quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Comentários Anônimos

Na edição de ontem, a coluna Inicio de Conversa, do Jornal Tribuna do Pampa, escrita pelo amigo João André trouxe algumas informações sobre a utilização de comentários anônimos e de que seria possível descobrir a origem dos mesmos.


Não vou entrar no mérito sobre o fato de permitir ou utilizar o anonimato pois todos ja sabem meu posicionamento sobre a questão, vou apenas me ater sobre a questão de descobrir quem são os anônimos e o que tenho a dizer é que na ferramenta que eu utilizo (blogger), de propriedade do Google, o IP (número que identifica o computador na internet) de origem do comentários não é disponibilizado aos usuários, salvo se solicitado pela justiça. Se é para ser anônimo, que seja. De acordo com a politica de privacidade do google, o mesmo possui estes dados mas não fornece aos usuários. Basta pesquisar nos Foruns de ajuda do Blogger.


Estou a alguns anos trabalhando e estudando dia-a-dia a Tecnologia da Informação, não sou o dono da verdade e sei que se acionado pela justiça ao Google pode ser obrigado a fornecer dados sobre navegação como o endereço IP (que identifica um COMPUTADOR), mas mesmo tendo o endereço IP até se chegar ao usuário (PESSOA) responsável pela ação e conseguir puni-lo o caminho é árduo e diria que quase impossível. Este é mais um dos grandes desafios do mundo interconectado e com tamanha variedade dispositivos e formas de acesso a grande rede.


Mas caso seja possível descobrir os anônimos e alguém souber a formula prática e fácil, estou disposto a aprender.

15 comentários:

  1. Estão querendo esvaziar ou enfraquecer esse canal de comunicação.
    E muitos assustados já estão diminuindo suas postagens.
    Pura besteira daqueles que não querem ouvir a verdade.
    IP? de que adianta se os usuarios usam computadores publicos onde diversas pessoas usam, como identificar?
    Pessoal vamos continuar nos comunicando e usando essa preciosa e democratica ferramenta;
    viva a RENOVAÇÃO DA CÂMARA!

    ResponderExcluir
  2. Caro Pablo, se é prá ser anônimo e chegar ao ponto do (a) suposta (o) ofendido ter que buscar na justiça a reparação do dano, lá se vão vários anos. O importante é que vc que é o moderador já faz uma triagem do que "pode ou não" ser publicado.

    Portanto todos os comentários aqui publicados anonimamente não atingem "a" ou "b".

    Quem não quer se identificar que se respeite este direito.

    Não quero crer que a nota do TP tivesse a intenção de buscar melindrar os que por aqui escrevem anonimamente.

    Saliento que o mesmo não vale para o TP pois quando se escreve e se pede sigilo da fonte, o recebedor da nota sabe quem é quem.

    Anônimos em frente.

    Sergio da Silva Brito (com 1 T)

    ResponderExcluir
  3. Não faz muito tempo os brasileiros estavam reféns de jornais mancomunados e dependentes de grupos políticos, quando “editavam” noticias determinando o que poderia ser visto ou não, como acontecia em Alagoas com os meios de comunicação da família Collor de Melo.

    Com o advento da interne, toma-se conhecimento do posicionamento de todos os lados.

    Como já expresso em postagem do TC7, os blogs, por exemplo, são valorosos serviços de imprensa e, talvez, a maior e mais descompromissada interface entre o cidadão e o poder público. O mundo muda, o Brasil muda, Candiota muda. Aqueles que não perceberem esta mudança, e insistirem em proceder a métodos do passado, já perderam ou estão perdendo o lugar que mereceriam no futuro.

    ResponderExcluir
  4. É bom lembrar que mesmo no anonimato cada postagem sempre tem em sua maioria um carater pessoal. De certa direcionado a uma ou outra pessoa, ao partido A ou B.

    Mas acima de tudo isso essas postagens são públicas de acordo com a politica do google que gerencia o blogger. Desta forma cada administrador de cada blog é o responsável legal de todo conteudo vinculado.

    Desta forma qualquer comentário mesmo de terceiros com carater pessoal a "4º" [sic] decai ao administrador e dono do blog. Que é passivel de processo judicial por calunia, difamação, danos morais, enfim, todas as causas passiveis perante a lei.

    Com isso como bom entender penso que a moderação deveria filtrar de forma mais coerente o que é vinculado no blog, devemos sim permitir e dar voz ao povo que se manifesta mas evitando sobre os politiqueiros de plantão, os ataques pessoais, mas principalmente as calunias e defamações públicas de forma pessoal.

    O lembrete é interessante não só aos anonimos mas aos que gerenciam as postagens.

    abraços a todos.

    João Flávio - Vila Operária

    ResponderExcluir
  5. ótima colocação joão flávio há vários casos de blogueiros condenados por postagens em seus blogs como o caso do blogueiro carlos santos ou ainda o caso do Jornalista Luis Nassif e o Portal iG condenados a indenizar o diretor da revista Veja pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no valor de R$ 100.000 reais.

