realizará no próximo dia 22 de novembro, tendo como local o Sindicato dos Mineiros de Candiota, na Sede do Município, a partir das 14h, uma Audiência Pública para tratar o tema Saúde em Candiota.

Em sua solicitação, Cougo também pediu que para a referida audiência sejam convidados o Prefeito de Candiota, senhor Luiz Carlos Folador, o Secretário de Saúde, Ancelmo Camilo e também o Secretário de Finanças José Carlos Granato, bem como os funcionários responsáveis pelos departamentos da Secretaria de Saúde.

O Vereador justifica seu encaminhamento dizendo que a reivindicação tem por objetivo chamar a comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) a debater com gestores da Saúde e com o Poder Legislativo todos os assuntos ligados a esta importante àrea.

25 comentários:

  1. Como assim! O Valmir pediu Audiência Publica pra tratar o Assunto Saude do Municipio?

    Claro vou lá!

    Certamente ele vai explicar como ajudou a AUTORIZAR A DOAÇÃO DE DINHEIRO PUBLICO DA SAUDE PARA A REDE GLOBO.

    Esse VAlmir! pensei que já tinha visto de tudo nesse mundo.

    Há ia esquecendo, certamente ele levara também um copo da agua da Vila Operaria para mostrar a ÓTIMA qualidade. É hoje que eu me lavo!

    ResponderExcluir
  2. Clebismar Cougo de Oliveira22 de novembro de 2011 às 15:56

    O Vereador Valmir deveria convidar também o conselho municipal de saúde,lá tem muita gente que entende do assunto, já que ele (conselho) é uma ferramenta importante de controle social do SUS e de suas ações abraços..

    ResponderExcluir
  3. Quem tem um vereador de situação que nem o Valmir não precisa de oposição!!!
    Que fora em Valmir?
    Proponente da audiencia publica da Saude...
    Que fora em Valmir?

    O Prefeito quer a tua cabeça.

    ResponderExcluir
  4. O SUPER Secretário de Finanças JOSE CARLOS GANATO cOmo sempre não compareceu no seu compromisso de audiencia publica referente a Saude Municipal.

    Culpa dele e também do Prefeito Luis Carlos que coloca um Secretario burocratico, que cumpre horario de funcinario publico, e que NÃO TEM O MINIMO COMPROMISSO COM O POVO DE CANDIOTA.

    As 14:30, como sempre faz, pegou sua pasta, embarcou no onibus dos funcionarios e foi curtir sua vida em Bagé, enquanto isso...

    ResponderExcluir
  5. Pô Clebismar voce que é um cara sábio, acha mesmo que o VAlmir vai ter humildade de chamar o Conselho de Saude.
    Esse Vereador é arrogante, se acha, reclama que o povo acha que ele não faz nada, o que é verdade ele não faz nada mesmo, tem que ser mudado.. chega dessa gente.
    Quer saber, se voce não pode ir a audiencia, o cara bão participou em nada na audiencia, ouviu o clamor do povo calado, verdadeiro tiro no pé.
    O Governo levou uma surra de relho na audiencia publica, nem o prefeito consegui salvar a pele, foi uma vergonha.

    ResponderExcluir
  6. Falta de respeito com o publico. o Vereador Presidente da Camara fez um chamamento para auidiencia, atraves de som de moto para as 14 horas e só foi começar a reunião a partir das 15 horas.
    Sem falar que tava uma enrolação só.
    Nada foi esclarecido.
    Uma perda total de tempo.

    ResponderExcluir
  7. Não foi possivel eu ir na audiencia. Mas fiquei sabendo que em apenas duas unicas perguntas do Seu Sergio Brito e da D. Bica detonou toda equipe da saude e do governo, parece que o prefeito tinha que sair mas ficou para tentar salvar a patria e aí ficou pior ainda.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que tenho visto sempre só criticas e mais criticas, mas tenho a certeza que hoje esta muito melhor que anos atraz, antes nem remedio para dor de cabeça tinha, uma vez estava com dor no ouvido fui consultar só para perde tempo mesmo, nem uma aspirina foi me dado para passar a dor, digo isso porque já tive que pegar varios tipos de medicamento e muitos que não fazia parte da farmacia basica foi encontrado, na outra vez tive q voltar com mesma dor, e ainda pior me sentindo pior porque não podia comprar e não tinha que fazer.
    Por isso que digo que hoje esta melhor

