sexta-feira, 27 de abril de 2012

Governo entrega netbooks e lança plano gaúcho de banda larga em Bagé

Claudio Fachel/Palácio Piratini
O governador Tarso Genro entregou, nesta quinta-feira (26), 315 netbooks a professores e estudantes de Bagé e Aceguá. O ato - realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Edisson Heráclito Cerezer, em Bagé - marcou o início do projeto Província de São Pedro, que destina um computador por aluno e professor. Na cerimônia, também foi lançado o projeto de banda larga de alta velocidade da Procergs: Infovia RS.

A Escola Estadual de Ensino Médio Barão, de Aceguá, também recebeu computadores. Ao lembrar que o programa foi anunciado durante a Interiorização do governo, em Bagé, no ano passado, o governador disse que a Educação é uma das prioridades do Executivo. "Investir nas novas tecnologias é abordar uma nova forma de cultura, utilizando um instrumento de comunicação, inserção e transformação social".

Ao todo serão distribuídos 7,5 mil equipamentos, em 23 escolas estaduais de ensino fundamental de Bagé e Aceguá.

O programa investirá R$ 80 milhões na compra de 160 mil computadores, infraestrutura e formação docente. Na primeira etapa, serão beneficiadas 278 escolas, 139 mil alunos e 10,5 mil professores nos municípios da Fronteira-Oeste e nas cidades da Região Metropolitana que abrigam Territórios de Paz.

O governador Tarso Genro destacou o avanço das novas tecnologias como forma de controle da população sobre seus governantes. "É um instrumento de organização, inserção e qualificação da vida pública".

Segundo o diretor de Inclusão Digital da Secom, Gerson Barrey, a InfoVia RS representa a rede corporativa do Governo gaúcho."É uma proposta orientada para um modelo público inovador e sustentável de infraestrutura de rede, com redução de custos atuais de telecomunicação no Estado".

A Infovia RS tem como objetivo promover a inclusão digital e contribuir com a capacitação da população para o uso das tecnologias da informação e comunicação. O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.