    Ou os blogueiros Enock Cavalcanti e Adriana Vandoni do Mato Grosso proibidos de publicar quaisquer notícias sobre o deputado José Riva (PP-MT), presidente da Assembléia Legislativa do estado por motivo de calunia de difamação.

    Todos esses além de indenização ainda respoderam processos por danos morais e calunia e difamação. Além de muitos outros casos, ou ainda pior tiveram seus blogs retirados dor ar tendo que entrar judicialmente para poder reativa-los.

    Espero que esta moda não pegue em Candiota tbm. Vamos ficar de olho....

    Marcelo Avila - Dario Lassance

    ResponderExcluir
  6. É verdade pessoal, atenção as críticas e ofensas que os anonimos fazem nesse meio de comunicação de massa, pois elas ficam disponíveis para o mundo todo e dependendo da crítica, se pode sim buscar me juízo um direito de resposta, bem como a suspensão temporária de veiculação do blog, bem como responsabilizar os moderadores por cumplicidade, pois na medida que eles publicam os comentários anonimos, significa que também concordam. Tudo isso o senhor Taylor Lima bacharel em direito, não doutor pois ele não tem doutorado, pode confirmar.

    ResponderExcluir
  7. Ao João Flavio e Marcelo:

    Colocar o nome no final do comentário não é válido como identificado.
    Quer se identificar, abra uma conta no Google ou outro.
    Fazer um comentário e colocar um nome no final, pode ser de outra pessoa.

    ResponderExcluir
  8. AO Marcelo Ávila e o João Flávio, nomes assim vagos nos levam a pensar que são anônimos.

    Além do mais o Marcelo e João tem o mesmo pensamento com intervalo de 2 horas nas suas postagens.

    Gostaria de que seus nomes viessem complementados com o restante do sobre nome (se tiverem) e se não tiverem outro sobre nome que dissessem a rua, nº da casa. Eu gostaria de conhecê-los, se assim fosse do interesse dos mesmos, prá receber deles uma orientações a mais no que se refere ao que pode ou não ser dito em blogs.

    SERGIO DA SILVA BRITO (com 1 T)
    Rua Acácio Neves 180
    DL

    ResponderExcluir
  9. Tens razão taylor o mundo muda candiota muda mas PINHEIRO MACHADO não muda aqui não se pode postar comentarios que desagradem alguns politicos. SAbes como é?

    ResponderExcluir
  10. Caro anônimo das 16:57 e demais:

    Excluindo um ou outro que surge por aqui para dizer “abobrinhas”, a expressiva maioria participa com pertinentes e qualificados comentários e, principalmente, nos termos da política de comentários propostos pelo Blog, disponível na margem direita desta página (abaixo do logotipo do carvão), bem como em diversas postagens sobre o tema, à disposição no tópico tecnologia, na margem direita.

    Ainda que para alguns estejamos dizendo o “óbvio ululante”, sempre é bom lembrar e estarmos atentos.

    Grato e um abraço.
    Taylor Lima

    ResponderExcluir
  11. Não dá bola Taylor!
    Esses caras só querem calar a gente!
    A VERDADE incomoda esses maus politicos, eu vou continuar usando o anonimato e como tenho conciencia tranquila podem pegar IP, CPF, CEP o que quiser, não tenho rabo preso e digo com todas as letras:
    RENOVAÇÃO TOTAL DO LEGISLATIVO DE CANDIOTA!

    ResponderExcluir
  12. Caro Sergio Brito, concordo com teu comentario, essas assinaturas no fim dos comentarios é apócrifas, assim como comentarios que tem uma relativa identificação, como Fulano de Tal da João Emilio, Fulado de Tal da operaria e Fulano de Tal do Lassance, essas contas foram abertas por uma mesma pessoa, que defende um vereador da J. Emilio e coloca suas posições identicas nos seus comentarios e numa sequencia de tempo imprecionante, fica obvio de mais!
    e o pior engana-se a si mesmo.

    ResponderExcluir
  13. ô Taylor! Os comentarista se assustaram um pouco com
    pressão que fizeram sobre o anonimato.
    Quem faz pressão são os maus politicos que
    não querem que seja dita a verdade, o que
    relate aquilo que não fizeram ou deixaram de fazer
    nos seus mandatos.
    Temos que trocar todos. E nem pensar em eleger algum que já foi candidato.

    ResponderExcluir
  14. Os atuais vereadores e vereadoras estão apavoradas.
    O assunto renovação pegou;
    in e renovar e
    out e continuismo - é brega!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Não concordo com nada que esse tal de sergio fala querer que se apresente para ele, mas nem sei quem ele é que faz da vida parece querendo intimida, não vivemos mais na ditadura falamos que quisermos anônimos ou não se expor quem quiser se tu faz isso a escolha é tua faz porque quer, e se falam e fica brabo porque tem verdade no que dizem. Ninguem é dono da verdade e melhor que ninguem.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.