sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CGTEE conclui rede de monitoramento ambiental

A Eletrobras CGTEE concluiu a modernização e a ampliação da rede de monitoramento da qualidade do ar, da qualidade das águas de chuva e das condições meteorológicas, de acordo com configuração definida em conjunto com o Ibama. Foi mais um compromisso concluído e atendido previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado em abril deste ano com o Ibama. As estações foram concluídas em 28 de outubro.

A Companhia investiu R$ 4.447.672,67 na rede. O monitoramento ambiental possibilitará a avaliação da qualidade do ar na região e a identificação da relação desta com o processo de combustão do carvão e geração de energia elétrica, na região de influência da Usina Termelétrica Presidente Médici – Candiota II e Candiota III (Fase C).

A área de monitoramento totaliza aproximadamente 3.600 quilômetros quadrados. As cinco estações estão localizadas no Aeroporto, Dario Lassance, Três Lagoas (Candiota), Aceguá e Pedras Altas. Todos os dados gerados no Monitoramento Ambiental estão centralizados em um Centro Supervisório, com dedicação exclusiva à área ambiental e serão disponibilizados on-line ao IBAMA.

Com a conclusão da ampliação e da modernização das estações da rede de monitoramento ambiental, serão desativadas até 9 de novembro a Estação Móvel de Monitoramento, localizada na Vila Residencial em Candiota e os pontos de monitoramento de partículas inaláveis localizados na Vila Residencial, em Dario Lassance, em João Emílio, em Seival e na Vila Operária (Candiota).

O encerramento estava previsto no TAC e foi aprovado pelo Ibama, uma vez que as estações ampliadas e modernizadas e o sistema de monitoramento das emissões atmosféricas da Chaminé de Candiota II permitirão o mais amplo monitoramento ambiental.

O Ibama realizou visita técnica na usina Termelétrica Presidente Médici, em Candiota nos dias 26 e 27 de outubro. O objetivo foi verificar a comprovação do cumprimento das obrigações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e das condicionantes da LO 991/2010 de Candiota III (Fase C).

Foram vistoriadas as estações de monitoramento ambiental na Região de Influência da Usina, que foram ampliadas e modernizadas; a chaminé de Candiota II, que teve modernizado o sistema de monitoramento de emissões; Candiota III; o Almoxarifado; o Prédio de Máquinas de Candiota I, onde será construído o Centro Cultural Candiota I; a Estrada Carvão que foi pavimentada; a barreira vegetal e o Posto de Saúde João Emílio - relativo ao Programa de Estudo da Saúde da População.

Durante a visita técnica do Ibama, foi realizada reunião registrada em ata, na qual os representantes da Eletrobras CGTEE solicitaram manifestação do órgão sobre as obrigações do TAC e as condicionantes da LO 991/2010.

Os representantes do Ibama foram acompanhados pelos representantes da UTE Presidente Médici, representantes do Grupo de Trabalho do TAC e da Unidade de Gerenciamento do Programa Candiota III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.