domingo, 6 de novembro de 2011

Breve histórico da nossa Candiota - Ano 1886

Em 15 de maio de 1886, através do decreto nº 9.596, Antonio da Silva Prado, Conselheiro imperial, Ministro e Secretario de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas, concedeu permissão a Francisco Lucas de Oliveira para lavrar carvão de pedra e outros minerais em terrenos de sua propriedade, situados no rincão do Candiota, município de Bagé, da Provincia do Rio Grande do Sul. 

Ainda do mesmo Decreto se extrai: 

“Fica marcado o prazo de 50 annos para o concessionario aproveitar a referida mina. 

Na fórma do Decreto n. 3236, de 21 de Março de 1864, considerar-se-ha effectivamente empregada para os fins da clausula anterior a importancia das despezas feitas com: 

As explorações e trabalhos preliminares para o descobrimento e reconhecimento da mina; 

Premio pago ao descobridor da mina; 

Medição e demarcação dos terrenos mineraes, levantamento da planta e verificação por parte do Governo; 

Preço do solo em que estiverem situadas as minas; 

Acquisição, transporte e collocação de instrumentos, apparelhos e machinas, destinados á lavra; 

Transporte de Engenheiros, empregados e trabalhadores da mina; 

A esta verba sómente será levado o preço da primeira passagem. 

Obras executadas no interesse de facilitar os trabalhos e o transporte dos productos da mina, casas de morada, armazens, officinas e outros edificios indispensaveis; 

Acquisição de animaes de tracção, carros, carroças, barcos, e quaesquer outros vehiculos apropriados aos serviços de que se trata; 

Custo dos serviços executados com a extracção do mineral e quaesquer outros feitos bona fide exclusivamente com a lavra, ficando entendido que não será incluida nesta conta a despeza com plantações de cereaes. 

Fica entendido que os trabalhos de cavas, poços ou galerias não poderão ser feitos sob os edificios, e a 15 metros da circumferencia delles, nem sob os caminhos, estradas e canaes publicos, e na distancia de 10 metros das suas margens. 

A collocar e conservar na direcção do serviço da lavra Engenheiro de minas ou profissional de reconhecida aptidão, preferidos os nacionaes, cuja nomeação será submettida ao Ministro da Agricultura, Commercio e Obras Publicas”. 
Fonte: Coleção de Leis do Império do Brasil - 1886 , Página 299 Vol. 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.