sábado, 15 de outubro de 2011

Mineiros bloqueiam ponte do Guaiba



Os mineiros de Candiota e região Carbonífera fizeram história no último dia 14 de outubro em Porto Alegre quando bloquearam a ponte do Guaíba por 2 horas reenvindicando uma maior participação do carvão mineral na matriz energética Brasileira. 


Foram cerca de 300 mineiros, empresários, municipários, vereadores, prefeito e moradores guerreiros que com ajuda de 4 caminhões bloquearam totalmente a rodovia, algo que nunca tinha sido feito.


Foram mais de 10km de congestionamento, mas a presidente cedeu e recebeu o presidente do Sindicato dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Oniro Camilo juntamente com o governador do Estado, Tarso Genro, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana. 



Ficou estabelecido que será criado um grupo de trabalho integrado por trabalhadores, empresário e governo do Estado para apontar a demanda dos três estados em relação ao carvão. Após um novo encontro com Dilma, em Brasília, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, irá coordenar os trabalhos. "Depois de três anos lutando pela inclusão do carvão no leilão, conseguimos avançar. A paralisação de hoje foi o que garantiu a abertura de negociações, agora tudo depende da agilidade do grupo de trabalho", explica.


Muitos irão criticar a ação extrema, mas viemos tentando na base do diálogo a mais de 3 meses e nunca obtivemos uma respostas que garanta a continuidade do carvão. Na base da pressão alcançamos parte de nosso objetivo. A luta segue em frente.


Para Oniro, a união dos trabalhadores é o que garante o sucesso das negociações. Caso não haja avanço, a categoria promete paralisar a BR 101 na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Veja as notícias:


Jornal Minuano
Manifesto Pró-Carvão paralisa ponte do Guaíba em Porto Alegre


Zero Hora
Protesto bloqueia acesso à Capital pela ponte do Guaíba e causa 10 quilômetros de lentidão


Correio do Povo
Manifestantes bloqueram a Ponte do Guaíba por cerca de duas horas


Radio Guaiba
Manifestantes bloqueiam a BR 290 sobre a Ponte do Guaíba

17 comentários:

  1. Ki legal!!
    E a CGTEE participou desse evento?

    ResponderExcluir
  2. SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA. Parabéns a todos que participaram da manifestação, foi um ato de coragem e ousadia, mas só dessa maneira a presidente recebeu a comissão. Agora vamos esperar pelo melhor.

    ResponderExcluir
  3. Muitos falam que Isso e aquilo do Folador varias criticas a respeito desse assunto.
    Mas pergunto porque o sr Odilo Dalmolin não participou não foi?
    Já que ele é uma grande figura em Candiota, que ele ficou fazendo que não foi já que é uma luta de todos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o movimento, acompanhei taco a taco pela Rádio Gaúcha, e a mesma estava boicotando o manifesto, alertando que se antes estava complicado, agora é que não entraria o nosso carvão no leilão, é uma pena quando a imprensa pega de ponta! Com certeza o sustento da RBS não gira em torno de nosso carvão, e nós?

    ResponderExcluir
  5. Este é um momento em que todos os empresários de todos os segmentos apoiarem as manifestaçôes pró carvão, pois se perdermos essa guerra todos serão atingidos, mas tem gente que não caiu na real ainda, só depois que terminar tudo é que vão sentir, levantem e vão a luta, pois sentados verão o trem passar e não haverá lugar para os acomodados.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, parabéns mesmo
    é assim q vence batalhas, não adianta ficar c a b... colada em uma cadeira fazendo críticas em jornais e blogs o negócio é fazer participar, é isso aí Folador a cada dia sinto mais orgulho de ter te dado meu voto, parabenizo á ti e A tds que
    cansados após um dia de trabalho foram participar dessa luta,um ato histórico de muita grandeza, e tenho certeza que daí surgirá o resultado q Candiota espera.
    Grande abraço à tds GUERREIROS.

