O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, esteve reunido, na quinta-feira da semana passada, dia 30, com o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cézar Borges. O tema do encontro foi debater a possibilidade de instalação de uma unidade da instituição de Ensino Superior no município.
Já na terça-feira, dia 3 de abril, os professores do curso de Engenharia Geológica da Universidade, Luis Eduardo Novaes e Evaldo Soares, estiveram no município para iniciar processo de avaliação. Após uma reunião no Centro Administrativo, que também contou com a participação do vice-prefeito, Paulo Brum, e do secretário de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Aroldo Quintana, o grupo visitou alguns locais sugeridos para a instalação da unidade.
“Temos convênio com um consórcio de cinco municípios da região, dos quais pretendemos instalar cursos em três deles: Candiota, Piratini e Pinheiro Machado”, relatou Novaes. Ele adiantou, porém, que para a efetiva implantação “muita coisa ainda terá que ser discutida”.
A pretensão para Candiota, conforme os professores, é implantar três cursos, sendo um tecnólogo e dois de Engenharia. “Nossa ideia é criar um campus fora de sede. Mas, para isto, temos que avaliar a infraestrutura necessária e outras demandas”, ponderou Novaes. Ele acrescentou, porém, que: “posso dizer apenas que, aqui na cidade, um curso que temos real pretensão de instalar é Engenharia de Minas, muito em função da forte atuação do setor que já existe”.
Sobre os prazos para a conclusão do processo, os docentes da UFPel comentaram que à medida que as tratativas avançarem serão divulgadas. “O que queremos, atendendo à uma solicitação do próprio reitor, é ter uma definição deste projeto ainda neste ano”, finalizou Novaes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Obrigado e não deixe de comentar.