segunda-feira, 23 de abril de 2012

Candiota na contramão da história

Não raro, tenho postado aqui artigos sobre a inoperância do nosso município quanto à defesa do nosso patrimônio histórico e conseqüente desvalorização de suas potencialidades turísticas (Uma relíquia de Candiota - Prainha). 

Pois bem, acredite se quiser: Conforme dados e registros, uma ponte foi construída pelo Império Romano entre os anos 104 e 106, depois de Cristo, já tendo resistido a guerras, enchentes, terremotos e outras catástrofes, permanecendo até hoje sem nenhuma rachadura ou dano, por menor que seja, em sua estrutura. 

Localizada na Espanha, esta construção tem cerca de 75 metros de altura, interligando o rio Tejo de uma margem a outra, e por seu importante valor histórico e artístico, a Ponte de Alcântara como é conhecida, foi transformada em PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, sendo sua manutenção e conservação mantida pelo governo espanhol. 

Andando na contramão da história, nosso município, apenas para citar “an passant”, tem seus prédios históricos, como é o caso da antiga Estação Férrea Dario Lassance, embrião da nossa cidade, literalmente “entregue às baratas” (Um pouquinho da históia de Candiota -17/004/2011), sem falar é claro, na estação Seival que aos poucos esta sendo consumida pelo fogo da indiferença, provável destino, também, da figueira centenário do candiotão (Carta Aberta ao Presidente da CGTEE - Salve a Figueira)

Já imaginaram se a ponte acima citada fosse em Candiota ? Em que estado de conservação ela estaria? Provalmente, a exemplo da Estrada MAC, já teria sido tombada também, com PATRIMONIO, mas da INDIFERÊNÇA (com sendo de humor) ou da INCOMPETÊNCIA (com indignação).

2 comentários:

  1. CONCORDO COM VOCE TAYLOR TANTOS PREDIOS EM NOSSA CANDIOTA EM RUINAS PODERIAM BEM REFORMAR E CANDIOTA SER UM BAITA PONTO TURISTICO MORO EM SEIVAL ALEM SA ESTAÇAO FERREA TEM O CASARAO TANTO DINHEIRO PRA TUDO QUE LADO QUE A GENTE VE A PREFEITURA REPASSAR E PORQUE NÃO ARRUMAR ESSE PREDIOS NÃO SÓ NO SEIVAL MAS EM TODO NOSSO MUNICIPIO CLARO QUE ALGUNS VAO DIZER PRA QUE ISSO?MAS VAMOS ANALISAR GERAÇAO DE EMPREGO , EXPANSAO DO PROPRIOS BAIRROS TANTA COISA BENEFICA E PARECE SER DIFICIL ENXERGAR ISSO ..
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  2. Também concordo. Candiota sempre esteve totalmente largada quanto a questão turística. Porém vejo esta colocação do senhor Taylor em um momento sem nexo. Há poucos dias, vi no jornal Diário Popular, aqui de Pelotas, duas ações em prol do turismo de Candiota. Ao que entendo, há algo, mesmo que em fase gestacional, acontecendo em benefício deste setor. Até quando saí de Candiota, há sete anos atrás, não via absolutamente nada.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.