quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projeto antitabagismo de Candiota será ampliado

Com o objetivo de auxiliar fumantes a abandonar o vício, a Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Saúde, implantou, ainda novembro de 2011, um projeto de antitabagismo. A iniciativa é desenvolvida através da formação de grupos, que servem de apoio e incentivo para as pessoas que desejam largar o cigarro.

O primeiro grupo, coordenado por profissionais do ESF João Emílio, foi desenvolvido em caráter experimental na Vila Operária. Contudo, como relata o enfermeiro Dagimar Posser Pozza, “o resultado foi muito positivo e, hoje, conseguimos ampliar a iniciativa. Já possuímos dois grupos em andamento, um do bairro Residencial e outro em Dario Lassance”, destacou. Ainda, segundo ele, em breve devem iniciar duas novas turmas, uma na localidade da João Emílio e outra em Seival.

Segundo Pozza, que coordena o ESF João Emílio, das 35 pessoas inscritas no primeiro grupo, dez concluíram o período de tratamento e pararam de fumar. “Pode parecer pouco, mas já é um grande começo. Essa margem de ex-fumantes é muito válida para nossa equipe. Esperamos poder ajudar mais pessoas e acredito que será possível, pois a comunidade tem procurado o nosso grupo buscando este apoio”, ressaltou o enfermeiro.

As turmas da Vila Residencial e Dario Lassance são coordenadas pela enfermeira Ariadne Meira da Costa. Ela relata que os interessados em aderir ao projeto devem, primeiramente, se inscrever junto às unidades de saúde dos respectivos bairros. “Em um primeiro momento os participantes passam por uma consulta e depois devem frequentar encontros realizados a cada 15 dias. Quando necessário é repassada medicação para auxiliar no processo”, informou. Os medicamentos são adquiridos e repassados pela Prefeitura.

“Nos encontros, repassamos orientações médicas e desenvolvemos palestras incentivando os fumantes a deixarem o vício, para que possam garantir a melhoria de sua saúde. Dependendo do paciente, o tratamento dura dois meses”, explicou Ariadne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.