    ResponderExcluir
  9. Anônimo disse...
    Te pergunto porque na outra administração o ex prefeito nunca meteu a cara ou melhor os outros prefeitos nunca meteram a cara em uma audiencia?
    Esta de pa abéns mesmo o prefeito em ir sinal que não tem medo, sabe aquele ditado quem não deve não tem medo, foi isso que ele mostrou então.
    È bom lembrar que em outras administrações nunca teve uma audiencia para debater a saude quem lembra uma para exclusivamente para falar sobre a saude local, nunca tiveram a coragem de meter cara porque será? Quem não deve não tem.
    Não iria comentar mas fui obrigado a comentar.

    22 de novembro de 2011 19:35

    ResponderExcluir
  10. eu so quero saber para que lado o pdt vai quem ele vai apoiar em 2012 o pmdb ou o pt é que o pdt é que nem biruta de aeroporto esta pro lado que o vento toca se tu souber me responde celso santos um abraço ou outra pessoa o presidente do partido ou o vice

    ResponderExcluir
  11. estes pmdb falam tanto em boquinha e por falar en boquinha e o marcelo nao arrumou nem uma boquinha na cgtee me respondam meus amigos desesperados pmdb

    ResponderExcluir
  12. Se arrumou e claro que não foi com ajuda deles!!pois esqueceram o marcelo,mais na hora de representar ano que vem,eles lembram!!!

    ResponderExcluir
  13. nao te preucupa anonimo 22 de novenbro de 2011 19:35 a ad mistraçao anterior nunca meteu a cara en nada meu caro se eu for te falar o prefeito anterior esteve uma vez na joao emilio em 4 anos amigo e tenho testemunha disso em quanto o prefeito atual a gente ate estranha porque todo o final de semana ele passa por aqui passa nao chega nas rezidencia o marcelo veio na joao emilio vespara das eleiçoes amigo

    ResponderExcluir
  14. A Valmir Cougo marcou um baita gol.... só que contra!

    ResponderExcluir
  15. Esse Granato realmente é o legitimo funcionario publíco bom moço, trata todos nós funcionarios da prefeitura muito bem, e com agrado, mas nada decide e nem resolve nada!

    ResponderExcluir
  16. Ta enganado cara!
    Lá na Secretaria de Finanças.
    TODOS,sim TODOS, receberam as licenças premias de forma indenizadas e a alguns foi pago as ferias vencidas, em dobro, conforme preve no estatuto.
    E é um festival de diarias em cursos, TODOS funcionarios da Fazenda periodicamente fazem cursos e mais cursos.
    o Everaldo é o campeão dos cursos e diarias.
    O Granato é o cara!

    ResponderExcluir
  17. Em primeiro lugar acho que todos estão errados,para falar em sáude pública vc tem que ser conhecedor dela,o sus ta falido,os hospitais não conseguem sobreviver com seu repasse,ou seja os municipios também,tem que usar muito além do arrecadam em saude,para abastecer as suas populações,e não venha me dizer que não e assim,pois é,um hospital publico ganha em média por paciente hospitalizado com convenio com sus por dia em torno de 18 a 23 reais isto não cobre leito,medicação,alimentação p ele e muitas vezes acompanhante,lavanderia,luz,e outras coisas,um posto médico não fica muito atrás,vc quer um exemplo,candiota manda um paciente para bagé,foi hospitalizado além do convenio do sus,o hospital cobra da prefeitura de candiota,pois os hospitais vivem dos convenios,que provalvelmente a prefeitura deve estar no consorcio dos municipios,ai te pergunto vcs sabiam disso?

    ResponderExcluir
  18. Clebismar Cougo de Oliveira24 de novembro de 2011 às 10:32

    Vou discordar da opinião do anonimo de 23/11/2011 as 19:44. O SUS não está falido,o que falta são mais verbas para a sua manutenção e melhor gestão do sistema. Por ser um convenio público que atende a toda a população do País e claro que as verbas são insuficientes. O SUS realisa milhares de procedimentos de baixa,média e alta complexidade em todo o territorio nacional. EX: uma cirurgia cardíaca particular custa em média de 20 a 30 mil reis, você realisa esse procedimento pelo SUS com um custo zero, e qualquer brasileiro tem acesso. O que falta é aprovação da emenda 29 pelo congresso, quando isto acontecer e a população espera que seja em breve,o SUS vai melhorar a sua receita, e consequentemente atenderá melhor a população, como já vem fazendo em todo o País.Vamos defender o SUS, quem quer a falencia do sistema são os planos privados de saúde.