    ResponderExcluir
  7. Pra você anônimo das 20:35 de 16/10, defensor do Falador, Odilo não se fez presente mas sua empresa tinha representante la no movimento alem de ter contribuido par que o evento acontecesse, mesmo contra a vontade do Falador, que se intitula o dono desses movimentos, mas pelo o que ja se ouviu falar em vez de ajudar os mineiros que são os grandes articuladores e defenssores desse movimento em defeza de nosso ouro negro, o Falador esta é atrapalhando pelo que se sabe a companheira Dilma se negou de recebe-lo na audiencia em Porto Alegre ou é mentira???? pergunte a ele se ele foi recebido por ela?

    ResponderExcluir
  8. Eu tambem estive lá, e mais uma vez mostrase a estea Presidenta que com nosso povo gaúcho ela vai colocar as calsas viradas..e se não estrar no leilã ootem qeu voltar um movimento de separa o estado... ou fazer um impitimam dela...

    ResponderExcluir
  9. Anonimo de 17 de outubro de 2011 10:44 a presidente Dilma recebe uma pessoa de cada comissão e no momento era mais propicio o presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado ser recebido do que o nosso lutador e prefeito Folador. Ele mostrou garra e coragem ao "peitar" policiais que ameaçavam chamar reforço e ele dizia: só passando por cima de mim. Parabéns Prefeito, conte comigo em 2012.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo disse...17 de outubro de 2011 10:44
    Mas pergunto porque ele não fez presente a pessoa dele.
    Sabe que não é assim para um presidente receber sem argendamento.
    Mas porque o Sr Odilo não se fez presente, ele com ex prefeito não só mandar representante.
    Depois se diz que luta por Candiota, podia levantar da cadeira ir lá.

    ResponderExcluir
  11. Ham seu FALADOR, te afasta deste movimento em prol do carvão, o senhor esta atrapalhando com suas loucuras, ja deu pra ver que o senhor não é bem quisto pela companheira Dilma, ela não quer lhe receber, deve ser duro para o senhor não ser recebido por sua AMIGA pois era assim que o senhor se apresentava como muito AMIGO da Dilma hahahaha, nada como um dia apóz o outro...

    ResponderExcluir
  12. Referente ao comentário de 17/10 ás 1536

    Amigo comentarista, não adianta querer informar esse pessoal ref, a protocolos, eta gentinha desinformada, e ainda vão fazer comentários idiotas, meu Deus e assim caminha a humanidade...
    Tô ctg tbm em 2012 FOLADOR.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  13. Tambem estou contigo FALADOR em 2012 la em Brasilia, isto é se a companheira Dilma não sober que tu irá para lá, por que se ela souber ela proibe qualquer ministério de te dar uma boquinha, poi pelo que vi também ela não gosta muito de ti... kua kua kua

    ResponderExcluir
  14. Ei, ei, ei, psiu!!! Alô viuvinhas de plantão!!!! Se chegarem a incluir o carvão no A-5, vocês terão que engolir o Falador heim? Ah, ia esquecendo, ele diz que vai colocar a boina, para ficar mais indigesto ainda. Que ruim heim?????

    ResponderExcluir
  15. É verdade, se incluirem o carvão no A-5 ninguém segura o Folador e será candidatíssimo a deputado estadual. E, E, E, concorre sozinho e perde a eleição. E, E, E, coliga com o PSDB ou o PDT, ganha a eleição e depois de dois anos entrega a prefeitura para os Betiolos ou os Tailores.
    E se o carvão na entrar no A-5, bem ai a coisa fica quem nem pé preto, se pára o bicho come e se corre o bicho pega.
    Ei.ei.ei.psiu!!!Alô viuvinhas de plantão!!!! vem ai Lucel Bitiollo com ensaio de 3ª via ou ser vice do Odilo, para ficar mais indigesto ainda. Que ruim heim?????

    ResponderExcluir
  16. nao te preucupa com o folador amigo ele nao vai ser candidato a deputado porque ele tem mais um compromisso com candiota e se ele viesse ele seria eleito deputado era fazer um costado no mainardi e deu pra bola mas isto nao vai ser agora pode ficar socegado porque voces nao lançam o marcelo a candidato a deputado pela boa administraçao que ele fez em candiota sera eleito de tao boa a admistraçao dele que foi que nem na CGTEE conseguiu uma boquinha

    ResponderExcluir
  17. Isso aí Mineiros,vamos á luta

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.