    ResponderExcluir
  19. Pela manhã eu mandei um comentário e não foi postado. Não sei por que razão, se são postados comentários bem piores que o meu. Onde eu falava sobre a competência do Granato e do seu Amaral. Esse não precisa postar agora.Eu só queria entender...

    ResponderExcluir
  20. Caro Clebismar, vc tem conhecimento de causa sobre o SUS pois é um profissional que trabalha na área.
    O que falta realmente é que os governos gastem aquilo que é previsto em lei. Gastem não, invistam, pois saúde não é gasto e sim investimento.
    Os governos estaduais não destinam o total do que é previsto em lei 12%.
    Os governos municipais (Candiota) o de antes e o de hoje, embora invistam um pouquinho acima do previsto 15%, não aplicam todo o montante que orçam e ai sim chega a 25%. Então tu tens razão, os governos(federal e estadual) não cumprem o que está em lei e os municipais quando cumprem enchem a boca dizendo que: colocamos bem acima do previsto em lei só que no arrematar das coisas fica bem próximo do previsto e muito aquém da dotação orçada que ai sim é bem alta.
    Quanto a Emenda 29 é um sonho de todos menos do governo federal e como ele tem a maioria esmagadora a seu favor, NUNCA SERÁ VOTADA E SE FOR, PRÁ INFELICIDADe NOSSA, NÃO SERÁ APROVADA.
    Tomara que eu esteja errado.
    Uma abç

    ResponderExcluir
  21. Cora anônimo das 13:22

    Por favor, entenda. Seu comentário não foi publicado somente em função da palavra “esquema” (entre aspas), que na seqüência do termo uso da porta dos fundos não é clara suficientemente.
    Ademais, dependendo do sentido que você quis dar à palavra “esquema” o fórum apropriado não é o TC7.
    Para você entender, por óbvio, tivemos que divulgar o seu último comentário.

    Um grande abraço.

    Taylor Lima

    ResponderExcluir
  22. Sim meu querido clebismar custo zero para quem?o paciente!!! mas quanto o sus repassa para o hospital,vc sabe?vou te dar um exemplo uma cesaria e laqueaura particular sai em torno de 6mil reais,o custo dela ou seja o sus repassa para o hospital,em torno de 60 a 80 reais,agora te pergunto este valor cobre anestesistas,enfermeiros,tecnicos,médicos,bloco cirugico,limpeza,lavanderia e outras coisas mais para a entidade,me admira muito vc não saber isso,espero que entendas agora o que disse,que o sus tá falido está,e vc sabe disso.

    ResponderExcluir
  23. Que pena sergio não viu essas flhas no governo anterior, que pena que não estava atento, que pena que não deu por conta, isso que era muito pior que hoje,não sei porque que ele não percebeu essa grandes falhas, só agora, mas valeu sergio por só ver agora.

    ResponderExcluir
  24. Clebismar Cougo de Oliveira24 de novembro de 2011 às 22:20

    Meu querido anonimo das 14:51,concordo com você quando dis que o recurso que o sus repassa aos hospitais não cobre as despesas,isso e verdade,quem tem que pagar bem aos hospitais são os planos privados por que esses cobram muito de seus usuários, e as vezes nem querem custear determinados procedimentos. Já no SUS o usuario realiza todos os procedimentos que forem encaminhados, desde uma extração de unhã até um trasplante de medula e você não paga nada. Por tanto o sistema está funcionando e não está falido, nos aqui em Candiota, encaminhamos todos os dias pacientes para realisarem tratamento fora do municipio(Bagé,Pelotas,Rio Grande e POA)todos atraves do SUS e as vezes procedimentos de alta, complexidade, por tanto meu amigo, vamos cuidar bem do sistema unico de saúde, que ele não vai falir um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Ao Anônimo que disse...24 de novembro de 2011 21:01 : "Eles só enxergam quando lhes convém" o resto eles não veêm nada.Antes era o Paraíso agora é o inferno. E tem gente que defende esses aí....hipócritas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.